BIOS
Download
1 / 9

BIOS - PowerPoint PPT Presentation


  • 74 Views
  • Uploaded on

BIOS. Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' BIOS' - martha-sanford


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

BIOS

Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída


O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.Considerado o S.O da placa mãe.


O termo apareceu pela primeira vez no sistema operacional CP/M, descrevendo a parte do sistema carregada durante a inicialização, que lidava diretamente com o hardware


CP/M CP/M, descrevendo a parte do sistema carregada durante a inicialização, que lidava diretamente com o hardware

é um sistema operacional em disco desenhado para os processadores Intel 8080, Intel 8085 e Zilog Z80.


Intel 8080
INTEL 8080 CP/M, descrevendo a parte do sistema carregada durante a inicialização, que lidava diretamente com o hardware

O 8080 possuía um contador de programa de 16 bits o que resultava em uma capacidade de endereçamento de memória de 64kbytes mais 512 portas de entrada/saída, tinha 7 registradores de uso geral de 8 bits cada, instruções lógicas e aritméticas com modos de endereçamento direto, indireto e imediato, trabalhando a um clock inicial de 2MHz. Foi lançado em abril de 1974[1], contando com 4500 transistores em tecnologia LSI NMOS de 6 microns, sendo disponível em encapsulamento plástico ou cerâmico de 40 pinos


Quando o computador é ligado, o BIOS opera na seguinte sequência:

Verifica as informações armazenadas em uma minúscula memória RAM, que se localiza em um chip fabricado com tecnologia CMOS. A memória CMOS armazena informações relativas a configuração de hardware, que podem ser alteradas de acordo as mudanças do sistema. Essas informações são usadas pelo BIOS modificar ou complementar sua programação padrão, conforme necessário.


POST (Power- sequência:On Self-Test ou Autoteste de Partida), que são os diagnósticos e testes realizados nos componentes físicos (Disco rígido, processador, etc). Os problemas são comunicados ao usuário por uma combinação de sons (bipes) numa determinada seqüência e se possível, exibidos na tela. O manual do fabricante permite a identificação do problema descrevendo a mensagem que cada seqüência de sons representa.


Ativação de outros BIOS possivelmente presentes em dispositivos instalados no computador (ex. discos e placas de vídeo).

Descompactação para a memória principal. Os dados, armazenados numa forma compactada, são transferidos para a memória, e só aí descompactados. Isso é feito para evitar a perda de tempo na transferência dos dados.

Leitura dos dispositivos de armazenamento, cujos detalhes e ordem de inicialização são armazenados na CMOS.


ad