1 / 17

A MENTE ANTES DO PODER

A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS * Antônio gramsci * KARL MARX * DURKHEIM * MAX WEBER.

nara
Download Presentation

A MENTE ANTES DO PODER

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A situação brasileiraa educação – ASPECTOS DIVERSOS* Antônio gramsci* KARL MARX* DURKHEIM* MAX WEBER

  2. “Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia. não é vida. Por isso odeio os indiferentes.”ANTÔNIO GRAMSCI (1891-1937)

  3. A MENTE ANTES DO PODER Hegemonia significa, para Gramsci, a relação de domínio de uma classe social sobre o conjunto da sociedade. O domínio se caracteriza por dois elementos: força e consenso. A Força A força é exercida pelas instituições políticas e jurídicas e pelo controle do aparato policial-militar.

  4. O Consenso O consenso diz respeito sobretudo à cultura: trata-se de uma liderança ideológica conquistada entre a maioria da sociedade e formada por um conjunto de valores morais e regras de comportamento. Segundo Gramsci, "toda relação de hegemonia é necessariamente uma relação pedagógica", isto é, de aprendizado.

  5. A Educação das Classes Dominantes Usando destes controles, a força e o consenso, as classes dominantes "educam" os dominados para que estes vivam em submissão às primeiras. Isto passa a ser visto como algo natural e conveniente, inibindo assim sua potencialidaderevolucionária.

  6. O PODER das classes dominantes (Estado) sobre o proletariado não reside simplesmente no controle dos aparatos repressivos do Estado. Este poder é garantido fundamentalmente pela "hegemonia" cultural que as classes dominantes logram exercer sobre as dominadas, através do controle do sistema educacional, das instituições religiosas e dos meios de comunicação.

  7. “Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.”KARL MARX (1818-1883)

  8. O modo capitalista de produção

  9. Marx produziu um método radicalmente novo de analisar o mundo e a sociedade: o chamado materialismo histórico e dialético. Diz Marx que a história humana é uma história da luta entre classes sociais exploradas (maioria) e exploradoras (minoria), ou seja, um conflito permanente – e não um “todo coeso” como dizia Durkheim. Tudo gira em torno da questão econômica (a infra-estrutura) e tem sua origem na propriedade privada.A educação, bem como a moral, a política, a religião, o direito, o Estado formam a super-estrutura.

  10. PRINCÍPIOS MARXISTAS PARA A EDUCAÇÃO*a EDUCAÇÃO COMO A POLÍTICA É PARA TRANSFORMAR O MUNDO*Não busca apenas o desenvolvimento individual*ênfase no político e no socialduas faces ou tipos de educação para marx:1. Negativa: crítica do modelo dominador e alienador.2. POSItiva: TENTAR IMPOR UMA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL.A RAZÃO HUMANA ILUMINISTA É NEUTRA.A RAZÃO HUMANA MARXISTA É ENGAJADA.Uma cultura para a emancipação: um novo contrato social.

  11. “A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.” Émile Durkheim (1858-1917)

  12. DURKHEIM E A EDUCAÇÃOEducação é para construir consciência social, “superar a si mesmo”(Socializar).É algo “moralizador” e não apenas para ensinar coisas técnicas para o trabalho. Serve para refletir sobre que tipo de cidadão os alunos estão se tornando dentro do organismo social. As Instituições devem ser fortes a fim de manter a ordem e propiciar o progresso. O FIM SEMPRE GIRA EM TORNO DA COESÃO SOCIAL

  13. PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DURKHAMIANA*Intimamente ligada aos aspectos morais*cidadão voltado ao interesse coletivo*Visa a construção da consciência social*Fuga ao individualismo EGOÍSTA*Maior igualitarismo social (CONSCIÊNCIA COLETIVA)*Desigualdade material mantida*A construção da solidariedade*O culto às tradições E À CULTURA*A CONSERVAÇÃO dos valores éticos e morais

  14. “A tarefa do professor é servir aos(as) alunos(as) com o seu conhecimento e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.”Max Weber (1864-1920)

  15. *A AÇÃO SOCIAL: é toda conduta humana que interfere com outros e consigo mesmo.Exemplos: moda, consumo, mercado, política, religião, crime, trabalho, etc.*A SOCIOLOGIA DEVE LEVAR EM CONTA: Compreender a ação social dos seres humanos individualmente. As motivações do indivíduo no agir social.- Não fazer julgamento de valor sobre as ações humanas.

  16. o agir social insere o homem na sociedade, através das relações sociais.em Weber, relação social seria uma conduta de vários indivíduos, reciprocamente orientada e dotada de sentido partilhado pelos diversos agentes de determinada sociedade.como as relações sociais se mantêm?Resposta de Weber: por conta da dominação ou produção de legitimidade – submissão de um grupo a um “mandato”, aceitação de uma “autoridade” (alguém que “representa” o coletivo). Aí, então, entra a questão do “poder”.

  17. PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PARA WEBER:* SOFRE INFLUÊNCIA DA CLASSE SOCIAL E DAS INSTITUIÇÕES* O HOMEM É RACIONAL: POSSUI ALGUMA AUTONOMIA* A AÇÃO SOCIAL FAZ O CIDADÃO*AS RELAÇÕES SOCIAIS SÃO BASEADAS NA DOMINAÇÃO* A EDUCAÇÃO REFLETE OS PAPÉIS DE DOMINAÇÃO:. DOMINAÇÃO TRADICIONAL: EDUCAÇÃO FORMATIVA. DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: EDUCAÇÃO CARISMÁTICA. EDUCAÇÃO RACIONAL-LEGAL: EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA

More Related