Jogo do mito ou fato
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 25

JOGO DO MITO OU FATO PowerPoint PPT Presentation


  • 61 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

JOGO DO MITO OU FATO. MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE. FATO: O QUE É REAL E QUE TEM A SUA VERACIDADE RECONHECIDA. ( DICIONÁRIO LUFT, PÁG.323). MITO OU FATO?. 01

Download Presentation

JOGO DO MITO OU FATO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


JOGO DO MITO OU FATO

  • MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.

  • FATO: O QUE É REAL E QUE TEM A SUA VERACIDADE RECONHECIDA. ( DICIONÁRIO LUFT, PÁG.323)


MITO OU FATO?

01

O MELHOR REMÉDIO PARA UM “PORRE” É TOMAR CAFÉ PRETO E ASPIRINA.


MITO

SÓ O ALCOOL É RESPONSÁVEL PELA EMBRIAGUEZ. ESTA PERSISTIRÁ ATÉ QUE TODO O ÁLCOOL SEJA ELIMINADO DO CORPO. TOMAR OUTROS LÍQUIDOS E ALIMENTOS NÃO AJUDA A ELIMINAR O ÁLCOOL MAIS RÁPIDO, SOMENTE HIDRATA O ORGANISMO. O MELHOR REMÉDIO É O DESCANSO


MITO OU FATO?

  • 02- A DROGA QUE REPRESENTA O PERIGO MAIS GRAVE PARA A SOCIEDADE É A COCAÍNA.


MITO

  • TODAS AS DROGAS CAUSAM ALGUM DANO À SAÚDE DO USUÁRIO. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE, HÁ ALGUMAS DROGAS QUE OS EFEITOS DEVASTADORES SÃO MAIS RÁPIDOS QUE OUTRAS. EX: O CRACK OS EFEITOS, ALÉM DE INTENSOS SÃO EXTREMEMANTE RÁPIDOS. E O FUMO E O ÁLCOOL, OS EFEITOS SÃO MAIS LENTOS E DEMORADOS, PORÉM É EM CONSEQUENCIA DE ALCOOL E FUMO QUE MAIS PESSOAS MORREM.


MITO OU FATO?

  • 03- O RISCO DE SER ALCOOLISTA É MENOR QUANDO SE TOMA CERVEJA, EM VEZ DE LICOR, WHISKY E AGUARADENTE.


MITO

O ÁLCOOL É UMA SUBSTÂNCIA QUE PRODUZ DEPENDÊNCIA EM QUALQUER FORMA OU PORCENTAGEM EM QUE É CONSUMIDA. O RISCO É O MESMO COM CERVEJA, AGUARDENTE OU QUALQUER OUTRA FORMA DE BEBIDA QUE O CONTEM.


MITO OU FATO?

  • 04- AS PESSOAS QUE VIVEM EM ÁREAS URBANAS POBRES ESTÃO MAIS PROPENSAS A TER PROBLEMAS DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA.


MITO

A DEPENDÊNCIA EXISTE EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS. NÃO SE DISTINGUE O USO DE DROGAS ENTRE CLASSES DE UMA SOCIEDADE. OS CONTEXTOS É QUE SÃO DIFERENTES.


MITO OU FATO?

05- O ÁLCOOL, CIGARROS E OUTRAS DROGAS CONSUMIDAS PELA MULHER GRÁVIDA SÃO FILTRADAS PELA PLACENTA ANTES DE ATINGIR O FETO.


MITO

TUDO O QUE A MULHER GRÁVIDA CONSOME TEM EFEITO DIRETO SOBRE O FETO; O FETO SE INTOXICA PELAS DROGAS QUE SUA MÃE CONSOME E, AO MESMO TEMPO, NÃO PODE PROCESSAR AS DROGAS POR TER SEUS ÓRGÃOS AINDA DESENVOLVIDOS.


MITO OU FATO?

06- OS CIGARROS DE BAIXO TEOR DE ALCATRÃO E NICOTINA E COM ESSÊNCIAS AROMÁTICAS SÃO MENOS DANOSOS PARA A SAÚDE.


