1 / 4

O Primeiro Presidente da República “ Manuel de Arriaga ”

O Primeiro Presidente da República “ Manuel de Arriaga ”.

meadow
Download Presentation

O Primeiro Presidente da República “ Manuel de Arriaga ”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Primeiro Presidente da República“Manuel de Arriaga”

  2. Manuel José da Arriaga Brum da Silveira Peyrelongue, nasceu a 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, na ilha do Faial, e faleceu a 5 de Março de 1917, em Lisboa, com 77 anos. Estudou em Coimbra e conviveu com outros jovens intelectuais como, Antero de Quental, Eça de Queirós, entre outros. Foi por volta de 1863 que se revelaram as suas inclinações republicanas. Nessa mesma altura deu-se a ruptura com o pai, por este não lhe continuar a subsidiar os estudos, deixando então de usar o nome de família. Ao longo da sua vida, exerceu diversas funções como advocacia, professor de economia política, inglês, história universal, poeta e escritor. Foi também deputado pelo círculo da Madeira, vereador da câmara de Lisboa, reitor da Universidade de Coimbra. A 17 de Novembro de 1910, foi nomeado procurador-geral da república.

  3. Foi eleito Presidente da República aos 71 anos, pela Assembleia Nacional, constituinte eleita a 28 de Maio de 1911, que se reuniu a 24 de Agosto do mesmo ano para eleger o 1º Presidente da República, que deveria exercer o mandato até 5 de Outubro de 1915. Compareceram na Assembleia 217 deputados, 121 dos quais elegeram “Manuel de Arriaga”. Durante a sua presidência tenta a todo o custo conciliar as várias forças republicanas, mas o seu mandato é constantemente perturbado, inclusive pelas investidas de Paiva Couceiro para o restabelecimento da monarquia. O eclodir da Primeira Guerra Mundial não facilita o desempenho do seu cargo, e acaba por formar vários governos, sempre com grande dificuldade. O Parlamento acaba por fechar e o presidente da República é considerado fora da lei. Em 1915 a ditadura de Pimenta de Castro é derrubada pela Revolução Constitucionalista a 14 de Maio de 1915, o que leva Manuel de Arriaga a renunciar ao seu mandato doze dias mais tarde, a 26 de Maio de 1915, saindo do Palácio de Belém escoltado por forças da Guarda Republicana.

  4. Fim… Amilcar Henriques Esperança Antunes

More Related