1 / 44

CICLO II Lei de Liberdade e Lei de Igualdade Rosana Nunes 2014-03-26

CICLO II Lei de Liberdade e Lei de Igualdade Rosana Nunes 2014-03-26. Roteiro. Liberdade natural, liberdade de pensar e liberdade de consciência Livre - arbítrio e responsabilidade Livre arbítrio e fatalidade O princípio de ação e reação

lyris
Download Presentation

CICLO II Lei de Liberdade e Lei de Igualdade Rosana Nunes 2014-03-26

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CICLO II • Lei de Liberdade e Lei de Igualdade • Rosana Nunes • 2014-03-26

  2. Roteiro • Liberdade natural, liberdade de pensar e liberdade de consciência • Livre- arbítrio e responsabilidade • Livrearbítrio e fatalidade • O princípio de ação e reação • Igualdade natural e desigualdade de aptidões • Desigualdadessociais, desigualdade das riquezas • Igualdades de direito do homem e damulher

  3. Liberdade Natural • O que e Liberdade? • Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral • Poder de exercer livremente a sua vontade • Condição do ser que não vive em cativeiro • Independência, autonomia

  4. Possuimosliberdadeabsoluta? • Liberdadeabsoluta – serianecessárioque o homemvivesseisolado. • Liberdaderelativa - devendo ser adequada à liberdade do outro. • Para progredirprecisamosuns dos outros.

  5. Regra de ouro nãofazeraosoutros o quenãogostaríamosqueosoutrosnosfizessem (Mateus, 7:12 )

  6. Liberdade de pensar e Liberdade de consciência

  7. A liberdade é bemcompreendidaquandoaprendemos a fazerrelação entre a liberdade de pensar e liberdade de consciência

  8. “No pensamentogoza o homem de ilimitadaliberdade, porque o pensamentonãoconheceentraves.”L.E- 833

  9. “A liberdade de consciência é umaconsequênciadaliberdade de pensar?”“- A consciência é um pensamentoíntimo, quepertenceaohomemcomotodosospensamentos.”L.E-835 “A consciência é o centrodapersonalidade. É nãosomente a faculdade de perceber, mastambém o sentimentoquetemos de viver, agir, pensar, querer.” Léon Dennis- O problema do ser do destino e dador cap.XXI

  10. “Tudo me é lícito, masnemtudo me convém”Paulo de Tarso “Enquanto a liberdade de pensar é ilimitada, a liberdade de consciênciasofrerestriçãopoisdepende do nívelevolutivo do Espírito” A medidaqueosespíritosevoluem, a consciência do bem e do mal estamaisbemdefinidaneles. A consciêncianãoesclarecidapodealimentaridéiasmalsãs, gerar e provocaraçõesmoraiséticamenteabusivas, resultandoemsofrimento e desarmoniaparasi e para o próximo.

  11. Livre-arbítrio eResponsabilidade “O livre-arbítrio é a faculdadeque tem o indivíduo de determinar a suaprópriaconduta” As leis morais- Rodolfo Calligaris

  12. O livre-arbítrio,é a condiçãobásicaparaque a pessoaprograme a suavida e construa oseufuturoentendendo, porém, queosdireitos, limitações e capacidadesindividuaisdevem ser respeitadospelasregrasdavidaemsociedade.

  13. À medidaqueaprendemos a associar as noções de liberdade e responsabilidade, melhorexercitamosnossolivre-arbítrio, sendoimpulsionadospor um sentimento superior, quenospermitedesenvolverações de amoraopróximo

  14. Sem o livre-arbítrio o homemseriaumamáquina. • Nãoteriaresponsabilidadepelo mal quepraticasse. • Nemméritopelobemquefizesse. • O processo de amadurecimentoespiritual é gradual, estandodiretamentesubordinado à Lei do esforçopróprio. • Nãohá, porém, arrastamentoirresistível, umavezque se tenhavontade de resistir.

  15. Para sermoslivres é necessárioquerersê-lo e fazer o esforçoparavir a sê-lo, libertando-nosdaescravidãodaignorância e das paixõesbaixas, substituindo o império das sensações e dos instintospelodarazão

  16. Livre - arbítrio e Fatalidade

  17. Haveráfatalidadenosacontecimentosdavida ? Querdizertodososacontecimentossãopredeterminados? E nestecaso o quevem ser o livre-arbítrio? A fatalidadeexisteunicamentepelaescolhaque o espírito fez, aoencarnar, destaoudaquelaprovaparaviver. Escolhendo-a, instituiparasiumaespéciede destino, que é a consequênciamesmadaposiçãoemquevem a achar-se colocado. Falo das provasfísicas, pois, peloquetocaàsprovasmorais e àstentações, o Espíritoconservando o livre-arbítrioquantoaobem e ao mal, é sempresenhor de cederou de resistir Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 851.

  18. Aovê-lo fraquejar, um bomEspíritopodevir-lheemauxílio, masnãopodeinfluirsobreele de maneira a dominar-lhe a vontade.

  19. É porestarazãoqueosEspíritosSuperioresafirmam: A fatalidade, verdadeiramente, sóexistequantoaomomentoemquedeveisaparecer e desaparecerdestemundo.

