1 / 8

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes. Relato Biográfico. Thomas Hobbes nasceu em 5 de Abril de 1588, Malmesbury, na Inglaterra dos Tudors e morreu em Hardwick Hall, no dia 4 de dezembro de 1679. Foi um matemático (professor de Carlos II, enquanto Príncipe de Gales), teórico político, e filósofo inglês.

minna
Download Presentation

Thomas Hobbes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Thomas Hobbes

  2. Relato Biográfico Thomas Hobbes nasceu em 5 de Abril de 1588, Malmesbury, na Inglaterra dos Tudors e morreu em Hardwick Hall, no dia 4 de dezembro de 1679. Foi um matemático (professor de Carlos II, enquanto Príncipe de Gales), teórico político, e filósofo inglês. Alegou em sua autobiografia, que "ao nascer sua mãe teria dado a luz a gêmeos: Hobbes e o medo", já que a mãe de Hobbes havia entrado em trabalho de parto prematuro com medo da Armada Espanhola (a Invencível Armada) que estava prestes a atacar a Inglaterra. Seu pai era o vigário de Charlton e Westport, cidades próximas de Malmesbury, mas uma disputa com outro vigário, o levou a se mudar para Londres. Por causa disso, aos sete anos de idade ficou sob a tutela de seu tio Francisco. Viveu até os 91 anos durante uma época em que a expectativa média de vida não era muito mais do que quarenta anos. Aos 80 anos Hobbes produziu novas traduções para o inglês, tanto da Ilíada e da Odisseia e escreveu, em 1672, uma autobiografia em latim.

  3. Relato Biográfico (continuação) Aos catorze anos foi estudar em Magdalen Hall, Oxford, onde predominava o ensino da escolástica de inspiração aristotélica, mas a que Hobbes não demonstrou grande interesse. Em viagens pela Alemanha, Itália e França mostratam o declínio da escolástica. Em geral, Hobbes era a favor da explicação mecanicista do universo (que predominava na época), em oposição à teleológica defendida por Aristóteles e a escolástica. Também teve a oportunidade de conhecer Galileu, durante uma viagem à Itália em 1636 (6 anos antes de Galileu morrer), sob cuja influência Hobbes desenvolveu a sua filosofia social, baseando-se nos princípios da geometria e ciências naturais.

  4. Principais Idéias Em Paris Hobbes escreveu sua obra prima, "O Leviatã"; ou "Matéria, Forma e Poder da Comunidade Eclesiástica e Civil", um estudo filosófico sobre o absolutismo político que sucedeu a supremacia da Igreja medieval. A obra foi publicada no ano seguinte, 1651, englobando todo o seu pensamento. No final do livro colocou que os súditos tinham o direito de abandonar o soberano que não mais os podia proteger em favor de um novo soberano que pudesse fazê-lo. Esta posição foi considerada como ofensa ao herdeiro Carlos II, exilado em Paris enquanto a república sucedia a Carlos I na Inglaterra. Hobbes foi olhado como oportunista e repudiado pelos exilados de Paris, ao mesmo tempo que o governo francês o tinha sob suspeita devido a seus ataques ao papado. Em fins do mesmo ano de 1651 Hobbes voltou à Inglaterra procurando estar em paz com o novo regime.

  5. Influência na Educação Thomas Hobbes defende a educação como forma de colocar ordem e paz na sociedade através do Poder Absoluto exercido pelo monarca. Na sociedade atual temos o modelo de educação no qual a figura do “mestre” é constituída de grande autoridade: ele detém o conhecimento e transmite-o aos alunos. Os estudos de Hobbes são mais vistos na Ciência Política.

  6. Com quem Concordava Thomas Hobbes concordava com os céticos e com René Descartes, cuja idéia era que o indivíduo não poderia conhecer nada sobre o mundo exterior a partir das impressões sensoriais que possui dele. Recebeu também, grande influência do filósofo Francis Bacon e de Galileu Galilei no desenvolvimento de sua filosofia social.

  7. De quem discordava O Filósofo Thomas Hobbes discordava completamente da explicação teológica defendida por Aristóteles e a Escolástica, pois a Filosofia escolástica não pregava o distanciamento das questões religiosas, apesar de apresentar uma nova concepção para a época.

  8. Filosofia da Educação Recreio Noite – 2011-01 Christiane Sangenetto Claudia Tabosa Maria Lucia Costa Sheila Macedo

More Related