Eu nasci para ser o qu
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 10

Eu nasci para ser o quê ? PowerPoint PPT Presentation


  • 42 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Eu nasci para ser o quê ?. Carreira, identidade e outros eus. Johann Gottlieb Fichte.

Download Presentation

Eu nasci para ser o quê ?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Eu nasci para ser o qu

Eu nasci para ser o quê?

Carreira, identidade e outros eus


Eu nasci para ser o qu

Johann Gottlieb Fichte

Foi um dos criadores do movimento filosófico conhecido como idealismo alemão, que desenvolveu a partir dos escritos teóricos e éticos de Immanuel Kant. Sua obra é frequentemente considerada como uma ponte entre as ideias de Kant e as de Hegel. Assim como Descartes e Kant, interessou-se pelo problema da subjetividade e da consciência. Fichte também escreveu trabalhos de filosofia política e é considerado como um dos primeiros pensadores do pangermanismo.


Eu nasci para ser o qu

Fichte escreveu que cada ser humano era formado por um “Eu Puro”, que seria o “verdadeiro Eu”, a essência imutável de cada um, e o “Eu empírico”, que vive as experiências da vida concreta. As contradições que vivemos, para esse autor, seriam próprias do “Eu empírico”, que é determinado pelas coisas exteriores e por elas pode ser influenciado.


Eu nasci para ser o qu

Max Weber

Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber.


Eu nasci para ser o qu

Segundo Weber, em algumas sociedades, o trabalho era visto como a própria finalidade da vida e a vocação profissional era valorizada como um sinal divino – e o sucesso financeiro na profissão seria a comprovação do estado de graça.

Weber vai além de considera a vocação como uma inclinação, uma obrigação ou uma necessidade, relacionando-a com a paixão.


No o essencialista

Noção Essencialista

Os essencialistas acreditam que as coisas revelam-se por si mesmas, independente do contexto ou das relações entre as pessoas e com as coisas do mundo.


Eu nasci para ser o qu

Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre foi um filósofo, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.

Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.


Eu nasci para ser o qu

O existencialismo sartriano procura explicar todos os aspectos da experiência humana.

Para os existencialistas, não há”natureza humana”, valores universais ou qualquer coisa que se assemelhe a um núcleo ideal, imutável, eterno e necessário dentro de cada um de nós. Assim, cabe a cada ser humano se responsabilizar por aquilo que é, pelas escolhas que faz e pelo que pretende vir a ser.


Eu nasci para ser o qu

Instituto Nossa Senhora da Glória- Castelo IV Filosofia Professora: Graça de MariaGrupo: Bárbara Cristina, Dandara Oliveira, Ingrid Nascimento e Isabela Souza3º ano – 3002


  • Login