  20. O princípio de ação e reação

  21. Sendoinfinita a justiça de Deus, o bem e o mausãorigorosamenteconsiderados, nãohavendoumasóação, um sópensamentomauquenãotenhaconsequênciasfatais,Como nãoháumaúnicaaçãomeritória, um sóbommovimentoda alma que se perca.O céu e o inferno cap Vll

  22. O entendimentoda Lei de Causa e efeito, nospermitecompreender, a justiça de Deus. • Nada aconteceporacaso • Experiênciasvariadasquevivemosestãorelacionados com o nossopassado ( recenteouremoto)

  23. Pena de Talião: “Olhoporolho, dente por dente” ??? “Receberemos de voltatodo o mal quepraticarmos, emsofrimentoscorrespondentes, nãonecessariamenteidênticos, o queequivaleria à suaperpetuação.” Richard Simonetti- Espiritismo, uma nova Era

  24. “Os mecanismos de justiçasãosempredetalhados. Nada escapaàs leis de Deus. Tudo se processaparafazer com que o Espírito se aperfeiçoe. A justiça se processa de forma a educar o Espírito. Nunca no sentido de puní-lo, maseducá-lo.”Reencarnação, processoeducativo- AdenáuerNovaes

  25. Igualdade natural e desigualdade de aptidões

  26. Todososhomensestãosubmetidosàsmesmas leis naturais. Deus a nenhumhomemconcedeusuperioridade natural, nempelonascimento, nempelamorte: todos, aosseusolhos, sãoiguais.

  27. Porquenãooutorgou Deus as mesmasaptdões a todososhomens? Deus criouiguaistodososEspíritos. A diferença entre elesestánadiversidade dos graus de experiênciaalcançada e davontade com queobram, vontadeque é o livre-arbítrio. LE 804

  28. Necessária é a variedade de aptidões, a fim de quecada um possaconcorrerpara a execução dos desígnios de Deus, no limite do desenvolvimento de suasforçasfísicas e intelectuais.O que um nãofazfá-lo outro.

  29. Livre-arbítrio. Por isso uns se aperfeiçoam mais rápido que outros. Aptidões podem ficar adormecidas em determinada encarnação para que se desenvola outras

  30. DesigualdadesSociais

  31. As desigualdadessociaisnãoestãona lei danatureza, sãoobras do homem e não de Deus.LE 806 • A causa do mal e o seuremédioestão, muitasvezes, ondenãosãoprocurados. • A causa do mal estáemnós, emnossaspaixões e emnossoserros. • Para melhorar a sociedade é precisomelhorar o indivíduo.

  32. Convencidos de queestavida é um meio de depuração e de progresso, quenãoestáisolada de outrasexistências, ricos e pobres, todosdarãomenosimportânciaaosinteresses do presente. • Todohomemcompreenderáque, trabalhandoembenefíciodasorte dos humildes, dos pequenos, dos deserdados, trabalharáparasipróprio.

  33. Por que dessas desigualdades? A desigualdadequeexiste entre as criaturasterrestresdeflui dos atos que as proprias criaturas praticaram em existencias passadas. O que não justifica que governos arbitrários não favoreçam aqueles que se encontram na linha da miséria. Numa sociedade justa elas desaparecerão. (Divaldo Franco – Programa Transição)

  34. As desigualdadessociais, comonãosãoobra de Deus, desaparecerão um dia, quando o egoísmo e o orgulhodeixarem de predominar.

  35. DESIGUAlDADE DE RIQUEZAS, AS PROVAS DA RIQUEZA E DA POBREZA

  36. É mais fácil ser rico ou pobre? • Não importa. Desde que seja justo e digno Deve-se manter a honorabilidade na pobreza e na abundância a generosidade (DF)

  37. A pessoa que tem uma boa situação financeira deve se sentir culpada? • Não. Desde que o indivíduo ganhou esse recursos com suor e preserva através do trabalho.Que na sua indústria ou instituição de trabalho estejam dando salários dignos para diminuir a miséria. No entanto, poderia fazer mais... • .....É lícito a quem trabalhou desfrutar até do excesso mas também repartir com aqueles que não tem chance (DF)

  38. É possível a igualdade absoluta de riquezas? Não. Seria indubitavelmente uma ambição impossível. Por mais que elas fossem iguais as pessoas seriam diferentes.....uns seriam mais destroina e outros mais economicos e logo depois já haveriamos as diferenças economicas entre eles (DF)

  39. Igualdade de Direitos doHomem e daMulher

  40. O homem e a mulhersãoiguaisperante Deus, tendo, poisosmesmosdireitos, umavezque a ambos Deus outorgou a inteligência do bem e do mal, assimcomo a faculdade de progredir.

  41. A ambos o dever de se ajudaremmutuamente a suportar as provas de umavidacheia de amargor.

  42. Umalegislação, para ser justa, deveprever a igualdade dos direitos do homem e damulher ?Dos direitos, sim, das funções, não.

  43. O homem e a mulher, no instituto conjugal, sãocomo o cérebro e o coração do organismodoméstico.

  44. Obrigada!!! “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes” Jesus (Mateus, 25:40)

More Related