1 / 12

A América Central e o Caribe Capítulo 8 – 3º Bimestre

A América Central e o Caribe Capítulo 8 – 3º Bimestre. Professora: Maria Christina Geografia – 8º Ano 2011. América Central.

nayda-cobb
Download Presentation

A América Central e o Caribe Capítulo 8 – 3º Bimestre

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A América Central e o CaribeCapítulo 8 – 3º Bimestre Professora: Maria Christina Geografia – 8º Ano 2011

  2. América Central • Aspectos FísicosÉ uma região demarcada ao norte pela Península de Iucatã, que fica no México, e ao sul pela Colômbia, demarcando também a oeste com o Oceano Pacífico e a leste com o Oceano Atlântico. Ela tem uma área de 540.000 km². A dimensão da América Central entre o Oceano Pacífico e Atlântico pode ser de até 560 km. O relevo da América Central é recente e montanhoso, e pode apresentar terremotos e vulcões. É formado por planícies litorâneas e planaltos interiores. O clima predominante é o tropical, quente e úmido, com uma corrente marítima, que influencia nas variações de temperatura e quantidades de chuva. A rede hidrográfica possui rios curtos e torrenciais, que ficam cheios em épocas de chuva. O potencial hidrelétrico não é muito explorado devido ao baixo nível de industrialização e urbanização.  • Aspectos HumanosA formação étnica do continente é bem diversificada. Na parte ístmica do país predominam os mestiços originados da mistura de índios e brancos espanhóis. Já a parte insular tem uma população em maior número de negros e brancos europeus. A América Central é bem povoada, com cerca de 100 hab./km2. O crescimento demográfico também é bastante elevado devido à queda da mortalidade e o aumento da natalidade. A população da América Central está distribuída irregularmente, na parte continental a concentração está nas regiões próximas da Costa do Pacifico e nas regiões centrais, pois são áreas que apresentam solos favoráveis para a atividade agrícola. Já na parte insular, a população se concentra no litoral e próximo das grandes cidades, onde se localizam os maiores portos. 

  3. América Central • Aspectos EconômicosNa América Central, a agricultura é a base da economia. Os produtos mais cultivados e exportados são: café, algodão, açúcar, fumo, cacau, banana e carne. O extrativismo mineral também é uma atividade importante na América Central, mas este setor não se destaca muito, pois os recursos minerais metálicos estão limitados neste continente, apenas a Jamaica se destaca como uma das maiores produtoras de bauxita. O setor industrial ainda está no início do seu desenvolvimento e por isso contribui pouco com o PIB.Na porção continental o setor do turismo vem crescendo com muita força, contribuindo assim para a economia dos países istmos. 

  4. América Central Continental • A América Central Ístmica ou Continental é uma subdivisão da América Central, que por sua vez é uma subdivisão do continente americano. • Sua principal característica é o fato de estar integrada ao continente (entre a América do Norte e do Sul). • Ela é composta pelos seguintes países: Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. • Todos, com exceção de Belize (ex-colônia britânica), têm sua origem ligada à colonização espanhola. • Além disto, ela separa o Oceano Atlântico do Oceano Pacífico.

  5. A América Continental ou Ístmica • A América Central Continental é constituída por uma faixa de terra – denominada istmo – que separa o Oceano Pacífico do Oceano Atlântico e liga a América do Norte à América do Sul. • Na vertente voltada para o Oceano Pacífico, encontra-se uma imensa cadeia montanhosa, que se estende da Guatemala ao Panamá. • Na vertente Atlântica, predominam as planícies e as terras baixas, em boa parte ainda recobertas, por florestas tropicais. • Grande parte da população atual da América Central Ístmica é composta por mestiços de índios e brancos descendentes de espanhóis.

  6. América Central Insular • A América Central Insular abrange milhares de ilhas, dispostas em forma de arco. Como é turismo é bastante desenvolvido na região, para muitos o Caribe é sinônimo de férias, belas praias e ritmos musicais quentes. • Costuma-se dividir a América Central Insular em três conjuntos de ilhas:

  7. GRANDES ANTILHAS • Grandes Antilhas: são as quatro maiores ilhas que se encontram no norte do Caribe (ou Mar das Caraíbas) e são: • Cuba • Hispaniola (dividida entre o Haiti e a República Dominicana), • Jamaica • Porto Rico.

  8. PEQUENAS ANTILHAS • PEQUENAS ANTILHAS: (entre Porto Rico e o litoral da Venezuela ) inclui Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Barbados e Guadalupe, entre outras.

  9. Arquipélago das Bahamas • Arquipélago das Bahamas: (entre os EUA e Cuba) é um arquipélago com mais de 700 ilhas, situado ao norte de Cuba.

  10. Correção cap. 8 – pg. 159 • 1. Qualquer das alternativas poderá ser escolhida por você. Justifique sua escolha. • 2. Istmo é uma faixa de terra que interliga diferentes continentes. No caso do istmo centro-americano, o relevo é cada vez mais montanhoso em direção ao centro. As regiões costeiras são constituídas de planícies. • 3. Os colonizadores implantaram núcleos esparsos de colonização no istmo centro-americano, nos quais estabeleceram a agricultura de produtos tropicais, como cana-de-açúcar, banana e cacau. • 4. O processo de independência do Panamá foi subsidiado pelos Estados Unidos, que tinham interesse na construção de um canal que interligasse o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

  11. 5. Os monarcas desses países financiaram piratas para atacar e saquear as colônias espanholas. • 6. Porque os países da América Central são basicamente exportadores de produtos agrícolas e são mantidos por governantes com baixa sustentabilidade política. • 7. O Haiti sempre foi marcado por governos de elites locais que atendem os próprios interesses e mantêm a população em condições de extrema pobreza. A instabilidade política também é responsável por fazer do Haiti o país mais pobre da América. • 8. A Revolução de 1959 visava ao fim da ditadura de Fulgêncio Batista e da dominação norte-americana. A reforma agrária, pondo fim aos latifúndios, e a nacionalização de empresas estrangeiras foram as primeiras medidas dos revolucionários; a indústria e o comércio foram estatizados. Desde o fim da URSS, Cuba enfrenta graves problemas de mercado para suas exportações e de abastecimento de petróleo e bens de produção. A saúde e a educação são dois grandes trunfos da revolução socialista em Cuba. Os índices de analfabetismo são bastante baixos e a expectativa de vida atinge os 76,7 anos.

  12. A Teoria do Destino ManifestoAnotar na pg. 127 do seu livro • O Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América Latina e Andina deveriam ser seus escravos, pois estavam no mesmo continente e, por a maioria dos países latino-americanos serem subdesenvolvidos. O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão, frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico

More Related