1 / 59

TEXTO,COES O E COER NCIA

marge
Download Presentation

TEXTO,COES O E COER NCIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. TEXTO,COESÃO E COERÊNCIA PROFESSORA LÚCIA BRASIL

    2. O QUE É UM TEXTO?

    3. Texto: não é uma simples sequência de frases isoladas, mas uma unidade linguística com propriedades estruturais específicas. Texto: unidade básica de manifestação da linguagem. O que o define não é sua extensão mas o fato de que ele é uma unidade de significação em relação à situação. É o lugar, o centro comum que se faz no processo de interação entre falante e ouvinte, autor e leitor.

    6. ELEMENTOS RESPONSÁVEIS PELA TEXTUALIDADE Coesão; Coerência; Informatividade; Situacionalidade; Intertextualidade; Intencionalidade; Aceitabilidade.

    9. COESÃO TEXTUAL A coesão textual ocorre quando a interpretação de um elemento no discurso é dependente da de outro. Um pressupõe o outro. O filho desobedeceu à mãe e se deu mal. Trata-se de uma relação semântica, realizada por meio do sistema léxico-gramatical, que dá maior legibilidade ao texto. Ela sabia que isso iria acontecer com ele.

    35. COERÊNCIA

    36. COERÊNCIA É o resultado da articulação das ideias de um texto; é a estrutura lógico-semântica que faz com que numa situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.

    47. COERÊNCIA SEM COESÃO Olhar fito no horizonte. Apenas o mar imenso. Nenhum sinal de vida humana. Tentativa desesperada de recordar alguma coisa. Nada.

    49. COESÃO SEM COERÊNCIA Fui à praia me bronzear porque estava nevando e, quando isso ocorre, o calor aumenta, o que faz com que sintamos frio.

    50. INCOERÊNCIA NA DISSERTAÇÃO “ O verdadeiro amigo não comenta sobre o próprio sucesso quando o outro está deprimido.Para distraí-lo,conta-lhe sobre seu prestígio profissional,conquistas amorosas e capacidade de sair-se bem das situações.Isso, com certeza, vai melhorar o estado de espírito do infeliz”.

    51. INCOERÊNCIA NA NARRAÇÃO: “ O quarto espelha as características de seu dono:um esportista, que adorava a vida ao ar livre e não tinha o menor gosto pelas atividades intelectuais.Por toda a parte, havia sinais disso:raquetes de tênis,prancha de surf,equipamento de alpinismo, skate,um tabuleiro de xadrez com as peças arrumadas sobre uma mesinha, as obras completas de Shakespeare”.

    52. Coerência semântica Coerência sintática Coerência estilística Coerência pragmática

    53. Coerência Semântica Refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases em sequência; a incoerência aparece quando esses sentidos não combinam,ou quando são contraditórios. Ex:...ouvem-se vozes exaltadas para onde correram muitos fotógrafos e telegrafistas para registrarem o fato.

    54. Coerência Sintática Refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência semântica: conectivos, pronomes etc. Ex: Então as pessoas que têm condições procuram mesmo o ensino particular.Onde há métodos, equipamentos e até professores melhores.

    55. Coerência Estilística Esse tipo de coerência não chega na verdade, a perturbar a interpretabilidade de um texto;é uma noção relacionada à mistura de registros linguísticos.É desejável que quem escreve ou lê se mantenha num estilo relativamente uniforme. Ex: Prezado Antônio, Neste momento quero expressar meus profundos sentimentos por sua mãe ter batido as botas.

    56. Coerência Pragmática Refere-se ao texto visto como uma sequência ,é preciso que os atos de fala se realizem de forma apropriada,isto é, cada interlocutor, na sua vez de fala,deve conjugar o seu discurso ao ato do seu ouvinte. Exemplo: a) Você pode me dizer onde fica a Rua Alice? b) O ônibus está muito atrasado hoje.

More Related