Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 12

Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial: PowerPoint PPT Presentation


  • 45 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

c.

Download Presentation

Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

c

Recentemente o Hamas, grupo terrorista palestino que atua agora como partido político, conseguiu a maioria do parlamento palestino nas ultimas eleições. Com isso criou-se um grande mal estar nas relações políticas entre o representante da autoridade palestina, MahmoudAbbas, e o Governo de Israel. É correto afirmar que:

a) Apesar de o resultado das eleições beneficiar um conhecido grupo terrorista, suas diretrizes políticas não são radicais e provavelmente não haverá alteração no processo de paz entre palestinos e israelenses no Oriente Médio.

b) A vitória do Hamas no parlamento palestino está diretamente ligada ao provável fim da carreira política do primeiro ministro israelense Ariel Sharon, depois que o premier sofreu um aneurisma cerebral.

c) Recentemente o Governo israelense promoveu a retirada de colonos judeus da Faixa de Gaza, atendendo assim a uma antiga reinvidicação palestina. Com isso, apesar dos problemas políticos, o processo de paz caminhava. Agora, com a maioria do Congresso palestino, o Hamas promete radicalizar o processo de paz dificultando assim um desfecho pacífico para a região.

d) Durante anos o Hamas promoveu vários atentados terroristas contra judeus. Agora que chegou ao poder político através de instrumentos democráticos, o grupo promete uma nova era nas negociações de paz abandonando sua antiga postura política radical.

e) A radicalização terrorista passou a ser dos grupos judeus israelenses que não reconhecem a existência de um grupo terrorista como partido político.


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

Hamas - Movimento de Resistência Islâmica - é uma organização paramilitar e partido político sunita palestino que mantém a maioria dos assentos no conselho legislativo da Autoridade Nacional Palestina - (é uma instituição estatal semi-autônoma governando nominalmente partes da Palestina, que compreende regiões da Cisjordânia e Faixa de Gaza. dos acordos de Oslo entre a OLP e Israel).

O Hamas foi criado em 1987 por 3 Xeques da ala palestina no começo da Primeira Intifada

(termo surgiu após o levante espontâneo de 09 de dezembro de 1987, com a população civil palestina atirando paus e pedras contra os militares israelenses – conhecido como "Primeira Intifada" ou "guerra das pedras“).

Conhecido pelos ataques suicidas as forças armadas israelenses, o Hamas também mantém extensivos programas sociais e ganhou popularidade na sociedade palestina ao estabelecer hospitais, escolas, bibliotecas e outros serviços através da Cisjordânia e Faixa de Gaza. O Hamas descreve seu conflito com Israel como político e não religioso ou antissemita- (inimigo do povo judeu, de sua cultura ou de sua influência. Também pode ser considerada uma aversão ao judaísmo como etnia).


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

Em janeiro de 2006 o Hamas, em uma vitória surpreendente, observada por entidades internacionais, levou 76 dos 132 assentos nas eleições parlamentares palestinas, enquanto que o partido que liderava anteriormente, o Fatah, ganhou apenas 43.

Muitos viam o governo anterior do Fatah como corrupto e ineficiente e os partidários do Hamas enxergam nele um movimento de resistência armada que defende os palestinos da ocupação israelense.

Depois da Batalha de Gaza em 2007, representantes eleitos do Hamas foram expulsos de suas posições no governo da Autoridade Nacional Palestina na Cisjordânia e substituidos por membros do rival Fatah e independentes em uma ação que muitos palestinos e outros especialistas consideraram ilegal.

Em 18 de junho de 2007, o presidente palestino MahmoudAbbas (Fatah) decretou a ilegalidade da milícia do Hamas.


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

B

Em 1947, a ONU aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglofranceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o YomKippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro. A partir do texto, assinale a opção correta:

A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências européias no Oriente Médio.

Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

A guerra do YomKippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.

A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense.

Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

D

Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial:

A) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina.

B) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil.

C) A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica.

D) As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias libertador do povo hebreu.

E) As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na região palestina.


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

De origem semita, a civilização hebraica desenvolveu-se na antiga Palestina (estreita faixa de terra entre a Fenícia, atual Líbano, e o Egito), ocupando a região por volta de 2.000 anos a.C. As divisões em tribos, formadas por clãs patriarcais que cultuavam um monoteísmo ético, diz respeito não apenas à crença em um Deus único, mas também a um deus que determina regras de conduta e comportamento a seu povo.

Os hebreus sustentavam a idéia de que era o povo escolhido de Deus e que este escolheria lideranças para comandarem o povo Hebreu. Destacam-se entre estas lideranças as figuras de Abraão, Isac, Jacó e Moisés. Coube aos profetas manter a pureza da religião e a esperança pela vinda de um Messias (escolhido), que deveria restaurar o poder de Davi (um dos reis hebreus) e reunificar o povo hebreu.

