1 / 18

Descobrindo a Filosofia Unidade 1

Descobrindo a Filosofia Unidade 1. Capítulo 1 – A experiência Filosófica Capítulo 2 – A consciência Mítica Capítulo 3 – O nascimento da Filosofia. Galatea das esferas – Salvador Dalí, 1952. Madame Zborowska de Amadeo Modigliani,1918. Mulher Chorando – Pablo Picasso, 1937.

masako
Download Presentation

Descobrindo a Filosofia Unidade 1

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Descobrindo a FilosofiaUnidade 1 Capítulo 1 – A experiência Filosófica Capítulo 2 – A consciência Mítica Capítulo 3 – O nascimento da Filosofia

  2. Galatea das esferas – Salvador Dalí, 1952

  3. Madame Zborowskade Amadeo Modigliani,1918

  4. Mulher Chorando – Pablo Picasso, 1937.

  5. Deleuze e Guatarri – O que é filosofia? Cosmo - Conhecido “Quando refletimos, procuramos ordenar nosso pensamento para nos proteger do caos, das ideias fugidias.” Caos - Desconhecido “Os homens não deixam de fabricar um guarda-sol... P. 12 Filosofando Em que sentido o artista instaura o caos? Que tipo de Caos?

  6. Capítulo 1 – A experiência FilosóficaNem sempre o Real é o que nos parece ser... A Queda fotografo Denis Darzacq – 2006 “Dançarinos Malabaristas de rua de Paris

  7. A arte propicia um olhar de estranheza diante de tudo que nos parece óbvio: A experiência filosófica pressupõe constante disponibilidade para se SURPREENDER e INDAGAR. O que é um filósofo? (Sponville) É alguém que pratica a filosofia, em outras palavras, que se serve da razão para tentar pensar o mundo e sua própria vida, a fim de se aproximar da sabedoria ou da felicidade. E isso se aprende na escola? Tem ser aprendido, já que ninguém nasce filósofo e já que a filosofia é, antes de mais nada, um trabalho. Tanto melhor, se ele começar na escola. O importante é começar, e não parar mais. Nunca é cedo demais nem tarde demais para filosofar dizia Epicuro [....]. Digamos que só é tarde demais quando já não é possível pensar de modo algum. Pode acontecer. Mais um motivo para filosofar sem tardar.

  8. PERGUNTAS! QUESTIONS! • Só pensa e reflete quem filosofa? • Que tipo de pensar é esse do filósofo? “Pensar nossos pensamentos e ações.” – Experiência Filosófica • Qual o sentido desses pensamentos e ações? • Tirinha da Mafalda • Pragmatismo – resposta utilitária, imediata

  9. 2 - A filosofia de vida “Não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque o pensar é próprio do homem como tal.” Antonio Gramsci – Filósofo Italiano. Todo então é Filósofo? Reflexão filosófica (conceitos e argumentos rigorosos) x Filosofia de vida (bom senso) Mas as questões/indagações filosóficas permeiam a vida de todos nós!

  10. SENSO COMUM SENSO CRÍTICO CRÍTICA COLOCAR EM CRISE PARTO DE IDEIAS IRONIA SÓCRATES “Só sei que nada sei.”

  11. Atitude Filosófica diante da vida começa com: • perguntar o que a coisa, ou o valor, ou a idéia, é. A Filosofia pergunta qual é a realidade ou natureza e qual é a significação de alguma coisa, não importa qual; • perguntar como a coisa, a idéia ou o valor, é. A Filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma idéia ou um valor; • perguntar por que a coisa, a idéia ou o valor, existe e é como é. A Filosofia pergunta pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma idéia, de um valor. (Convite à filosofia de Marilena Chauí, p.11)

  12. 3 – Para que serve a Filosofia? • Olhar diferente: “ao tornar-se capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e ações que ele desencadeia, o indivíduo abre-se para a mudança. • Perigosa! Cuidado Status Quo! Filosofia a vista! • Texto Marilena • Para refletir – Página 17 do livro!

  13. 4 – Informação, Conhecimento e Sabedoria As concepções da verdade • Grego, latim e hebraico Aletheia se refere ao que as coisas são; veritas se refere aos fatos que foram;emunahse refere às ações e as coisas que serão. A nossa concepção da verdade é uma síntese dessas três fontes e por isso se refere às coisas presentes (como na aletheia), aos fatos passados (como na veritas) e às coisas futuras (como na emunah). Também se refere à própria realidade (como na aletheia), à linguagem (como na veritas) e à confiança-esperança (como na emunah).

  14. Leiam agora o tópico 4, página 17 e conceituem no caderno: INFORMAÇÃO CONHECIMENTO SABEDORIA Texto página 17 - Leitura

  15. 5 – É possível definir filosofia? • Etimologia! Filosofia= philos + sophia Philos (amor, amizade) Sophia (saber, sabedoria) Amor à Sabedoria ou amizade pelo saber.

  16. O Processo do Filosofar • Processo “contínuo”, permanente de reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade.E como se dá esse processo? De maneira: • Radical = ir à raiz do problema • Rigorosa = coerente, sem ambiguidades e conceitualmente bem definida. • De Conjunto = examina os problemas relacionando os diversos aspectos entre si.

  17. 6 – Um Filósofo Sócrates (470 – 399 a. C.) Método Socrático Ironia (ação de perguntar, fingindo ignorar) Maiêutica (Parto de Ideias. A maiêutica centra-se na investigação dos conceitos. Sócrates faz novas perguntas para que seu interlocutor possa refletir. Portanto não ensina, mas o faz descobrir que já sabia.)

  18. “Só sei que nada sei” ? A Filosofia é a procura, mas não a posse, da verdade.

More Related