LEITURA COM COMPREENS O  DE PALAVRAS SUBSTANTIVADAS E A GENERALIZA  O DA LEITURA:  UM MANUAL DE ENSINO PARA PROFESSORES

LEITURA COM COMPREENS O DE PALAVRAS SUBSTANTIVADAS E A GENERALIZA O DA LEITURA: UM MANUAL DE ENSINO PARA PROFESSORES PowerPoint PPT Presentation


  • 323 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

O Programa de Ensino de Leitura.

Download Presentation

LEITURA COM COMPREENS O DE PALAVRAS SUBSTANTIVADAS E A GENERALIZA O DA LEITURA: UM MANUAL DE ENSINO PARA PROFESSORES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


1. LEITURA COM COMPREENSÃO DE PALAVRAS SUBSTANTIVADAS E A GENERALIZAÇÃO DA LEITURA: UM MANUAL DE ENSINO PARA PROFESSORES

2. É apresentado na forma de um manual para professores: “Como Ensinar seu Aluno a Ler com Compreensão” Foi desenvolvido com base no paradigma da equivalência de estímulos e no princípio da recombinação de unidade menores que as palavras.

3. Recombinação de unidades menores que as palavras É feita pelo procedimento de construção das palavras de acordo com o modelo (CRMTS) Propicia condições para a aquisição da leitura de palavras formadas pela recombinação das sílabas

4. Recombinação de sílabas e leitura de palavras de generalização GALO LOBO BOLO BOCA MACA MAPA TOCO MATO PATO

5. A novidade da proposta é a forma de programar os passos de ensino podem ser usados os mesmos materiais que os professores normalmente usam; o ensino pode ser individualizados ou em grupo; o programa pode ser adaptado a diversos conteúdos e ser usado durante uma parte do processo de alfabetização.

6. ensino das palavras feito de forma contextualizada, por exemplo , em histórias, fábulas, cantigas, contos do folclore, relatos de passeios, relacionados ou a um tema transversal proposto para o currículo ou a um tema de interesse dos alunos;

7. o programa é organizado em passos, os quais devem ser ajustados ao ritmo dos alunos, aos seus interesses e a aspectos relacionados com a variedade sociolingüística (aspectos culturais, geográficos, profissionais etc).

8. Materiais

10. Composta pelos Passos 1 a 9, para os quais sugere-se o ensino de uma palavra por passo. A cada dois passos é contada uma estória nova. No Passo 10 é proposta a avaliação da aprendizagem de leitura com compreensão.

11. Tabela 1. Palavras de ensino para os Passos 1 a 9 e de generalização sugeridas para o teste de leitura com compreensão do Passo 10.

12. Ensino das palavras GALO e LOBO

13. O lobo na fazenda

14. Aula de Pintura

15. Procedimento de Ensino Recontar a estória; “Vamos aprender a palavra Galo”; “Repitam: Galo”; “Peguem um cartão com a palavra Galo”; Conferir as respostas e elogiar o acerto; Escrever na lousa a palavra com letra manuscrita; Repetir a tarefa.

16. Procedimento de ensino Construir da palavra com letras diante da palavra impressa. Repetir a tarefa.

17. Procedimento de avaliação Ler a palavra impressa;

18. Procedimento de Ensino Recontar a estória; Hoje vamos aprender a palavra Lobo”; “Repitam a palavra”; “Peguem um cartão com a palavra Lobo”; Conferir as respostas e elogie o acerto; Escrever na lousa a palavra com letra manuscrita; Repetir a seqüência de tarefas.

19. Procedimento de ensino Construir a palavra com letras, diante da palavra impressa. Repetir a tarefa.

20. Procedimento de avaliação Ler a palavra impressa; Escolher a palavra impressa diante da figura; Escolher a figura diante da palavra impressa;

21. Procedimento de avaliação Construir a palavra com letras diante da figura; Construir a palavra com letras diante da palavra oralizada; Reaplicar da seqüência de tentativas anteriores.

23. Ensino das palavras BOLO e BOCA

24. Quem comeu o bolo?

26. Ensino das palavras MACA e MAPA

27. O mapa da maca

29. Ensino das palavras TOCO, MATO, PATO

31. Procedimento de avaliação Palavras de Ensino: GALO, LOBO, BOLO, BOCA, MACA, MAPA, TOCO, MATO, PATO Palavras de generalização: BOBO, CABO, BOTO, GATO, MAGA, COCO, CACO, PATA, CALO, TACO

35. PROCEDIMENTO ADICIONAL Apresente o cartão-modelo grande com a palavra impressa, por exemplo, LOBO. Diga esta é a palavra LOBO. Peça aos alunos para repetirem o nome da palavra. Apresente a sílaba LO e diga “LO”. Apresente a sílaba BO e diga “BO”. Repita mais uma vez a palavra de forma escandida (“LO” – “BO”), apresentando as sílabas e peça para eles repetirem. Mostre que colocando primeiro o LO e depois o BO a palavra LOBO é formada.

36. Etapa 2 Composta por 12 passos; Ensino de uma palavra por passo; Sugere-se a introdução gradual de palavras cujos grafemas tenham valores dependentes da posição, do acento de intensidade e da posição na palavra.

38. Ensino das palavras PIPA, CAPA, PIPOCA

40. Ensino das palavras POTE, TETO, MAGO

42. Ensino das palavras VELA, LAGO, FADA

44. Ensino das palavras LATA,GOTA, TAPETE

46. Composta por 12 passos; Sugere-se a introdução de palavras formadas por uma sílaba e por quatro sílabas; palavras com acentos agudo e circunflexo; Continuidade na inserção de grafemas cuja pronúncia é diferente, dependendo do contexto ou da posição na palavra.

