1 / 33

EQUILÍBRIO QUÍMICO

EQUILÍBRIO QUÍMICO. EQUILÍBRIO QUÍMICO. O que é equilíbrio químico? Quais são os aspectos qualitativos e quantitativos mais importantes?. Propriedades de Um Equilíbrio. Sistemas em equilíbrio são: DINÂMICOS (em movimento constante) REVERSÍVEIS Podem ser atingidos de qualquer direção.

maj
Download Presentation

EQUILÍBRIO QUÍMICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EQUILÍBRIO QUÍMICO

  2. EQUILÍBRIO QUÍMICO • O que é equilíbrio químico? • Quais são os aspectos qualitativos e quantitativos mais importantes?

  3. Propriedades de Um Equilíbrio Sistemas em equilíbrio são: • DINÂMICOS (em movimento constante) • REVERSÍVEIS • Podem ser atingidos de qualquer direção Rosa para azul Co(H2O)6Cl2Co(H2O)4Cl2 + 2 H2O Azul para rosa Co(H2O)4Cl2 + 2 H2O Co(H2O)6Cl2

  4. Dinamismo do Equilíbrio • Equilíbrio – dois processos opostos que ocorrem com velocidades iguais, em movimento constante Velocidade da reação direta Velocidade da reação inversa = A Velocidade da mulher é igual à Velocidade da esteira, em sentido oposto Tanto a esteira quanto a mulher continuam se movendo, mas macroscopicamente o sistema não se altera

  5. Dinamismo do Equilíbrio Velocidade da reação direta = Velocidade da reação inversa i A  B d H2O(s) H2O(l)  H2O(g) I2(H2O)  I2(CCl4) Co(H2O)4Cl2 + 2 H2O Co(H2O)6Cl2 CO(g) + 2 H2(g)  CH3OH(g)

  6. Fe(H2O)63+ + SCN- Fe(SCN)(H2O)53+ + H2O Equilíbrio QuímicoFe3+ + SCN- FeSCN2+  + 

  7. Equilíbrio QuímicoFe3+ + SCN- FeSCN2+  • Após um certo tempo, as concentrações de reagentes e produtos se tornam constantes, mas não necessariamente iguais. • As reações direta e inversa continuam depois de atingido o estado de equilíbrio.

  8. Exemplos de Equilíbrios Químicos Formação de estalactites e estalagmites CaCO3(s) + H2O(liq) + CO2(g) Ca2+(aq) + 2 HCO3-(aq) 

  9. Reversibilidade no Equilíbrio Químico • Tecnicamente, todas as reações químicas são um equilíbrio, ou seja, não se completa. Mas quando a concentração de reagentes ou produtos é MUITO BAIXA, diz-se que a reação aconteceu completamente. Exemplo: H+(aq) + OH-(aq) H2O(l) H+(aq) + OH-(aq) H2O(l)

  10. Reversibilidade no Equilíbrio Químico • Teoria das Colisões: Quando 2 moléculas A e B colidem uma com a outra numa orientação apropriada e com suficiente energia, elas podem reagir formando novas moléculas, os produtos C e D. • O diagrama de energia potencial para esta colisão, supostamente exotérmica, pode ser apresentado como:

  11. Complexo Ativado Energia Potencial Reagentes A + B DH Produtos C + D

  12. Reversibilidade no Equilíbrio Químico • A partir de um momento, quantidades significativas de C e D são formadas, e sua concentração começa a aumentar. Torna-se inevitável que uma molécula de C colida com uma de D. Se esta colisão ocorrer com energia e orientação adequadas, elas podem reagir e formar novamente as moléculas originais A e B. • Este evento, supostamente endotérmico, apresenta o seguinte diagrama de energia potencial:

  13. Complexo Ativado Energia Potencial Reagentes A + B DH Produtos C + D

  14. Reversibilidade no Equilíbrio Químico • Qualquer reação que ocorra em extensão significativa tanto nos sentidos direto como inverso é chamada de reação reversível: A + B C + D

  15. Aspectos Quantitativos do Equilíbrio Químico • CONSTANTE DE EQUILÍBRIO Suponha que a reação a seguir ocorra de forma elementar em ambos os sentidos e que inicialmente apenas A e B estejam presentes no vaso de reação. a A + b B c C + d D

  16. A CONSTANTE DE EQUILÍBRIO A , B Inicialmente, Velocidade da Reação: Velocidade da reação direta Inicialmente C e D não estão presentes, ou seja, não há reação inversa. Há apenas a reação direta:

  17. A CONSTANTE DE EQUILÍBRIO A , B , C , D Após um certo tempo, a concetração de C e D cresce e a reação inversa começa a acontecer também: Velocidade da Reação: Velocidade da Reação Inversa Conforme a reação prossegue, as concentrações de A e B caem, ao passo que as de C e D aumentam. As velocidades das reações direta e inversa seguem o seguinte comportamento:

  18. A CONSTANTE DE EQUILÍBRIO Quando as velocidades se tornam iguais, as concentrações de A, B, C e D não mais mudam no tempo. Atingiu-se o equlíbrio químico.No entanto, lembre-se que ao nível molecular tanto a reação direta quanto a inversa continuam ocorrendo, pois o equilíbrio é dinâmico, só que ocorrem continuamente na mesma velocidade.

