1 / 22

Componente Curricular: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Professor: Dejalma Cremonese

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Componente Curricular: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Professor: Dejalma Cremonese Aluna: Cristiane Andréia Dalazen FILOSOFIA ESCOLÁSTICA Ijuí, Junho de 2008. 1 - O Que é a Escolástica ?.

Download Presentation

Componente Curricular: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Professor: Dejalma Cremonese

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Professor: Dejalma Cremonese Aluna: Cristiane Andréia Dalazen FILOSOFIA ESCOLÁSTICA Ijuí, Junho de 2008.

  2. 1 - O Que é a Escolástica ? Ensino teológico-filosófico da doutrina aristotélico –tomista; Conjunto de elaborações filosóficas dos doutores da Igreja; Ministrada nos conventos, catedrais e universidades européias; Na Idade Média e no Renascimento;

  3. 2- Características Gerais Relação entre fé e razão, desejo e pensamento e probabilidade da existência de Deus; Verdades da fé com a razão humana; Revigoração da religiosidade através de argumentos intelectuais; Obediência aos princípios cristãos; Difusão de valores e costumes doutrinados pela Igreja;

  4. 2- Características Gerais Filosofia racional e religiosa - Razão x Fé; Conteúdo filosófico na obra dos doutores da Igreja e dos escolásticos; Demonstrar que a igreja, já havia estabelecido a Verdade; Surgiu em um mundo cristão; Pressupostos eram as crenças básicas em que o mundo então se fundamentava.

  5. 2- Características Gerais Idéias de Deus uno e trino; criação do mundo; imortalidade pessoal; homem à imagem e semelhança de Deus. Noções da história implícita no relato bíblico; pecado original; redenção e juízo final; Idéias religiosas que provocavam especulações tipicamente metafísicas ou filosóficas.

  6. 3- Sociedade Medieval A Escolástica influenciou a sociedade medieval em seu universo mental, social e cultural; Renovação dos dogmas católicos unindo a fé a razão; Ensinou e rezou os bons costumes

  7. 4- Espírito da Escolástica Se desenvolve em dois elementos — a auctoritas e a ratio. Auctoritas: Eram citações da Bíblia, dos Padres da Igreja, dos Concílios mas, sobretudo, citações de Aristóteles. Ratio: Análises conceituais; o sentido das doutrinas recebidas; o valor e, sendo possível, conciliá-las.

  8. 5. Evolução Histórica • A alienação, na sujeição ao dogma; • A consciência da alienação, na doutrina das duas verdades; • A negação da alienação, na ruptura entre razão e fé, e na afirmação de que o real, natureza e história, é racional. • A decadência, a partir do século XIII, exacerbou seus caracteres formais; • As verdades da fé consideradas inacessíveis à razão.

  9. 6- Escolásticos Bagagem intelectual considerável; Membros da Igreja, pedagogos e doutrinários; Escritores e copiadores de obras, literárias e filosóficas, influenciadas pelos escritos bíblicos e greco-romanos; Harmonizaram as doutrinas ortodoxas da Igreja em argumentações não ortodoxas; Fundamentaram as crenças na razão.

  10. 6.1 Principais Nomes do Pensamento Escolástico:

  11. 6.1.1- Alcuíno de York (735-804): Monge beneditino, poeta, professor e sacerdote católico; Estudou na Escola Catedral de York. Ali criou uma das melhores bibliotecas da Europa; Fundou o Palácio-escola de Aix-la Chapelle; Contribuiu para a Renascença Carolíngia; Patrono das universidades cristãs.

  12. 6.1.2 Santo Anselmo (1033-1109): Seguiu a carreira religiosa, fez estudos clássicos e escreveu sempre em latim. Considerado um dos iniciadores da tradição escolástica. Desenvolveu uma linha de pensamento chamada de argumento ontológico Influenciou muito o pensamento teológico posterior.

  13. 6.1.3 – Pedro Lombardo: Nasceu por volta de 1100 e faleceu entre 1160 e 1164; Estudou em Bolonha, Reims e Paris; Professor na escola de Notre Dame em Paris. A sua obra mais célebre é o Libri quatuor sententiarum ou Sentençass

  14. 6.1.4- São Bernardo (1090-1153): Monge Cisterciense, grande propagador da Ordem e defensor da Igreja; Uma das personalidades mais influentes do séc. XII; Interveio em assuntos públicos, defendeu direitos da Igreja e aconselhou papas e reis; Defensor de uma linha tradicionalista; Fundou 72 mosteiros.

  15. 6.1.5-Santo Alberto Magno (1200-1280): Defesa da coexistência pacífica da ciência e religião; Maior filósofo e teólogo alemão da Idade Média; Primeiro intelectual medieval a aplicar a filosofia de Aristóteles no pensamento cristão; "Doutor Universal".

  16. 6.1.6 –São Boaventura (1217-1274): • Um dos maiores representantes do augustinismo filosófico e teológico; • Teólogo e pensador cristocêntrico; • Estudou em Paris e leu obras ou excertos dos escritos de Aristóteles; • A sua principal obra é o "Commentarium in quattuor libros Sententiarum Petri Lombardi.

  17. 6.1.7 – São Tomás de Aquino: A escolástica chega ao seu ápice com Tomás de Aquino. Adquire plena consciência dos poderes da razão, e proporciona finalmente ao pensamento cristão uma filosofia.

  18. 6.1.7 – São Tomás de Aquino • Filosofia como uma disciplina essencialmente teorética, para resolver o problema do mundo. • Filosofia distinta da teologia, - não oposta - visto ser o conteúdo da teologia arcano e revelado, o da filosofia evidente e racional. • A verdade lógica não está nas coisas e nem sequer no mero intelecto, mas na adequação entre a coisa e o intelecto.

  19. As obras do Aquinate dividem-se em quatro grupos: 1- Comentários: à lógica, à física, à metafísica, à ética de Aristóteles; à Sagrada Escritura, etc. 2-Sumas: Suma Contra os Gentios, Suma Teológica. 3.Questões:Questões Disputadas (Da verdade , Da alma, Do mal , etc.). 4.Opúsculos:Da Unidade do Intelecto, Contra os Averroístas , Da Eternidade do Mundo , etc.

  20. 6.1.8 – João Duns Scotus • Contrário a São Tomás de Aquino no enfoque da relação entre a razão e a fé; • Seu pensamento é agostiniano; • As verdades da fé não poderiam ser compreendidas pela razão. • A filosofia deveria deixar de ser uma serva da teologia, como vinha ocorrendo ao longo de toda a Idade Média e adquirir autonomia.

  21. 7 - Bibliografia http://www.correiodatarde.com.br/artigos/5311. http://br.geocities.com/sidereusnunciusdasilva/escolastica.htm. http://pt.wikipedia.org. http://www.geocities.com/mundodafilosofia/santoanselmo.htm http://www.hottopos.com/videtur15/ruy.htm http://br.geocities.com/worth_2001/bonaventura.html

  22. 7 - Bibliografia • http://www.consciencia.org/filosofia_medieval8_escolastica.shtml. • http://www.trabalhonota10.com/filosofia/escolastica.html • http://www.mundodosfilosofos.com.br/aquino.htm

More Related