Atualidades
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 33

Atualidades PowerPoint PPT Presentation


  • 87 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Atualidades. Professor: Luciano pilatti www.professorlucianopilatti.com. GEOPOLÍTICA NACIONAL 5 0 anos do Golpe Militar

Download Presentation

Atualidades

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Atualidades

Atualidades

Professor: Luciano pilatti

www.professorlucianopilatti.com


Atualidades

  • GEOPOLÍTICA NACIONAL

  • 50 anos do Golpe Militar

  • Na noite de 31 de março de 1964, tropas militares deslocaram-se para o Rio de Janeiro, então capital do país, e depuseram o Presidente João Goulart, acusado de planejar instituir o comunismo no Brasil. Desse momento em diante, foram 5 presidentes militares (Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo) e 21 anos de...


Atualidades

A primeira questão óbvia é que a Comissão da Verdade terá como grande meta investigar os crimes de tortura, prisão arbitrária e assassinato acontecidos na Ditadura Militar (1964 - 1985). Desse modo, o vestibulando precisa ficar atento aos métodos de coerção e repressão que aconteceram durante o regime militar. Nesse aspecto, sugerimos aquela “revisada especial” no Ato Institucional nº 5, nas propagandas oficiais que pretendiam acobertar a repressão daquele tempo e o processo de formação das guerrilhas daquele período.


Atualidades

  • A CNV já levantou que os militares constituem a categoria social proporcionalmente mais atingida pela repressão, que cassou, prendeu, torturou e matou mais de 7000 praças e oficiais das três forças e policiais militares.


Atualidades

  • VARIEDADES

  • O machismo no século XXI

  • Ganhou destaque na mídia durante toda a semana passada a sucessão de prisões em São Paulo de homens que vinham abusando sexualmente de mulheres nos transportes públicos da cidade. Chamados de “encoxadores”, essas pessoas se aproveitam das lotações típicas do horário de pico dos metrôs e ônibus para satisfazer sua lascívia esfregando-se no corpo das mulheres.


Atualidades

A Polícia Civil de São Paulo investiga a ação de criminosos que, além de abusar e assediar mulheres no transporte público, filmam, fotografam e divulgam imagens na internet. Neste ano, 17 suspeitos de abuso no Metrô e nos trens foram presos.


Atualidades

Em 2010, dentro de um trem senti uma pressão no meu ombro. Quando vi era um homem com o pênis para fora. Pensei em pedir ajuda, mas ele estava com amigos que pediram para eu ficar quieta e fiquei com medo."

Patrícia Lopes, supervisora, em relato sobre abuso no Metrô

Patrícia e Evelin foram vítimas de assédio e abuso sexual no transporte público.(Foto: Kleber Tomaz/G1)


Para combater encoxadores df lan a campanha contra ass dio sexual em nibus

Depois de a Polícia Civil prender dezenove pessoas no Metrô de São Paulo acusadas deabusar de mulheres, o Distrito Federal vai lançar nesta segunda-feira uma campanha para encorajar passageiros a denunciar abusos sexuais em transporte público. Com o tema “assédio sexual no ônibus é crime”, a ação pretende incentivar passageiros a defender a vítima e denunciar o crime.

Para combater “encoxadores”, DF lança campanha contra assédio sexual em ônibus


O racismo no brasil e no mundo

O Racismo no Brasil e no Mundo


Dia 18 de junho dia de nelson mandela dia internacional contra o racismo proposto pela onu

No Brasil e em boa parte do mundo, o preconceito de raça, cor e etnia é considerado crime. Mas o amparo da legislação não impede episódios de racismo como o da cliente que recentemente recusou ser atendida por uma profissional negra, em Brasília, ou de pessoas que não permitem negros em seus estabelecimentos e negam qualquer tipo de direito ao outro devido à sua cor.

Dia 18 de junho, dia de Nelson Mandela, Dia Internacional contra o racismo proposto pela ONU


Atualidades

Brasil: O país dos contrastesA falta de água no país tem demonstrado um grave problema energético e de abastecimento.