Moisés - Josué (concluiu a jornada a Palestina e conquista de Canaã, já ocupada por cananeus e filisteus)

Saul - consolidação da monarquia – primeiro rei hebreu

Davi - matou Golias

Salomão - altos gastos da corte – morte – divisão (cisma):

Israel (norte) dez tribos – ocupada depois por Assírios

Judá (sul) duas tribos – ocupada por babilônicos (Cativeiro da Babilônia) até 539 a.C.


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

Afeganistão

População 29,863,000 (38º)

Densidade 46 / km² (150º)

Esper. de vida 43.34 anos (182º)

Natalidade 46.6 / mil nasc. Mortalidade 20.34 / mil nasc. Mort. infantil 160.23 / mil nasc.

Desde o final dos anos 1970, o Afeganistão vem sofrendo uma guerra civil contínua e brutal, que incluiu intervenções estrangeiras como a invasão soviética de 1979 e a recente ação chefiada pelos EUA que derrubou o regime dos talibãs (é um movimento islamita extremista nacionalista, que efetivamente governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de ser reconhecimento por apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão) .

No final de 2001, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou a criação de uma Força Internacional de Assistência e Segurança, composta por tropas da OTAN que apóiam os esforços do governo do Presidente HamidKarzai para estabelecer o império da lei e para reconstruir a infra-estrutura do país.

Em 2005, o país assinou com os EUA um acordo de parceria estratégica que prevê uma relação de longo prazo entre as duas partes. Vários milhões de dólares foram recebidos da comunidade internacional para investimentos na reconstrução do país.


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

Irã

População68 467 413 hab. (18º)

Densidade 42 hab./km² (158º)

Esper. de vida 43.34 anos (182º)

  • O sistema político do Irão tem por base a constituição de

  • 1979, que fez do país uma república islâmica. Nos termos da constituição,

  • as relações políticas, econômicas, sociais e culturais vigentes no país devem estar de acordo com o Islã.

  • A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã - até então comandado pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi - de uma monarquia autocrática pró-Ocidente, em uma república populista teocrática islâmica sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini. Para efeito de análise histórica, a Revolução Iraniana é dividida em duas fases:

  • na primeira fase, houve uma aliança entre grupos liberais, grupos de esquerda e religiosos para depor o xá;

  • na segunda, freqüentemente chamada Revolução Islâmica, viu-se a chegada dos aiatolás ao poder.

  • Os aiatolás derrubaram o xá com a promessa de instaurar um regime de pureza islâmica e alto padrão de moralidade pública. Para atingir os objetivos, o clero xiita assumiu total controle do Estado, instituições nacionais e da economia. Duas décadas depois os iranianos estão mais pobres e os aiatolás, muito mais ricos.


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

E

Assinale a alternativa correta sobre o Afeganistão:

a) O Afeganistão apresenta um relevo plano e baixo com rios navegáveis e abundante fornecimento de água doce.

b) Dentre os países do Oriente Médio, o Afeganistão apresenta os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH), com baixas taxas de mortalidade infantil e altos valores de expectativa de vida.

c) A religião predominante é o hinduísmo, embora os grupos islâmicos xiitas, dentre eles o Talebã, sejam muito ativos.

d) A principal atividade econômica do País é a produção de ópio (planta de conteúdo alucinógeno) consumido livremente nas ruas do país.

e) Na guerra contra o “terrorismo internacional”, depois do 11 de setembro, o Afeganistão, então refúgio de Osama bin Laden e de sua rede Al-Qaeda, foi o primeiro alvo.


Entre as principais caracter sticas da civiliza o hebraica merecem destaque especial

C

A União Soviética invadiu o Afeganistão em 1979, instalando no poder deste país um regime pró-soviético. O mundo ainda vivia o período da chamada Guerra Fria. Os Estados Unidos apoiaram grupos armados de oposição no Afeganistão, para prejudicar os interesses soviéticos. Sobre estes grupos é correto afirmar que:

a) receberam treinamento no Irã, apoiado pela China, interessada no comércio com os EUA.

b) um deles foi liderado pelo Taleban, organização de esquerda ligada ao Partido Comunista do Afeganistão.

c) um deles era liderado por Osama Bin Laden, que foi armado e treinado em técnicas terroristas pela CIA.

d) receberam treinamento da CIA no Iraque, principalmente o grupo Al Fatah, que cometeu vários atentados suicidas contra as forças soviéticas.

e) um deles era liderado por Saddam Hussein, que nessa época era aliado dos EUA contra o Irã.


  • Login