1 / 25

Chapter 2 Fundamentals

Chapter 2 Fundamentals. (a). (b). Convenções de coordenadas: (a) da maioria dos livros (b) no Image Processing Toobox (IPT - MATLAB). Chapter 2 Fundamentals. Alguns formatos gráficos/imagem suportados pelo MATLAB. Leitura de imagens imread (‘filename’)

lonna
Download Presentation

Chapter 2 Fundamentals

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Chapter 2 Fundamentals (a) (b) Convenções de coordenadas: (a) da maioria dos livros (b) no Image Processing Toobox (IPT - MATLAB)

  2. Chapter 2 Fundamentals Alguns formatos gráficos/imagem suportados pelo MATLAB.

  3. Leitura de imagens imread (‘filename’) f = imread (‘chestxray.jpg’); A função size fornece as dimensões em linha e coluna de uma imagem size (f) ans = 1024 1024 Essa função é útil também quando usado na seguinte forma: [M, N] = size (f);

  4. A função whos mostra informações adicionais sobre a imagem; whos f Name Size Bytes Class f 1024x1024 1048576 uint8 array Grand total is 1048576 elements using 1048576 bytes

  5. imshow (f, G) MOSTRA A IMAGEM onde f é o nome da matriz de imagem e G é o número de níveis de intensidade, usado para mostrá-la. Se G é omitido, o default é 256. imshow (f, [low high]) mostra como preto todos os valores abaixo de low e em branco todos os valores acima de high. imshow (f,[ ]) low passa a ser o menor valor de intensidade de pixel na matriz de imagem e high passa a ser o maior valor. Essa forma é útil para mostrar imagens com baixo intervalo dinâmico ou que tenha valores positivos e negativos. pixval mostra um cursor sobre a última imagem mostrada, as coordenadas e a intensidade do pixel correspondente ao cursor na base da imagem. Clicando sobre o X, o cursor desaparece.

  6. Chapter 2 Fundamentals Janela mostrando como uma imagem aparece no MATLAB. Contudo, na maioria dos exemplos somente imagens serão mostradas.

  7. Se uma outra imagem g é mostrada usando imshow, a anterior é substituída. Para manter a imagem anterior e mostrar uma segunda imagem, usar a função figure: figure, imshow(g) Se usar imshow(f), figure, imshow(g) mostra as duas imagens

  8. Escrevendo imagens imwrite (f, ‘filename’) imwrite (f,’patient10_run1’,’tif’) ou imwrite(f,’patient10_run1.tif’) Uma sintaxe mais aplicável somente em imagens JPEG é imwrite (f,’filename.jpg’,’quality’,q) onde q é um inteiro entre 0 e 100 (menor o númeor, maior é a degradação devido à compressão JPEG).

  9. Chapter 2 Fundamentals • Uma imagem, h, com baixo intervalo dinâmico. • resultado usando imshow (h, [ ]).

  10. Chapter 2 Fundamentals • Imagem original • a (f) resultado usando • valor de qualidade jpg • q = 50, 25, 15, 5, 0, • respectivamente.

  11. Para se ter idéia da compressão e obter outros detalhes do arquivo de imagem, usa-se a função imfinfo, com a sintaxe imfinfo filename Uma forma geral de escrita para o formato tif é dada por imwrite (g, ‘filename.tif’,’compression’, ‘parameter’,... ‘resolution’,[colres rowres]) onde ‘parameter’ pode ter um dos seguintes valores: ‘none’ se não tiver compressão, ‘packbits’ indica compressão packbits (default para imagens não-binárias), e ‘ccitt’ indica compressão ccitt (default para imagens binárias). [colres rowres] indicam resolução de coluna e de linha em dots-per-unit (o valor default é [72 72]). Se a imagem é em polegadas, colres é o número de dots (pixels) por inch (dpi) na direção vertical e rowres na direção horizontal. Se representar usando um único escalar res significa [res res].

  12. A fig. 2.5(a) é uma imagem de raios-X de 8 bits de um circuito impresso gerado durante uma inspeção de qualidade, no formato jpg, a 200 dpi. A imagem é de tamanho 450x450 pixels, tal que a sua dimensão é de 2.25x2.25 polegadas2. Queremos armazenar essa imagem no formato tif, sem compressão, com o nome sf. Queremos reduzir o tamanho da imagem para 1.5x1.5 polegadas2, mantendo o número de pixels de 450x450. O seguinte comando gera o resultado desejado: imwrite(f, ‘sf.tif’,’compression’,’none’,’resolution’,[300 300]) O valor do vetor [colres rowres] foi obtido multiplicando 200 dpi pela razão 2.25/1.5 que resulta em 300 dpi.

  13. Chapter 2 Fundamentals Efeitos de alteração da resolução dpi mantendo o número de pixels. (a) 450x450 a 200 dpi tamanho = 2,25 x 2,25 pol. (b) 450x450 a 300 dpi tamanho = 1,5 x 1,5 pol.

  14. Chapter 2 Fundamentals Classe de dados

  15. Chapter 2 Fundamentals Funções do IPT para converter classes de imagens e tipos

  16. Imagens de intensidade É uma matriz de dados cujos valores representam a intensidade. Quando os elementos de uma imagem são da classe uint8, ou uint16, os valores estão no intervalo [0,255] e [0, 65535], respectivamente. Se uma imagem é de classe double, os valores são números ponto-flutuante, e estão escalados no intervalo [0,1]. Imagens binárias uma matriz numérica A pode ser convertida em imagem binária B usando a função logical B = logical (A) Se A contem elementos diferentes de 0s e 1s, a função logical converte todos os valores não-zero em valor lógico 1 e todos os valores numéricos 0 em valores lógicos 0. Para testar se uma matriz C é binária, usa-se a função islogical islogical (C). TIPOS DE IMAGEM

  17. Chapter 2: Fundamentals • Imagem original • Flip vertical • Recorte • Subamostragem • Linha de valores • na imagem original

  18. Operações aritméticas em imagens. Ex: A + B

  19. Chapter 2 Fundamentals Funções aritméticas suportadas pelo IPT.

  20. Chapter 2 Fundamentals Operadores relacionais Operadores lógicos

  21. Chapter 2 Fundamentals Funções lógicas

  22. Chapter 2 Fundamentals Algumas funções que retornam valor lógico 1 ou 0.

  23. Chapter 2 Fundamentals Algumas variáveis e constantes importantes.

  24. Chapter 2 Fundamentals Comandos de controle de fluxo

  25. Chapter 2 Fundamentals Imagem senoidal.

More Related