1 / 15

Senso de treinamento ( Shido )

Senso de treinamento ( Shido ).

moesha
Download Presentation

Senso de treinamento ( Shido )

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Senso de treinamento (Shido)

  2. ObjetivoPrega o treinamento do profissional e educação do ser humano , a fim de preparar e orientar todos os funcionários para que atuem de forma objetiva e eficaz.As empresas vem cada vez mais buscando esse senso devido a competitividade do mercado, o que faz com que ocorra uma exigência cada vez mais alta de produtividade, qualidade, baixo custos de produção, que são alcançados através do investimento na mão - de obra humana, os recursos humanos, que é o bem mais precioso que uma empresa possui. No programa 8S ele engloba todo o planejamento em si, através do plano diretor e dos planos de execução.

  3. Como implantar?Deve ser elaborado um projeto, com orientação didático – pedagógica, e ajuda de um profissional que tenha alguma experiência ou até formação na área.Uma opção para reduzir os custos é o treinamento de profissionais da própria empresa para que eles sejam depois os professores e instrutoresEspecificamente no programa 5S, o treinamento deve ser feitos através de vários recursos, principalmente o visual como figuras e personagens em quadrinho, fotografias com exemplo de implantação em outras empresas.

  4. Senso de treinamento no programa 8SEtapas de execução do senso.Treinamento do coordenadorTreinamento da diretoriaMontagem do escritório do programa 8STreinamento dos gerentes e chefesSeleção e treinamento dos facilitadores do programaElaboração do plano diretorTreinamento de todos os funcionáriosRegistro e analise da situação atualElaboração dos planos de execuçãoControle e avaliação

  5. Treinamento de coordenadorDeve ser o melhor instruído entre todos, pois será o responsável pela preparação de todos os funcionários.Preparação deve ser feita através de leitura de livros sobre 5S e 8S, visitas e troca de informações com outras empresas que já tenham experiência com o programa, cursos e palestras.A solicitação de um auxilio (consultoria) externo, também é recomendado.

  6. Treinamento da diretoriacabe ao coordenador treinar a diretoria, está que precisa de um treinamento melhor, pois também executarão tarefas dos Sensos. A diretoria tem que dar o exemplo.

  7. Montagem do escritório do programa 8SDeve ser separada uma sala que será o escritório do programa, lá ficará situado o coordenador e todo o material de apoio e treinamento.O responsável pelo programa deve trabalhar em dedicação exclusiva, sem ser influenciado por problemas não relacionados a sua função.

  8. Treinamento dos gerentes e chefesEste treinamento é realizado pelo coordenador e é de suma importância, pois serão os gerentes e chefes que irão treinar posteriormente seus funcionários.É fundamental a participação dos gerentes e chefes, pois são eles que comandam e formam opinião.No inicio da prática pode ocorrer preocupação com perca de tempo e respectivamente produtividade, mas com o avanço é possível perceber o contrário, aumento de produtividade, além de um ambiente mais propicio ao trabalho.

  9. Seleção e treinamento dos facilitadores de programaOs facilitadores serão as pessoas que irão orientar no dia a dia os funcionários em cada setor, para execução eficaz dos sensos.Esse facilitadores tem de ser escolhidos pelo coordenador, com base na experiência e recomendação dos chefes, e seu treinamento tem que abranger todo o programa nos seus mínimos detalhes e benefícios.

  10. Elaboração do plano diretor Plano diretor é o documento que apresenta todo o planejamento do programa, definindo a política e os objetivos.Deve ser elaborado pelo coordenador com auxilio dos facilitadores, gerentes e chefes.Não deve ter caráter imutável , pois durante a efetiva implantação podem ocorrer necessidade de revisão.

  11. Treinamento de todos os funcionáriosEsse treinamento deve ser aplicado pelos chefes e gerentes, usando linguagem simples e objetiva, folhetos e filmes sobre 5S.Neste treinamento é importante frisar que o Programa é baseado no plano diretor e nos planos de execução, e que todos tem liberdade de sugerir modificações.Por melhor que seja o treinamento e discussão teórica, é através da pratica e desenvolvimento que as pessoas irão melhorar cada vez mais.

  12. Registro e análise da situação atualAntes que se comesse a etapa pratica , é necessário que se faça a analise da situação atual da empresa, através de fotos, filmes e coleta de dados.Todos os ambientes devem ser documentados, para servirem de referencial de comparação, analise de dados, para que possam surgir conscientização e sugestões de melhorias por parte dos funcionários.Alem de aspectos físicos da organização e limpeza, dados quantitativos de consumo também devem ser levantados, para uma analise posterior da eficácia do programa.

  13. Elaboração dos planos de execuçãoEsses planos fornecem orientação prática dos sensos , são guias operacionais simples e objetivos utilizados por todos os funcionários em cada setor da empresa.São elaborados pelos chefes e funcionários do setor, e são baseados no plano diretor, principalmente quanto a responsabilidade e o prazo.A folha do plano de execução deve definir o setor, seu responsável, o prazo e a descrição das tarefas.

  14. Controle e avaliaçãoApós execução dos nove passos anteriores, deve-se promover uma avaliação completa deste senso, descobrindo falhas ou pontos que podem ser melhorados.A avaliação tem de ser subdividida e duas partes, a primeira feita pela diretoria e a segunda pelo coordenador e facilitadores.

  15. Leonardo Luan José Welynton William

More Related