MITO

AINDA QUE OS CIGARROS TENHAM MENOS ALCATRÃO E NICOTINA, HÁ UMA TENDÊNCIA DOS FUMANTES A ASPIRÁ-LOS MAIS PROFUNDAMENTE PARA OBTER O MESMO EFEITO DOS CIGARROS DE ALTO TEOR DE ALCATRÃO E NICOTINA,E, POR ISSO, OS EFEITOS PARA A SAÚDE SÃO OS MESMOS.


MITO OU FATO?

07- O RISCO PARA O FETO É MAIS ALTO QUANDO SE USA ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE OS TRÊS PRIMEIROS MESES DE GRAVIDEZ.


FATO

MESMO QUE SEJA PERIGOSO USAR DROGAS DURANTE TODA A GRAVIDEZ, É MAIS DANOSO USAR QUALQUER FORMA DE DROGA DURANTE OS TRÊS PRIMEIROS MESES, PERÍODO EM QUE SE FORMA O FETO.


MITO OU FATO?

08- A PESSOA MAIS OBESA SENTE MENOS OS EFEITOS DO ÁLCOOL, NO QUE DIZ RESPEITO A ATINGIR O ESTADO DE EMBRIAGUEZ, PORQUE ESTE SE DILUI NO CORPO.


FATO

COMO O CORPO DE UMA PESSOA GRANDE TEM MAIS FLUIDO QUE O CORPO DE UMA PESSOA PEQUENA, NÃO SE SENTEM OS EFEITOS DE FORMA IGUAL.


MITO OU FATO?

09- É MAIS PERIGOSO MISTURAR ÁLCOOL COM OUTRAS DROGAS QUE TOMÁ-LO SOZINHO.


FATO

AS DROGAS SÃO QUÍMICAS. QUANDO OS COMPONENTES QUÍMICOS DE VÁRIAS DROGAS SE COMBINAM, OS EFEITOS SE POTENCIALIZAM. GERALMENTE, O USO MÚLTIPLO DE DROGAS É MAIS PERIGOSO DO QUE O USO DE UMA DROGA SÓ.


MITO OU FATO?

10- FUMANDO EM QUANTIDADES IGUAIS, A MACONHA IRRITA OS PULMÕES MUITO MAIS QUE O TABACO.


FATO

A FUMAÇA DA MACONHA IRRITA MAIS QUE A FUMAÇA DO TABACO, PORQUE FUMA-SE A MACONHA DE FORMA DIFERENTE. ASPIRA-SE A FUMAÇA DA MACONHA SEM FILTRÁ-LA, INTRODUZINDO-A RAPIDAMENTE E DEIXANDO-A PERMANECER MAIS TEMPO NOS PULMÕES.


MITO OU FATO?

11- AS PESSOAS COM PROBLEMAS DE DEPENDÊNCIA, DEPOIS DA DESINTOXICAÇÃO, NUNCA DEVEM USAR ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DE NOVO,JÁ QUE CORREM O RISCO EXTREMO DE RETORNAR AO USO.


FATO

OS DEPENDENTES EM RECUPERAÇÃO NORMALMENTE RETORNAM RAPIDAMENTE À FASE MAIS AVANÇADA DE SUA DEPENDÊNCIA QUANDO SOFREM UMA RECAÍDA. COM ISTO, REATIVA-SE A DEPENDÊNCIA DESENVOLVIDA POR MUITOS ANOS COM UM SÓ GOLE OU DOSE DE QUALQUER DROGA.


MITO OU FATO?

12- O CRACK PRODUZ UMA DEPENDÊNCIA MAIS RÁPIDA E MAIOR DO QUE A COCAÍNA OU OS BARBITÚRICOS.


FATO

O CRACK PRODUZ UMA SENSAÇÃO DE EUFORIA EXTREMA. O DESEJO DE REPETIR ESSA SENSAÇÃO PODE PROVOCAR DEPENDÊNCIA MAIS RAPIDAMENTE.


  • Login