1 / 30

Ser jovem hoje e aqui

Ser jovem hoje e aqui. “Como é ser jovem hoje e aqui?”. Nos nossos dias. Em Portugal. O que é a “juventude”, em termos sociológicos?. Condição social definida em termos etários, entre a idade x – y, intervalo oscila consoante vários factores.

mandar
Download Presentation

Ser jovem hoje e aqui

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ser jovem hoje e aqui

  2. “Como é ser jovem hoje e aqui?” Nos nossos dias Em Portugal

  3. O que é a “juventude”, em termos sociológicos? Condição social definida em termos etários, entre a idade x – y, intervalo oscila consoante vários factores. Fase do ciclo de vida entre a infância e a idade adulta, marcada por diversos processos de transição

  4.  Jovens em Portugal no contexto Europeu  Os dados quantitativos obtidos foram recolhidos através de pesquisa na internet no site EUROBAROMETRO

  5. Jovens em Portugal no contexto europeu  Principais razões para os jovens sairem cada vez mais tarde das casas dos pais Fonte: “Young Europeans – A survey among young people aged between 15-30 in the European Union”, Flash Eurobarometer, European Commission, 2007.

  6.  Dificuldades em encontrar o primeiro trabalho Fonte: “Young Europeans – A survey among young people aged between 15-30 in the European Union”, Flash Eurobarometer, European Commission, 2007.

  7. Jovens em Portugal no tempo  Os dados quantitativos obtidos para a construção de séries cronológicas, foram recolhidos através de pesquisa na internet no site do INE

  8. Taxas de escolarização, segundo o ano censitário

  9. Taxas de escolarização da população jovem (15-29), por grau de instrução, segundo o ano censitário

  10. Taxas de desemprego

  11.  Idade média do primeiro casamento

  12.  Jovens portugueses hoje  Os dados qualitativos obtidos foram recolhidos através da técnica de entrevista semi-directiva a quatro entrevistados (N=4);

  13. Criterios de selecção da amostra A amostra foi construída segundo três critérios de variação: idade (entre os 16 e os 26 anos), género (2 rapazes e 2 raparigas) escolaridade (2 frequentadores do ensino superior e 2 com o ensino obrigatório)

  14. Grelha de análise de conteúdos das entrevistas As entrevistas foram sujeitas a uma grelha de análise de conteúdo segundo as várias dimensões de análise, tais como a caracterização social dos entrevistados, a escola, o trabalho, a residência, a família, os problemas pessoais e a opinião sobre a juventude.

  15. Resultados

  16. Conclusão  A condição juvenil hoje, em Portugal, é cada vez mais prolongada; Um dos principais factores de prolongamento da condição juvenil evidenciado no nosso estudo são as difuldades de entrada dos jovens no mercado de trabalho, sendo esta a etapa para a idade adulta por eles mais valorizada;  Ter um percurso escolar mais ou menos longo e qualificado afecta de maneira diferente as expectativas, ambições e projectos de vida dos jovens. A este respeito ainda encontramos algum grau de reprodução social entre pais e filho, ou seja, os filhos tendem a seguir os graus de qualificação dos pais; Ao contrário da tendência muitas vezes descrita pelos adultos, a vida dos jovens na sociedade de hoje, em Portugal, não é mais fácil do que antigamente. Os jovens de hoje e de aqui enfrentam um futuro incerto, defrontando-se nos seus percursos de vida com um emaranhado de opções e dificuldades.

  17. Autoria: Andreia Roberto Carlos Faria Carmen Geraldes Joana Rocio

  18. Agradecimentos Queríamos agradecer especialmente, e em primeiro lugar, ao sociólogo Vítor Ferreira que sempre se mostrou prestável e compreensivo, e que esteve connosco durante esta árdua semana de trabalho, revelando-nos os desígnios da Sociologia. A ele deixamos um “MUITO OBRIGADO” e pedimos desculpa pelos nossos erros e falhas!!! De todo o grupo: Muito Obrigado!!!

  19. … queremos agradecer também a toda a equipa do ICS, que tão bem nos acolheu durante toda esta semana, a todos, e em especial à Cláudia, expressamos a nossa gratidão pelo carinho que nos deram… A toda a equipa: Obrigado!!!

More Related