1 / 26

A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 33 2008. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB ATUADORES. ATUADOR DE MARCHA LENTA. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC.

Download Presentation

A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A AULA COMEÇARÁ EM BREVE A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

  2. AULA TÉCNICA 33 2008 INSTRUTOR: SCOPINO

  3. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS:IAW 4SF e IAW 4AFBATUADORES ATUADOR DE MARCHA LENTA SCOPINO TREINAMENTOS

  4. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

  5. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

  6. Já tivemos aula sobre: ELETROINJETORES. Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB ATUADORES DE MARCHA LENTA.

  7. DIAGRAMAÇÃO INTERRUPTOR DE ÓLEO * E C U IAW 4SF 4AFB REDE CAN SONDA LAMBDA * ACELERADOR ELETRÔNICO * ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO * 04 INJETORES * PRESSOSTATO A/C * BOBINAS 1 e 2 INTERRUPTOR DE FREIO * CANISTER ELETROVENTILADOR POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * ATUADOR DE M. LENTA * VSS – VELOCIDADE * RELÉ BOMBA * MAP+TEMPERATURA DO AR * AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 IMOBILIZADOR

  8. ATUADORES DE MARCHA LENTA NO NOVO PÁLIO DA FIAT, TEMOS DOIS TIPOS DE CONTROLES EFETUADOS POR ATUADORES NA QUESTÃO ROTAÇÃO DE BAIXA, MÉDIA E ALTA ACELERAÇÕES. PODEMOS TER O CONTROLE SIMPLES EFETUADO ATRAVÉS DE MOTOR DE PASSO E O SISTEMA DRIVE BY WIRE, COM CONTROLE TOTAL DA BORBOLETA.

  9. MOTOR DE PASSO – 4AFB

  10. CORPO ELETRÔNICO – 4SF

  11. FUNÇÕES OS ATUADORES DE MARCHA LENTA, TEM POR FUNÇÃO, CONTROLAR A PASSAGEM DE AR DE MODO QUE O MOTOR NÃO PARE DE FUNCIONAR NA MENOR ROTAÇÃO POSSÍVEL, INCLUSIVE NA SUA FASE FRIA, SEMPRE CONTROLADO DE FORMA MINUCIOSA PELA ECU DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.

  12. LOCALIZAÇÃO

  13. FUNCIONAMENTO LOCALIZADO SOB O COLETOR DE ADMISSÃO, O CORPO DE BORBOLETA POSSUI UM DIÂMETRO DIMENSIONADO DE ACORDO COM A SUA VAZÃO DE AR ADMITIDA, POR ISSO SE O MOTOR É 1.0 TEMOS UM DIÂMETRO, SE FOR 1.4 TEREMOS UMA PASSAGEM DE AR MAIOR. ATRAVÉS DE PULSOS A ECU CONTROLA ESTA ROTAÇÃO.

  14. MOTOR DE PASSO – 4AFB

  15. MOTOR DE PASSO – 4AFB O MOTOR DE PASSO UTILIZADO, É SEMELHANTE A ALGUNS JÁ APRESENTADOS NA UMEC, COM CONTROLE DE AVANÇO E RECUO FEITO PELA ECU, ATRAVÉS DE PULSOS NAS DUAS BOBINAS INTERNAS (50 Ohms cada), QUE CONTROLA UM FUSO E ASSIM UM OBTURADOR QUE ABRE OU FECHA UM BY-PASS NO CORPO DE BORBOLETA.

  16. CRAVADO

  17. DICA A SUBSTITUIÇÃO DO MOTOR DE PASSO CRAVADO, DEVE SER FEITA COM UM EXTRATOR ESPECIAL, JÁ QUE NÃO POSSUI PARAFUSOS. OS TESTES E LIMPEZA, DEVEM SER FEITOS COM O CORPO DE BORBOLETA FORA DO VEÍCULO, COM O AUXÍLIO DE UM CONTROLADOR DE MOTOR DE PASSO.

  18. CORPO ELETRÔNICO SEM O CONTROLE MECÂNICO DO CABO DO ACELERADOR, A ECU CONTROLA A POSIÇÃO DA BORBOLETA EM TODAS AS POSIÇÕES POSSÍVEIS. ESTE CONTROLE EFETUADO EM MARCHA LENTA É MUITO PRECISO, E QUANDO SOLICITADO A ACELERAÇÃO, A RESPOSTA É IMEDIATA.

  19. TERMINAL COM 6 PINOS

  20. TESTE E LIMPEZA AO SER LIGADA A IGNIÇÃO, OU VIA SCANNER, É POSSÍVEL FAZER UM TESTE DE FUNCIONAMENTO EM ATUADORES. ATRAVÉS DE PULSOS ENVIADOS E INVERTIDOS, A ECU CONTROLA O MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA NO CORPO DE BORBOLETA. A LIMPEZA DEVE SER EFETUADA SEMPRE COM O CORPO DESCONECTADO.

  21. PINAGEM DO CORPO DBW SISTEMA 4SF: 1= MASSA DOS POTENCIÔMETROS 2= RESPOSTA DO POTENCIÔMETRO 1 3= COMANDO + DA BORBOLETA 4= COMANDO – DA BORBOLETA 5= POSITIVO 5V POTENCIÔMETROS 6= RESPOSTA DO POT. 2

  22. RECOVERY – EMERGÊNCIA

  23. DICA QUANDO FALTAR ALIMENTAÇÃO OU FALHA DE COMUNICAÇÃO ENTRE O CORPO, ECU E O SENSOR DE PEDAL, O SISTEMA ENTRA EM RECOVERY, SENDO QUE POR AÇÃO DO RECUO DO MOTOR DE CC DEIXA A BORBOLETA EM UMA POSIÇÃO PRÓXIMA A 10º ABERTA, PERMITINDO CONDUZIR EM BAIXA ROTAÇÃO NO MOTOR.

  24. PERGUNTA QUAL É O LIMITE MÁXIMO DE ROTAÇÃO CONTROLADO PELA ECU ?

  25. RESPOSTA A ECU FAZ O CONTROLE DE ROTAÇÃO ATÉ 6.600 RPM.

  26. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA35/2008NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEXAULA 13 Instrutor Scopino

More Related