1 / 19

“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”

“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”. Policia Comunitária e a sociedade Juntos. POLICIAMENTO COMUNITÁRIO – FILOSOFIA E DOUTRINA.

murray
Download Presentation

“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI” Policia Comunitária e a sociedade Juntos

  2. POLICIAMENTO COMUNITÁRIO – FILOSOFIA E DOUTRINA • Policiamento comunitário é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.

  3. Art. 144 – CF: A SEGURANÇA PÚBLICA É...- DEVER DO ESTADO - DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.

  4. Evolução • Um novo pensamento permeia a atuação da atividade policial no Brasil e no Mundo. A Polícia Militar do Distrito Federal têm acompanhado o que há de mais moderno em modelo de polícia e estratégias de policiamento para atender demandas de uma sociedade em constante processo de transformação.

  5. Policia Comunitária no mundo • Muitos países desenvolvem métodos para interagir com suas comunidades. • Colômbia; Estados Unidos da América; Canadá; Argentina; Europa entre muitos outros.

  6. Policia Comunitária no mundo Koban em Ginza, Área central de Tóquio Policial trabalhando no Koban

  7. Policia Comunitária no Brasil PMDF deu início às visitas técnicas às Corporações co-irmãs no mês de novembro de 2010. Ceará Ronda do Quarteirão. Visita Técnica à Brigada Militar do Rio Grande do Sul na busca por um alto padrão de excelência no Policiamento Comunitário Rio Grande do Sul Brigada Militar

  8. Policia Comunitária no Brasil Visita Técnica à Polícia Militar do Estado de São Paulo Atendendo a política de consolidação da filosofia de Polícia Comunitária, conforme estabelecido no plano estratégico 2010-2022 da Corporação

  9. Policia Comunitária no Distrito federal Instalado em local de fácil acesso e visível que serve de referência da Polícia Militar para a prestação do policiamento comunitário e principalmente para a comunidade que necessite de atendimento 24 horas por dia. Os PCS se caracterizam por possibilitar a interação da Polícia Militar com a comunidade permitindo angariar junto à população local uma maior confiança às sua ações e o consequente resgate da sensação de segurança.

  10. Policia Comunitária na asa norte Comunicação Interação

  11. Policia Comunitária na asa norte Participação Construção e avaliação

  12. 3º BPMÁrea de responsabilidade • Atualmente, o 3º Batalhão tem como área de responsabilidade a ASA NORTE, a VILA PLANALTO, a GRANJA DO TORTO,SOF, SAAN e SMU, locais onde realiza o Policiamento Ostensivo.

  13. Processo • “Iniciação continua que tem que ser construído a partir de um relacionamento mais intenso com a comunidade e o próprio sistema de segurança pública”,

  14. Como você cidadão, pode contribuir • Organizar o Núcleo Comunitário de Segurança - NUSEG de seu bairro ou setor, que são mini-conselhos compostos por membros da comunidade atendidos por PCS específico; • Informar os problemas decorrentes da falta de iluminação pública, terrenos baldios, vegetação alta, locais com risco de desabamentos, imóveis abandonados etc, para encaminhamento aos órgãos responsáveis; • Indicar locais utilizados para consumo de drogas; • Interagir com os policiais do PCS por meio de visita ao Posto; • Participar das reuniões comunitárias dos NUSEG e Conselhos Comunitários de Segurança - CONSEG; • Fornecer informações relevantes que possam contribuir para as ações de policiamento; • Propor e envolver-se diretamente aos projetos comunitários desenvolvidos ou apoiados pelos PCS.

  15. capacitação dos policiais Palestrante coronel Luís Castro Júnior ministrou a palestra "Gestão de Polícia Comunitária com foco em Postos Comunitários de segurança". Diversos cursos; palestras e seminários estão sendo realizados para capacitar os Policiais Militares do DF.

  16. Capacitação Objetivo Iniciativa do Comando Esta iniciativa do Comando da Corporação está alinhada com o “Plano Estratégico 2011-2022 da PMDF”, visando “ser reconhecida como instituição policial moderna e de referência nacional na prevenção e na repressão imediata da criminalidade e da violência, pautada na defesa e respeito aos direitos humanos, na filosofia de policiamento comunitário, na análise criminal, no policiamento orientado para o problema e na qualidade profissional de seus integrantes”. • O objetivo é a capacitação dos policiais, em formação, para o exercício da segurança pública orientada pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária, bem como para atuar na mobilização social das lideranças comunitárias, visando garantir ao máximo a difusão desses conhecimentos para promover uma cultura de paz social no Distrito Federal.

  17. Comunidade e Policia. “É um processo que tem que ser construído a partir de um relacionamento mais intenso com a comunidade e o próprio sistema de segurança pública”,

  18. Concluído “Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que se possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade.” O Chief KERR (apud Ferreira . 1995, p.57) 22 Toronto Metropolitan Police

More Related