1 / 20

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim. A Terra: orientação terrestre- Aula-14. Orientação terrestre. O rápido desenvolvimento de certas tecnologias Computadores velozes Aparelhos menores

Download Presentation

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Terra: orientação terrestre-Aula-14

  2. Orientação terrestre O rápido desenvolvimento de certas tecnologias Computadores velozes Aparelhos menores Proporcionam : comodidade, facilidade, segurança Bússola, foi considerada principal instrumento da navegação.

  3. Magnetismo Magnetismo é um ramo da ciência que estuda os materiais magnéticos, que possuem a capacidade de atrair ou repelir outros materiais. Tipo de pedra capaz de atrair ferro- ímãs Os trens eletromagnéticos

  4. Ímã Os ímãs são corpos de materiais ferromagnéticos que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos. Os ímãs são dipólos, ou seja, tem dois pólos.

  5. De que modo a Terra age como um ímã ? Em 1690 Sir William Gilbert, o físico da corte da Rainha Elizabeth, fez a impressionante descoberta de que a Terra age como um gigantesco ímã. Antes disso, todos tipos de explicações foram dadas para a propriedade da bússola de apontar para o norte.

  6. O núcleo da Terra é constituído por ferro e níquel líquidos, em altas temperaturas e, por estarem no estado líquido, circulam no interior da Terra por correntes de convecção, de modo que existem correntes elétricas circulando. O movimento dessas correntes provoca o aparecimento de um campo magnético na Terra.

  7. A intensidade do campo magnético pode variar de um lugar para outro, como também no mesmo local. Esse fato ocorre em razão da crosta terrestre ser constituída de inúmeros minerais, sendo o ferro o mais abundante de todos eles.

  8. Bússola Possui uma agulha magnetizada capaz de girar livremente em torno de um eixo perpendicular a ela. A bússola é um instrumento baseado em tecnologia simples e barata e tem como característica principal apontar para o Pólo Norte.

  9. Pontos cardeais • A necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço • Todos os meios de orientação, desde a utilização de astros e estrelas até o GPS (Sistema de Posicionamento Global) • Contribuíram com as navegações em busca de novas terras, com as rotas comerciais, guerras e muitas outras aplicações.

  10. Coordenadas geográficas • Para localizar qualquer lugar, na superfície terrestre. • É necessário usar duas indicações, uma letra e um número. • Temos que utilizar elementos de referência que nos permitam localizar com exatidão qualquer lugar da Terra.

  11. As coordenadas geográficas Baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre: • os paralelos são linhas paralelas ao equador, a própria linha imaginária do equador é um paralelo, • os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180° eles vão do Polo Norte ao Polo Sul e cruzam com os paralelos, • convencionou-se que o meridiano de Greenwich, na Inglaterra, fosse o meridiano principal.

  12. Latitude Latitudes ou paralelos são as linhas paralelas ao Equador e marcam a distância entre os polos. • Partem do Equador (0º) até 90º ao norte e ao sul. Por convenção internacional, servem para determinar as zonas quentes, temperadas e glaciais da superfície do planeta. • Os paralelos mais importantes são o trópico de Câncer e o círculo polar ártico, ao norte, e o trópico de Capricórnio e o círculo polar antártico, ao sul.

  13. Longitude Longitudes ou meridianos são as linhas que partem do meridiano de Greenwich (Londres) (0º) – desde 1884 adotado por um acordo internacional como meridiano de origem. São usados para determinar os fusos horários ao longo do globo terrestre.

  14. Fusos horários • 24 faixas situadas entre os meridianos da Terra. • Estão distribuídas em intervalos de aproximadamente 15º. • Corresponde ao ângulo que a Terra gira em uma hora. • De um fuso a outro, deve-se aumentar (a leste) ou diminuir (a oeste) uma hora no relógio. • Os minutos e os segundos continuam os mesmos.

  15. Fusos horários

  16. Horário de verão • Prática adotada em vários países do mundo para economizar energia elétrica. • Consiste em adiantar os relógios em uma hora durante o verão nos lugares onde, nessa época do ano, a duração do dia é significativamente maior que a da noite. • Com isso, o momento de pico de consumo de energia elétrica é retardado em uma hora.

  17. Curiosidades do horário de verão Em Azul: Regiões que adotam horário de verão Em Laranja: Já adotaram e não adotam mais Em Vermelho: Nunca adotaram

  18. Curiosidades do horário de verão O primeiro a ter a ideia de adiantar o relógio de maneira artificial, através de lei, foi o famoso inventor americano Benjamin Franklin, em 1784. Na época a intenção era economizar cera de vela já que ainda não havia sido inventada a lâmpada elétrica. Naquele primeiro momento a ideia não foi aceita, sendo o primeiro horário de verão adotado, realmente, na Alemanha durante a primeira guerra mundial.

  19. Curiosidades do horário de verão • No Brasil foi adotado pela primeira vez em 1931 com vários períodos de ausência. • A partir de 1985 vem sendo adotado anualmente. • Inicialmente em todo o Brasil, atualmente adotam: Centro-oeste, sudeste, sul, e Tocantins (norte).

  20. Curiosidades do horário de verão • Vantagens econômicas devida a possibilidade da economia de energia. • Quem é contra, fala da alteração do relógio biológico das pessoas e dos prejuízos à saúde que pode ocasionar. • Citam também os problemas de segurança, já que saindo de casa mais cedo, as vezes ainda sem luz do dia é um convite ao aumento dos assaltos.

More Related