Atualidades

17.mar.2014 - O índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira registrou novo recorde negativo nesta segunda-feira (17), atingindo apenas 15% da capacidade total dos seus reservatórios.

Escassez de água

A necessidade de um consumo consciente e a escassez da água levou a ONU(Organização das Nações Unidos) a criar em 2004 o Dia Mundial da Água, em 22 de março.


Crise na ucr nia um pa s dividido entre a r ssia e a uni o europeia

Crise na Ucrânia: Um país dividido entre a Rússia e a União Europeia 


Atualidades

Tudo começou em novembro de 2013, quando o então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, decidiu abandonar um acordo de livre comércio com a União Europeiapara se alinhar à Rússia, país que dominou a Ucrânia por gerações quando esta fazia parte da União Soviética. O acordo estratégico com os russos incluía uma ajuda financeira, descontos no preço do gás produzido pela Rússia e comprado pela Ucrânia e a promessa de uma zona de comércio livre. 


Ndios dois projetos amea am terras ind genas e acirram conflitos rurais

Índios: Dois projetos ameaçam terras indígenas e acirram conflitos rurais


Atualidades

Uma delas é a PEC 215. De autoria do ex-deputado Almir Sá, a proposta quer transferir para o Congresso Nacional a função de demarcação das terras, competência que hoje é da União, revisar as terras já demarcadas e ainda propõe uma mudança nos critérios e procedimentos para a demarcação, que passariam a ser regulamentadas por lei, e não por decreto como funciona atualmente.

Os órgãos responsáveis pelas demarcações são a Funai (Fundação Nacional do Índio), que faz os estudos e delimita as áreas; o Ministério da Justiça, que faz a declaração da terra; e a Presidência da República, que a homologa. Atualmente, segundo a Funai, existem 645 áreas indígenas em diferentes fases da demarcação


N o estuda nem trabalha crise econ mica e social lan am alerta sobre gera o nem nem

Não estuda nem trabalha: crise econômica e social lançam alerta sobre "geração nem nem"


Atualidades

Um estudo divulgado no dia 13 de fevereiro pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) apontou que 21,8 milhões dos jovens latino-americanos se enquadram nesse perfil. Uma pesquisa anterior da OIT, divulgada logo no início do ano, apontava que, de 2007 a 2012, o fenômeno cresceu em 30 países, de uma lista de 40 analisados.


Rolezinhos jovens da nova classe m dia colocam em xeque modelo de inclus o social

Rolezinhos: Jovens da "nova classe média" colocam em xeque modelo de inclusão social


Atualidades

Adolescentes sempre se reuniram em shoppings para passear e se encontrar. Mas quando centenas de jovens de periferia começaram a promover encontros em shopping center de São Paulo, em dezembro do ano passado, os chamados “rolezinhos” viraram caso de polícia e ganharam repercussão nacional. Além da discussão sobre a adequação ou não do local para estas reuniões, os rolezinhos também apontaram para a relação entre e inclusão social desses jovens e o consumo.


Atualidades

  • O Instituto Data Popular traçou um perfil dos jovens que participam dos rolezinhos. Eles pertencem fundamentalmente à classe C e têm potencial de consumo (R$ 129 bilhões por mês) maior do que as classes A, B e D juntas (R$ 99 bilhões por mês). Esses números refletem a ascensão de consumo que a classe C teve nos últimos dez anos.


Energia explora o de g s e petr leo de xisto deve mudar cen rio global

Energia: Exploração de gás e petróleo de xisto deve mudar cenário global


Atualidades

O xisto betuminoso é uma rocha sedimentar e porosa, rica em material orgânico. Em suas camadas, é possível encontrar gás natural semelhante ao derivado do petróleo, que pode ser destinado para o uso como combustível de carros, geração de eletricidade, aquecimento de casas e para a atividade industrial. O investimento dos EUA nesse tipo de energia promete provocar uma mudança no cenário, com o país caminhando para uma autossuficiência energética em 2035, reduzindo a dependência de países exportadores.


