Quiz sobre malba tahan
Download
1 / 15

QUIZ SOBRE MALBA TAHAN - PowerPoint PPT Presentation


  • 95 Views
  • Uploaded on

QUIZ SOBRE MALBA TAHAN. “É natural que nossos alunos sintam mais prazer quando estão envolvidos em atividades desafiadoras e que permitam a descoberta. É o que chamamos de heurística. Para isso precisam de estímulo, de motivação, de provocação.”.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' QUIZ SOBRE MALBA TAHAN' - morey


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Quiz sobre malba tahan

QUIZ SOBRE MALBA TAHAN

“É natural que nossos alunos sintam mais prazer quando estão envolvidos em atividades desafiadoras e que permitam a descoberta. É o que chamamos de heurística. Para isso precisam de estímulo, de motivação, de provocação.”

GEMat-UERJ – Grupo de Educação Matemática do CAp/UERJ


"Por ter alto valor no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio, é a Matemática um dos caminhos mais seguros por onde podemos levar o homem a sentir o poder do pensamento, a mágica do espírito.“

(MALBA TAHAN em O HOMEM QUE CALCULAVA)



Quiz sobre malba tahan1

B) 58ª professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

C) 65ª

D) 75ª

A) 40ª

E) 35ª

“QUIZ” SOBRE MALBA TAHAN

1) O mais famoso livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, que já foi traduzido para cerca de uma dúzia de idiomas, já está em qual edição brasileira?


A) professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.R.S.Slade

B) Robert Clayton

C) Stewart Cromley

D) JácomoStávale

E) Euclides Roxo

2) O professor Julio César de Mello e Souza, antes de adotar o pseudônimo de MalbaTahan, publicou alguns livros didáticos com seu próprio nome e chegou mesmo a adotar um outro apelido nos primeiros artigos de jornais. Qual era esse outro pseudônimo?


A) Instituto de Educação do Rio de Janeiro professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

B) Colégio Pedro II

C) Faculdade Nacional de Educação

D) Colégio Militar do Rio de Janeiro

E) Escola Normal da Universidade do Brasil

3) Em qual das Instituições abaixo listadas, MalbaTahan não lecionou?


A) Uma professora amiga, da Escola Normal. professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

B) Uma prima.

C) Uma aluna.

D) Uma tia.

E) Uma namorada.

4) O termo Tahan, que significa moleiro, foi retirado do sobrenome de:


A) 5 de abril professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

B) 6 de maio

C) 7 de outubro

D) 15 de setembro

E) 14 de agosto

5) O dia nacional da matemática, instituído pelo projeto de lei 3482/2004, é uma homenagem póstuma a MalbaTahan. Trata-se de sua data de nascimento, que é:


B) 85 professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

C) 37

D)120

A)100

E) 28

6) Ao longo de seus quase 80 anos de existência, MalbaTahan publicou diversos livros, incluindo nessa obra livros de matemática, didática da matemática, pedagogia, contos, etc. Qual a quantidade de livros publicados por ele?


A) Figurinhas professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

B) Borboletas

C) Selos

D) Revistas

E) Sapos

7) MalbaTahan tinha também algumas manias curiosas, dentre elas, a de colecionar:


A) O uso de calculadoras em classe. professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

B) Não dar zeros aos alunos.

C) Os melhores alunos ajudarem aos mais fracos.

E) Só acreditava no ensino presencial.

D) laboratórios de matemática nas escolas.

8) Dentre as idéias abaixo listadas, apenas uma delas não foi defendida por MalbaTahan, qual?


A) Matemática Diabólica professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

B) Antologia da Matemática.

C) A arte de ser um perfeito mau professor.

E) A Lógica na Matemática.

D) Maravilhas da Matemática

9) Qual dos títulos abaixo não pertence aos livros escritos por MalbaTahan?


B) Osvaldo professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.Sangiorgi

A) Ari Quintela

C) JácomoStávale

D) Euclides Roxo

E) Cecil Thiré

10) No início dos anos de 1930, logo após a criação da disciplina MATEMÁTICA (pela reforma Francisco Campos), que fundiu disciplinas que até então eram independentes: aritmética, álgebra e geometria, MalbaTahan travou pela imprensa um ferrenho embate com outro professor, de São Paulo, também autor de livros de matemática. MalbaTahan não o poupou pelos erros cometidos em suas obras e fez pesadas críticas aos seus escritos. Esse autor revidou e o embate foi acalorado e severo. Qual o nome desse autor contra o qual MalbaTahan brigou?


8) E) Só acreditava no ensino presencial. professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

2) A) R.S. Slade

3) D) Colégio Militar do Rio de Janeiro

5) B) 6 de maio

10) C) JácomoStávale

1) D) 75ª

6) D)120

4) C) uma aluna

7) E) Sapos

9) A) Matemática Diabólica

RESPOSTAS


JULIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA – O MALBA TAHAN professor e uma Matemática que parecia se destinar apenas a uns poucos "iluminados", o professor Júlio César Mello e Souza defendia exatamente o contrário.

DIA 6 DE MAIO – DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA


ad