1 / 12

TSE

TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Prestação de contas eleitorais e partidárias. Setembro 2004. TSE. Tribunal Superior Eleitoral.

melangell
Download Presentation

TSE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TSE Tribunal Superior Eleitoral Prestação de contas eleitorais e partidárias Setembro 2004

  2. TSE Tribunal Superior Eleitoral Os candidatos e os comitês financeiros devem prestar contas da movimentação de recursos da campanha eleitoral. O julgamento dessas contas deve ocorrer oito dias antes da diplomação. Como agilizar a análise de 400.000 prestações de contas num prazo tão exíguo?

  3. TSE Tribunal Superior Eleitoral Sistema de Prestação de Contas Eleitoral - SPCE

  4. TSE Tribunal Superior Eleitoral SPCE – Breve Histórico • 1998 – houve a faculdade de confecção das prestações de contas dos candidatos e dos comitês financeiros pelo sistema. • 2000 – houve a análise parcial e confecção das prestações de contas, sendo sua performance aferida pela constatação de que dos 382.947 candidatos registrados 44% apresentaram suas contas em meio magnético. • 2002 – houve a informatização total do processo de prestação de contas de campanhas eleitorais, conforme o seguinte resultado: • dos 18.882 candidatos registrados 97% apresentaram suas contas em meio magnético; • houve a divulgação dos dados das despesas e das receitas dos candidatos e dos comitês financeiros de campanha eleitoral no site da Justiça Eleitoral, visando a maior transparência do processo eleitoral. • 2004 - utilização de sistema de divulgação das contas em tempo real, e de suporte técnico com o treinamento à distância do SPCE (análise de contas).

  5. TSE Tribunal Superior Eleitoral Sistema de Prestação de Contas Eleitoral - SPCE

  6. TSE Tribunal Superior Eleitoral SPCE Fase I - Versão Candidato e Comitê Consiste na confecção da prestação de contas pelo candidato e pelo comitê financeiro, gerando automaticamente as informações das contas em meio magnético (disquete) e os demonstrativos (formulários preenchidos) a serem apresentados à Justiça Eleitoral. Benefícios do Sistema • Padronização e uniformização das informações a serem prestadas à Justiça Eleitoral, permitindo automaticamente o preenchimento e a impressão dos demonstrativos que compõem a prestação de contas de campanha eleitoral, de forma interativa e fácil.

  7. TSE Tribunal Superior Eleitoral SPCE Fase II - Versão de Análise Benefícios do Sistema • Celeridade no procedimento de exame das contas mediante a supressão de conferências manuais pela verificação automática de inconsistências e cálculos, informando as pendências e erros de preenchimento; • Otimização de recursos humanos pela impressão automática de relatórios técnicos que permitem a interação no processo de análise, no que se refere aos aspectos subjetivos. • Confiabilidade das informações prestadas pela profundidade dos exames, aferindo-se a validação das prestações de contas, utilizando-se o cruzamento das informações de outros sistemas.

  8. TSE Tribunal Superior Eleitoral SPCE Fase III - Versão de Divulgação Consiste na consolidação e divulgação das informações do processo de prestação de contas eleitoral por meio da Internet, permitindo consultas e fornecendo, a qualquer tempo, informações gerenciais precisas a candidatos, partidos, particulares, mídia e outros. Benefícios do Sistema • Rapidez na disponibilidade e transparência das informações dos fornecedores e financiadores da campanha eleitoral de candidatos e comitês, por meio da Internet. • Possibilidade de análise estatística das informações prestadas pelos candidatos e comitês financeiros. • Exemplo: conhecimento das contas não prestadas, resultante da quantidade de candidatos inscritos e das prestações de contas entregues.

  9. TSE Tribunal Superior Eleitoral Sistema de Prestação de Contas Eleitoral - SPCE

  10. TSE Tribunal Superior Eleitoral Controles NÃO automatizados • Catalogação prévia das informações dos fornecedores e dos financiadores de campanha eleitoral; • Acompanhamento de eventos realizados para arrecadação de recursos para campanha; • Verificação dos registros dos extratos bancários apresentados; • Verificação dos canhotos dos recibos eleitorais emitidos; • Confirmação perante terceiros de informações declaradas nas prestações de contas (circularização); e • Verificação dos documentos comprobatórios dos registros de despesas.

  11. TSE Tribunal Superior Eleitoral Prestação de Contas Partidárias • O Tribunal Superior Eleitoral em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão está desenvolvendo o Sistema de Prestação de Contas Partidárias – SPCP, com previsão para distribuição aos demais órgãos da Justiça Eleitoral em novembro deste ano, para que seja destinado a todas as esferas partidárias (federais, estaduais e municipais); • O sistema possibilitará a confecção da prestação de contas pelos partidos políticos, gerando automaticamente as informações das contas em meio magnético (disquete) e os demonstrativos contábeis, livros diário e razão a serem submetidos à Justiça Eleitoral.

  12. TSE Tribunal Superior Eleitoral Utilização de controle informatizado • A prática com o controle informatizado nos revelou que a metodologia do SPCE, com pequenos ajustes e adequações, possibilita a aferição de quaisquer prestação de contas, onde exista a necessidade de controle de receitas e de despesas, permitindo consultas e fornecendo, a qualquer tempo, informações gerenciais confiáveis.

More Related