1 / 23

Cemitério do Tigre

Cemitério do Tigre. História e Situação atual. Viagem de canoa, de Sabará ao Oceano Atlântico – relato da expedição de Sir Richard Francis Burton. (Livraria Itatiaia Editora Ltda).

Download Presentation

Cemitério do Tigre

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cemitério do Tigre • História e Situação atual

  2. Viagem de canoa, de Sabará ao Oceano Atlântico – relato da expedição de Sir Richard Francis Burton. (Livraria Itatiaia Editora Ltda)

  3. Viagem de canoa, de Sabará ao Oceano Atlântico – relato da expedição de Sir Richard Francis Burton. (Livraria Itatiaia Editora Ltda)

  4. Programa de Apoio e Desenvolvimento da Zona Rural – Elaborado pela Fundação João Pinheiro, em 1984.Administração Geraldo Bitencourt

  5. Lápide centenária

  6. Lápide centenária

  7. Lápide centenária

  8. Lápide centenária

  9. Situação em maio de 2011

  10. Situação em maio de 2011

  11. Situação em maio de 2011

  12. Situação em maio de 2011

  13. Bonita ação das comunidades • Comunidades que usaram o Cemitério do Tigre, desde os anos 1860, reagiram e se juntaram para reconstruir murada, destruída ou em processo de destruição. Iniciamos, em maio de 2011, uma campanha de arrecadação de fundos usando um livro de ouro. Começamos em Belo Horizonte com netos de Niquinho Miranda, continuamos em Curvelo e Fazenda Capivara com filhos e netos de João Baiano. Arrecadamos da comunidade de Camilinho e encaminhamos o livro de ouro para João Batista de Miranda, depois, para José da Consolação Moura que arrecadaram das comunidades Ribeirão de Areia e Água Parada, respectivamente. • Adquirimos o material e estamos contando com o apoio da Prefeitura Municipal que se responsabilizou pelo serviço de constução. • Registramos, também, a prestimosa ajuda de Marconi, administrador da fazenda do Tigre que forneceu água e areia necessárias à obra.

  14. Situação em 02/11/2011

  15. Situação em 02/11/2011

  16. Situação em 02/11/2011

  17. O Cemitério do Tigre em boas mãos • No dia dois de novembro as famílias reunidas rezaram e cantaram junto aos túmulos de seus antepassados. Neste encontro, as comunidades decidiram criar a figura do Zelador do Cemitério do Tigre. • Os nomes indicados, eleitos e empossados são: Geraldo Sérgio Chaves (Geraldinho de Camilinho); Geraldo Moacir de Miranda (Geraldinho de Ribeirão de Areia); José da Consolação Moura (José Mendes), representando a Comunidade de Água Parada

  18. A partir da esquerda: José Mendes, esposa e filha; Cristiano, Mauricio, Amélia, Lilizinha, Helena, Geraldo Sérgio, Clarisse e João Otávio; Zezé, João Batista, Geraldo Moacir e André

  19. O grupo, em 02/11/2011, rezou o terço e cantou o Oficio de Nossa Senhora

  20. No túmulo, primeiro plano, com a cruz foi sepultado João Vitor. Ao fundo os túmulos de João Baiano e Zenilia, entre eles uma placa de bronze com os nomes das famílias Miranda e Chaves

  21. O ostracismo do velho coronel • A nota triste do encontro foi comprovar o descaso com que é tratada a sepultura de Juscelino Pio Fernandes, o lendário Coronel Sica. Não mais do que meia dúzia de pessoas é capaz de identificar a sepultura dele. Nem uma cruz de madeira, no local. • Onde estão os filhos e netos de Sobrinho, da fazenda Palmital; os filhos e netos de José Pio Fernandes, da fazenda Bananal; os filhos e netos de Celino de Sica, da fazenda Cazaca; os filhos e netos de Siquinha, da fazenda Jataí; mesmo os enteados de Maria Pia, da fazenda do Tigre. Onde estão os representantes do poder público, que o coronel exerceu, com honra, como chefe do executivo da comarca: Diamantina. Onde está a fábrica de São Roberto da qual ele foi gestor por tantos anos. Onde estão os políticos que vinham lhe beijar as mãos, em busca de favores de Juscelino Kubitscheck. • Sica foi poderoso, no seu tempo, exerceu o poder em Diamantina, representando a Comunidade Gouveiana Sica foi protetor de dona Julia Kubitscheck e por extensão de Juscelino Kubitscheck; e, não é justo o ostracismo com que é tratada a sua memória. • Nós colocamos flores sobre a sepultura dele no dia dois de novembro.

  22. Informativo da VilaNo.005 Fábrica São Roberto Data 04/88

  23. Créditos para Raimundo Nonato de Miranda Chaves • Texto e Fotos

More Related