1 / 2

Práticas mente-corpo sábado – 14h45 a 15h Rejane Moura

Seminário Valores da Convivência na Vida Pública e Privada. Práticas mente-corpo sábado – 14h45 a 15h Rejane Moura

neci
Download Presentation

Práticas mente-corpo sábado – 14h45 a 15h Rejane Moura

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Seminário Valores da Convivência na Vida Pública e Privada Práticas mente-corposábado – 14h45 a 15h Rejane Moura • Fique em pé. Pés paralelos, levemente afastados, bem apoiados no chão em toda a extensão da planta dos pés; peso igualmente distribuído nos dois pés. Acomode joelhos e quadril. Coluna reta, ocupando toda a sua altura. Cabeça no prolongamento da coluna, crescendo um pouco mais. Ombros relaxados, braços soltos na lateral do tronco. Se preferir, feche os olhos. • Observe a sua respiração. Inspire profundamente, mantenha ombros e pescoço relaxados, e permita que o ar preencha plenamente os pulmões. Expire devagar, procurando soltar todo o ar, liberando o espaço dos pulmões para a próxima inspiração. Acompanhe algumas respirações, depois pare de interferir e apenas observe. • Com cuidado, incline a cabeça para a frente como se quisesse encostar o queixo no peito, deixe o pescoço bem relaxado, e lentamente, faça círculos com a cabeça, primeiro em um sentido, depois no outro. Pare e observe. • Faça círculos com os ombros, primeiro para trás, depois para frente. Procure fazer movimentos lentos, para acompanhar mentalmente o que está fazendo. Pare e observe.

  2. Leve os braços estendidos para trás, entrelace as mãos e afaste-as do corpo, levando os ombros para trás, abrindo o peito e aproximando as escápulas. • Eleve os braços à frente levando-os em direção do teto, entrelace as mãos, incline com cuidado a cabeça para trás e olhe as mãos, como se fosse espreguiçar. Mantendo os braços para o alto, incline os braços e o tronco para direita; volte ao centro; incline para a esquerda. • Deixe os braços bem soltos, gire o tronco de um lado para o outro (“dança do elefantinho”). Aos poucos, vá desacelerando o movimento até parar por completo no centro. • Relaxe a musculatura da face – testa, pálpebras e olhos, maçãs do rosto, região das têmporas, boca e lábios. Livre-se de tensões movimentanto suavemente sobrancelhas, olhos, nariz, boca, maxilar. Relaxe bem a parte interna da boca, a garganta, deixe a língua solta no espaço bucal; deixe que os lábios se toquem levemente, mas não cerre os dentes. • Observe agora a sua presença na sala - o apoio e o contato dos pés com o chão. Observe sua altura... o espaço que ocupa na sala... o “recorte” que seu corpo faz no espaço. • Faça algumas respirações completas, com inspirações profundas e expirações lentas, permanecendo firme e sereno em sua presença e vitalidade. Tenha um ótimo dia!

More Related