O CONSELHO  DE EDUCA  O ESCOLAR IND GENA E O ENSINO SUPERIOR IND GENA EM MATO GROSSO

O CONSELHO DE EDUCA O ESCOLAR IND GENA E O ENSINO SUPERIOR IND GENA EM MATO GROSSO PowerPoint PPT Presentation


  • 107 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Download Presentation

O CONSELHO DE EDUCA O ESCOLAR IND GENA E O ENSINO SUPERIOR IND GENA EM MATO GROSSO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


1. O CONSELHO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O ENSINO SUPERIOR INDÍGENA EM MATO GROSSO

2. O que é o conselho indígena? É um órgão consultivo deliberativo, de assessoramento a SEDUC, aos municípios e as escolas indígenas de Mato Grosso.

4. Criação: DECRETO GOVERNAMENTAL Nº 265/DE 20/07/1995 – LOPEB – Composição: Representantes de órgãos e entidades públicas, organizações não governamentais e governamentais. Representações indígenas regionais de Mato Grosso.

5. ATUAÇÃO: Assessorar as escolas indígenas estaduais e municipais. Orientar SEDUC e SEMECs nas políticas, na elaboração do PPP. Referendar as políticas educacionais que defende os princípios da EEI. Constitui como órgão consultivo, deliberativo do sistema de ensino para a educação escolar indígena. Acompanhar as ações no planejamento, elaboração e implementação de políticas da SEDUC.

6. ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR INDÍGENA O CEI articula nas reuniões ordinárias a criação uma COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL com a finalidade de elaborar o anteprojeto de formação de professores indígenas no ensino superior indígena com a participação da Universidade Federal de Mato Grosso e da Universidade Estadual de Mato Grosso, em l996.

8. O Conselho de Educação Escolar Indígena como espaço político, de representação e e articulação entre os povos indígenas e as esferas governamentais, foi a ponte institucional no diálogo com o governo e os povos indígenas.

9. Em l997 em reunião ordinária entrega ao governador da época o primeiro projeto de formação de professores indígenas do país. Foi um marco na história da educação escolar indígena de Mato Grosso e do Brasil. A partir daí, surgem os primeiros cursos de formação do país, e MT se torna pioneiro nesta modalidade de formação.

11. Desde a sua criação até os dias atuais o Conselho desenvolveu assuntos de demanda importantes como a formação inicial e continuada dos professores indígenas, priorizando os próprios formadores indígenas capacitados em suas comunidades, ocorrendo em serviço concomitantemente à escolarização. Para tanto, alguns aspectos foram decisivos na elaboração das políticas.

13. O trabalho do CEI tem impactos nas Comunidades e nas escolas indígenas. - no aspecto pedagógico; - no político; - na infraestrutura; - na atuação dos seus membros; - no diálogo com as universidades; - na formação dos professores indígenas; - na criação das organizações indígenas: OPRIMT E MAIWU; - nas conferencias da EEI.

16. A experiência do ensino superior indígena foi decisivo no avanço para outras conquistas, como a Faculdade Intercultural Indígena, e no campo da Gestão e de novos formadores. Os membros indígenas do CEI são egressos desta formação para a educação intercultural com fortalecimento na cultura, língua e tradição, porém mantendo o caráter de controle social que media as relações entre os povos indígenas e o governo para que seja compreendida o mundo indígena, o modo de viver de cada povo.

  • Login