Atualidades

  • No Brasil, a exploração do gás xisto já existe em pequena escala pela técnica de fraturação. O país detém grandes reservas da camada de rocha e, segundo a agência de Informação Energética dos EUA, temos a 10ª maior reserva de gás xisto do mundo, com 6,9 trilhões de metros cúbicos. Já a estimativa Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o país possui 14,6 trilhões de metros cúbicos de reserva de “shale oil”.


Atualidades

  • VARIEDADES

  • O potencial turístico brasileiro

  • Ano de Copa do Mundo, Olimpíadas logo ali. As críticas sobre infraestrutura (ou a falta dela) já são bastante conhecidas. Porém, independentemente desses eventos grandiosos, o Brasil tem um potencial turístico que, a meu ver, nunca foi explorado a contento. Para analisar essa questão, podemos dividir a atividade turística em diversos critérios.


Atualidades

O Brasil é um país com enorme potencial turístico em razão da diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais do imenso território, mas esse potencial ainda não é explorando em sua totalidade. O Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, no entanto, isso tem mudado.

O turismo é, principalmente, grande gerador de receita, é social por gerar grande número de postos de trabalho direto e indireto; cultural, pois preserva a identidade do lugar, como monumentos históricos; e ambiental, por aliar renda e preservação, um exemplo disso é o ecoturismo, que só existe com a preservação do meio ambiente.


Atualidades

  • GEOPOLÍTICA NACIONAL

  • Homens sem sombra

  • A Câmara dos Deputados cassou ontem o mandato de Natan Donadon, condenado pelo STF em 2013 pela prática dos crimes de peculato e formação de quadrilha que resultaram em prejuízos de cerca de R$8.000.000,00 aos cofres públicos de Rondônia. Donadon, que já tinha sido expulso de seu partido, está preso desde 2013.


Atualidades

O deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB-RO), condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e preso há dois meses, teve seu mandato mantido nesta quarta-feira (28) pela Câmara dos Deputados. Em votação secreta, 233 deputados votaram a favor de sua cassação, 131 contra e houve 41 abstenções. Para cassá-lo, eram necessários 257 votos, o que representa a metade do total de deputados mais um voto. 


Atualidades

  • Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, ele foi condenado pelo STF a 13 anos e quatro meses prisão por peculato e formação de quadrilha. No momento em que o resultado foi anunciado, Natan Donadon se ajoelhou, agradeceu a Deus e disse que "a Justiça está sendo feita".

  • Mais cedo, Donadonusou a tribuna da Casa para se defender por mais de meia hora. Ele citou o fato de seu mandado de prisão ter sido expedido na época dos protestos que tomavam conta do Brasil, em junho, e disse que "as vozes das ruas crucificaram Jesus" e que o Supremo se submeteu à pressão da mídia.


Quest o da maconha no uruguai

Questão da maconha no Uruguai


Atualidades

O Uruguai tornou-se nesta terça-feira o primeiro país do mundo a legalizar a produção, a distribuição e venda de maconha sob controle do Estado.


Atualidades

  • Todos os uruguaios ou residentes no país, maiores de 18 anos, que tenham se registrado como consumidores para o uso recreativo ou medicinal da maconha poderão comprar a erva em farmácias autorizadas.

  • Além disso, os usuários poderão ter acesso à droga de outras duas maneiras:

  • Autocultivo pessoal (até seis pés de maconha e até 480 gramas por colheita por ano) .

  • Clubes de culturas (com um mínimo de 15 membros e um máximo de 45 e um número proporcional de pés de maconha com um máximo de 99).

  • A lei limita a quantidade máxima que um usuário pode portar: 40 gramas. A legislação também determina o máximo que uma pessoa pode gastar por mês com o consumo do produto.


Ltimos acontecimentos

Últimos acontecimentos

Ano eleitoral de 2014

Escândalos do PT e da Petrobrás


  • Login