48. Etapa 4 Formada, também, por 12 passos. Sugere-se o ensino de duas palavras por passo. Na descrição da Etapa 4 não são mais apresentadas estórias ou outro tipo de texto para os passos de ensino. Espera-se que o professor tenha aprendido a fazê-lo.

50. Atividades Complementares

54. Cruzadinha

57. O objetivo do estudo foi o de investigar se o Programa de Ensino de Leitura é adequado para ser aplicado por professores em situação coletiva. Desenvolvidos em duas escolas da periferia da cidade de Londrina

58. MÉTODO Participantes Três professoras e três turmas de alunos de Educação Infantil: Turma 1 - 12 alunos (4 a 5 anos) Turma 2 - 14 alunos (5 a 6 anos) Turma 3 - 6 alunos (5 a 6 anos)

59. MÉTODO Materiais Manual “Como Ensinar seu Aluno a Ler com Compreensão”(Haydu, 2005). Apostila - texto montado para as professoras, com os princípios da análise do comportamento. Materiais dos alunos - Letras do alfabeto arábico feitas de EVA e cartões de EVA com palavras impressas e figuras correspondentes a essas palavras.

60. Procedimento Quatro Fases: Fase 1 - Pré-teste de leitura com os alunos (20 palavras) e registro do comportamento das professoras em nível operante. Fase 2 - Encontros com as professoras para apresentação e discussão do Programa de Ensino. Fase 3 - Aplicação pelas professoras com acompanhamento da pesquisadora do Programa de Ensino. Fase 4 - Pós-teste de leitura com os alunos e avaliação do Programa pelas professoras.

62. Turma 1 12 alunos (4 a 5 anos) Foram ensinadas as Etapas 1 e 2 do Manual Etapa 1: Palavras de ensino: GALO, LOBO, BOLO, BOCA, MACA, MAPA, TOCO, MATO, PATO Palavras de generalização: BOBO, CABO, BOTO, GATO, MAGA, COCO, CACO, PATA, CALO, TACO Etapa 2: Palavras de ensino: PIPA, CAPA, PIPOCA, POTE, TETO, MAGO, VELA, LAGO, FADA, LATA, GOTA, TAPETE Palavras de generalização: FACA, TELA, MALA, GOMA, PICO, MACACO, TALA, GAVETA, PITO, TOMATE

63. Porcentagens de acertos no Pré-teste de nomeação de Palavras de Ensino

64. Porcentagens de acertos no teste Palavras de Ensino

65. Porcentagens de acertos no teste Palavras de Generalização

66. Porcentagens de acertos no Pós-teste de nomeação de Palavras de Ensino

67. Porcentagens de acertos no Pós-teste na nomeação de Palavras de Generalização

68. Turma 2 14 alunos (5 a 6 anos) Foram ensinadas as Etapas 1 e 2 do Manual Etapa 1: Palavras de ensino: GALO, LOBO, BOLO, BOCA, MACA, MAPA, TOCO, MATO, PATO Palavras de generalização: BOBO, CABO, BOTO, GATO, MAGA, COCO, CACO, PATA, CALO, TACO Etapa 2: Palavras de ensino: PIPA, CAPA, PIPOCA, POTE, TETO, MAGO, VELA, LAGO, FADA, LATA, GOTA, TAPETE Palavras de generalização: FACA, TELA, MALA, GOMA, PICO, MACACO, TALA, GAVETA, PITO, TOMATE

69. Porcentagens de acertos no Pré-teste de nomeação de Palavras de Ensino

70. Porcentagens de acertos no Teste 2 Palavras de Ensino

71. Porcentagens de acertos no Teste 2 Palavras de Generalização

72. Porcentagens de acertos no Pós-teste de nomeação de Palavras de Ensino

73. Porcentagens de acertos no Pós-teste na nomeação de Palavras de Generalização

74. Turma 3 6 alunos (5 a 6 anos) Foi ensinada a Etapas 1 Manual Etapa 1: Palavras de ensino: GALO, LOBO, BOLO, BOCA, MACA, MAPA, TOCO, MATO, PATO Palavras de generalização: BOBO, CABO, BOTO, GATO, MAGA, COCO, CACO, PATA, CALO, TACO

75. Porcentagens de acertos no Pré-teste na nomeação de Palavras de Generalização

76. Porcentagens de acertos no Teste 2 Palavras de Ensino

77. Porcentagens de acertos no Teste 2 Palavras de Generalização

78. Porcentagens de acertos no Pós-teste na nomeação de Palavras de Ensino

79. Porcentagens de acertos no Pós-teste na nomeação de Palavras de Generalização

80. Discussão A comparação dos resultados dos três estudos demonstrou que a repetição do treino das etapas em que os alunos não apresentaram índice altos na primeira aplicação do procedimento é muito importante para a aquisição da leitura com compreensão. Os três estudos permitiram fazer alguns ajustes no texto do manual (Haydu, 2005), tornando-o mais apropriado para publicação. Na maioria dos estudos de ensino de leitura baseados no paradigma da equivalência de estímulos são os experimentadores que aplicam um programa de ensino, com exceção do estudo de Medeiros (1998). Estas duas pesquisas demonstraram que a tecnologia pode ser usada pelos professores em contexto coletivo.

81. Conclusão O Programa de Ensino mostrou ser adequado para o ensino de leitura com compreensão de palavras substantivadas à alunos da Educação Infantil. O manual de Haydu (2005) mostrou ser uma forma adequada de instrumentalizar professores a utilizarem os recursos derivados do paradigma da equivalência de estímulos como tecnologia para o ensino em situação coletiva.

  • Login