JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Download
1 / 11

JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO Agosto-2012 - PowerPoint PPT Presentation


  • 191 Views
  • Uploaded on

JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO Agosto-2012. * Núcleo Regional de Maringá * Colégio Estadual Rui Barbosa-Distrito de Iguatemi * Professora: Ana Paula Paulino de Oliveira (História e Ensino Religioso). RELATO DE EXPERIÊNCIA.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO Agosto-2012' - moesha


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO

Agosto-2012

* Núcleo Regional de Maringá

* Colégio Estadual Rui Barbosa-Distrito de Iguatemi

* Professora: Ana Paula Paulino de Oliveira

(História e Ensino Religioso)


RELATO DE EXPERIÊNCIA

Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa, Universo Simbólico Religioso, Texto Sagrado

Conteúdo Básico: Organizações Religiosas

Conteúdo específico: Diversidade Religiosa: devemos respeitar a religião alheia?


OBJETIVO DA AULA

Conscientizar os alunos sobre a importância da diversidade religiosa e, principalmente, sobre o respeito às crenças alheias, combatendo qualquer tipo de discriminação ou exclusão no trato religioso.


RECURSOS DIDÁTICOS

. TV Pendrive

. Vídeos

. Letra de música

. Dicionário


DESENVOLVIMENTO

O trabalho sobre diversidade religiosa foi realizado em 03 aulas.

A aula iniciou-se com uma situação preocupante. Eu estava ciente de que alguns alunos naquele ambiente não realizavam atividades em grupo por algum motivo. Procurei descobri-lo e, quando indaguei um aluno, ele me deu a seguinte resposta: “Professora, não faço trabalho com ele porque ele é evangélico e meu pai não quer que eu faça amizade com ele”!


DESENVOLVIMENTO

Diante de seu relato, tive a consciência de que muitos ali poderiam ter passado ou vivenciado aquela mesma situação. Questionei a turma se eles sabiam o significado da palavra DIVERSIDADE. Um e outro respondeu que significava “diferente, vários”. Após isso, pedi que procurassem em um dicionário a melhor definição. Em um segundo momento, voltei ao ponto inicial da aula, onde o aluno havia dito sobre o motivo de não fazer trabalho em grupo ou em específico com alguns amigos de sala.


DESENVOLVIMENTO

O fato curioso é que um aluno disse assim: “Fulano, você não pode fazer isso, sabia que nós temos que respeitar a religião do outro?” O outro aluno silenciou-se. Diante disso, percebi que meu trabalho iria surtir efeito. Começamos a reflexão em conjunto, enfatizando que é preciso respeitar, conhecer, entender e, acima de tudo, valorizar a crença do vizinho, colega, primo, etc. Mencionei que, no Brasil, há uma pluralidade religiosa, isto é diversos grupos e crenças religiosas. Após essas conversas , alguns relatos foram feitos por alunos que já sofreram pelo fato de seguir uma determinada religião. Desse modo, a primeira aula pautou-se na reflexão sobre a diversidade existente no meio social.


DESENVOLVIMENTO

Na segunda aula referente ao tema, iniciei expondo sobre algumas religiões existentes no mundo, como o Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. Após as explicações, mostrei o vídeo “DIVERSIDADE RELIGIOSA” (produzido pela Faculdade de Taubaté) e, após seu término, pedi para que os alunos produzissem uma ilustração sobre a mensagem transmitida pelo vídeo. Já na terceira e última aula, para finalizar o assunto proposto, trabalhamos com a música “Diversidade-Lenine”. A música traz algumas imagens que levam à reflexão e, como atividade, orientei aos alunos que realizassem a análise da música e criassem uma frase sobre a conscientização acerca da diversidade religiosa.


AVALIAÇÃO

Referente a avaliação, pude perceber que os alunos foram sensibilizados e puderam identificar a importância e o respeito quando o assunto é diversidade religiosa. Pude perceber que a mensagem transmitida em sala de aula foi propagada para fora do ambiente escolar também, pois vários alunos, ao final da 3ª aula sobre o tema, comentaram que gostaram da aula e iriam repassar as informações em casa e que, daquele momento em diante, teriam uma postura de respeito e entendimento sobre a escolha religiosa do outro.


AVALIAÇÃO

O objetivo da avaliação era o de identificar se os alunos entenderam a mensagem das aulas:

- respeito à diversidade

- entendimento de que a cultura religiosa, em geral, é uma mistura de várias outras culturas

- consciência de que é necessário a liberdade de escolha quanto à religião e que esta não deve ser imposta.


REFERêNCIAS

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais

SEED. Diretrizes Curriculares de Ensino Religioso

SEED. Caderno Pedagógico, 2008

Coletânea Religiões do mundo. Editora Brasileitura, 2010

http://www.youtube.com.br


ad