1 / 14

Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03

Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03. IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. M.S.c . Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br. O conhecimento lógico-matemático X social.

Download Presentation

Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br

  2. O conhecimento lógico-matemático X social A teoria do número de Piaget também é contrária ao pressuposto comum de que os conceitos numéricos podem ser ensinados pela transmissão social. Exemplos de conhecimento social: • o Natal ocorre dia 25 de dezembro; • existe algo com tronco, caule, folhas chamado árvore; • algumas pessoas se cumprimentam em determinadas datas. • nem todos os povos comemoram o Natal; • em outros idiomas o mesmo objeto recebe outras denominações.

  3. O conhecimento social A origem do conhecimento social são as convenções construídas pelas pessoas. Da mesma forma que a criança necessita de uma estrutura lógico-matemática para compreender o conhecimento físico ela necessita da mesma estrutura para assimilar o conhecimento social. Exemplo: para reconhecer uma palavra obscena a criança precisa fazer uma distinção entre “palavras obscenas” e “palavras não-obscenas”.

  4. Um pouco mais sobre o conhecimento social No conhecimento lógico-matemático a base do conhecimento é a própria criança. Exemplo 1: 2 + 3 dá o mesmo resultado em todas as culturas. Exemplo 2: em qualquer cultura há mais animais do quê vacas. Exemplo 3: apesar de cada cultura possuir palavras diferentes para um, dois, três o ato de contar é o mesmo em todas elas. One, two, three, ... Un, deux, trois, ... Uno, dos, tres, ... Um, dois, três, ...

  5. A tarefa de conservação segundo Piaget (1) Epistemologia: é o estudo do conhecimento. Na epistemologia formulamos perguntas como: Qual é a natureza do número? De que modo as pessoas chegaram a conhecer o número? Para responder a estes tipos de perguntas Piaget inventou a tarefa da conservação do número.

  6. A tarefa de conservação segundo Piaget (2) Embora a tarefa de conservação tenha sido concebida para responder a perguntas epistemológicas, ela também pode ser usada para responder a perguntas psicológicas referentes ao ponto em que se encontra cada criança na sequência do desenvolvimento. Os educadores devem favorecer o desenvolvimento das estruturas mentais em vez de tentar ensinar as crianças a darem respostas corretas e superficiais na tarefa da conservação.

  7. Conexidade (Morf, 1962) Em torno dos cinco aos seis anos a estrutura mental de número já está bem formada, possibilitando a maioria das crianças a conservar número elementares. Porém antes dos sete anos e meio tal estrutura não é suficiente para permitir que os números consecutivos estão conectados através da operação “+ 1”. Material necessário: (Experimento I) cerca de 40 cubos de 2 cm3 (Experimento II) 50 a 70 contas de 3 mm de diâmetro

  8. Experimento I (Slide 1) Quantos cubos você está observando do lado esquerdo (A)? Se eu deixar continuar deixando os blocos caírem um a um, terei o mesmo número aqui em (B), e aqui em (A)? (B) (A)

  9. Experimento I (Slide 2) Aos sete anos e meio de idade, as crianças pensavam que a resposta era tão óbvia que a pergunta era estúpida. Contudo, antes desta idade elas não estavam tão seguras. E agora? Os dois grupos têm o mesmo número? E agora? E agora? E agora? E agora? (B) (A)

  10. Experimento I (Slide 3) Agora (B) tem mais que (A). Não, durante muito tempo (B) não tinha o bastante, mas de repente tinha demais? Houve algum momento em que as quantidades eram exatamente as mesmas? (B) (A)

  11. Experimento I (Slide 4) Para essas crianças era possível passar diretamente de “não bastante” para “demais”, sem passar por “exatamente o mesmo número”. Não dá para comparar porque (A) era um monte e (B) era uma linha. Para comparar vou ter que contar os blocos (incerteza lógica).

  12. Experimento II Haverá algum momento em que a quantidade de contas em ambos frascos será exatamente igual?

  13. Conclusões A construção do número acontece gradualmente por “partes”, ou seja, 1ª parte: vai até aproximadamente 7; 2ª parte: vai de 8 ao 15; 3ª parte: de 15 ao 30. Para a construção de números grandes, é importante facilitar o desenvolvimento dos mesmos processor cognitivos que resultam na construção de números pequenos. Conclusão final: a estrutura lógico-matemática de número não pode ser ensinada diretamente, uma vez que a criança tem que construí-la por si mesma.

  14. Para Refletir Piaget afirma que o conhecimento social é fundamentado em convenções estipuladas pelas pessoas enquanto que o conhecimento lógico-matemático é inerente ao grupo social. Cite um exemplo de cada caso. Qual é o papel do princípio da conservação do número na epistemologia de acordo com Piaget? Piaget critica o experimento de Inhelder, Sinclair e Bovet sobre conservação do número. Qual o erro apresentado pelos pesquisadores em seu experimento? Morf apresenta seu conceito de conexidade para exemplificar a conservação do número. No que consiste, basicamente, o conceito de conexidade de Morf? Realizando o experimento I (Morf) há um momento em que a criança apresenta aquilo que poderíamos chamar de “desconexidade”. Qual momento seria este? O professor deve separar a aprendizagem dos números pelos alunos em partes. Quais seriam estas partes? Qual é a conclusão final que Piaget e Kamii observam na aprendizagem dos números por crianças com menos de sete anos e meio?

More Related