  19. Para o exemplo realizado na lousa e para uma formulação mais completa, levando-se em conta a lei de ação das massas: A CONSTANTE DE EQUILÍBRIO Se K é conhecida, pode-se prever as concentrações de reagentes ou produtos.

  20. Determinação de K 2 NOCl(g) 2 NO(g) + Cl2(g) Coloque 2,00 mol de NOCl em um frasco de 1,00 L. No equilíbrio você encontra 0,66 mol/L de NO. Calcule K. Solução Construa uma tabela de concentrações [NOCl] [NO] [Cl2] Inicial 2,00 0 0 Variação Equilíbrio 0,66

  21. Determinação de K 2 NOCl(g)  2 NO(g) + Cl2(g) Coloque 2,00 mol de NOCl em um frasco de 1,00 L. No equilíbrio você encontra 0,66 mol/L de NO. Calcule K. Solução Construa uma tabela de concentrações [NOCl] [NO] [Cl2] Inicial 2,00 0 0 Variação -0,66 +0,66 +0,33 Equilíbrio 1,34 0,66 0,33

  22. Determinação de K 2 NOCl(g)  2 NO(g) + Cl2(g) [NOCl] [NO] [Cl2] Inicial 2,00 0 0 Variação -0,66 +0,66 +0,33 Equilíbrio 1,34 0,66 0,33

  23. Determinação de K Exemplos Escreva as expressões de constante de equilíbrio para as seguintes reações:

  24. Relações Envolvendo a Constante de Equilíbrio • A reversão de uma reação causa a inversão de K. • A multiplicação dos coeficientes por um fator comum eleva a constante de equilíbrio à potencia correspondente. • A divisão dos coeficientes por um fator comum leva à raiz correspondente da constante de equilíbrio.

  25. N2O(g) + ½O2 2 NO(g) Kc= ? [N2O] = N2(g) + ½O2 N2O(g) Kc(2)= 2,7x10-18 [N2][O2]½ [NO]2 N2(g) + O2  2 NO(g) Kc(3)= 4,7x10-31 = [N2][O2] [NO]2 [NO]2 [N2][O2]½ 1 Kc= = Kc(3) = = 1,7x10-13 [N2O][O2]½ [N2][O2] [N2O] Kc(2) Combinando Expressões de Constante de Equilíbrio

  26. Gases: A constante de Equilíbrio, KP • Misturas de gases são soluções, da mesma forma que os líquidos. • Use KP, baseado nas pressões parciais dos gases.

  27. Líquidos e Sólidos Puros • As expressões das constantes de equilíbrio não têm termos de concentração para fases líquidas ou sólidas de um determinado componente (isto é, sólidos ou líquidos puros). C(s) + H2O(g)  CO(g) + H2(g) PCOPH2 [CO][H2] Kc = e Kp = [H2O]2 PH2O2

  28. Escrevendo e Manipulando Expressões de K Sólidos NUNCA aparecem em expressões de equilíbrio. S(s) + O2(g)  SO2(g)

  29. Queima de Calcário CaCO3(s)  CaO(s) + CO2(g) Kc = [CO2] KP = PCO2(RT)

  30. Escrevendo e Manipulando Expressões de K Sólidos NUNCA aparecem em expressões de equilíbrio. NH3(aq) + H2O(liq) NH4+(aq) + OH-(aq)

  31. O Significado de K 1. Podemos dizer se a reação é reagente- ou produto-favorecida. Para N2(g) + 3 H2(g)  2 NH3(g) Conc. de produtos é muito maior que a de reagentes no equilíbrio. A reação é fortemente produto-favorecida.

  32. O Significado de K Para AgCl(s)  Ag+(aq) + Cl-(aq) Kc = [Ag+] [Cl-] = 1,8 x 10-5 Conc. de produtos é muito menor que a de reagentes no equilíbrio. A reação é fortemente reagente-favorecida.

  33. Produto- ou Reagente- Favorecida Produto-favorecida Reagente-favorecida

More Related