1 / 48

Revelação

Revelação. O Espiritismo afirma que:. “A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação...” Kardec. 2006, pág 59. O que a Bíblia diz sobre isso:.

locke
Download Presentation

Revelação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Revelação

  2. O Espiritismo afirma que: “A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação...” Kardec. 2006, pág 59

  3. O que a Bíblia diz sobre isso: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.” (Gálatas 1.8 e 9).

  4. O que a Bíblia diz sobre isso: I João 2:7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. II Jo 9 Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

  5. O que a Bíblia diz sobre isso: 2 Pedro 2:1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

  6. O Espírito Santo

  7. O Espiritismo afirma que: A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. É, de certa maneira, um ser coletivo, formado pelo conjunto dos seres do mundo espiritual, cada um dos quais traz o tributo de suas luzes aos homens, para lhes tornar conhecido esse mundo e a sorte que os espera (KARDEC, 2006, p. 59 e 60).

  8. O que a Bíblia diz sobre isso: Vários espíritos com vários dons I Corintios 12:7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

  9. O que a Bíblia diz sobre isso: Uma multidão de intermediários “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Tm 2.5 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

  10. A ressurreição

  11. O Espiritismo afirma que: “Há, pois, toda a probabilidade de que, nos dois exemplos acima citados [o filho da viúva de Naim e a filha de Jairo] apenas houve síncope e letargia... Para os homens daquele tempo, que julgavam estar o indivíduo morto, desde que não respirasse mais, houve ressurreição... porém, houve na realidade cura, e não ressurreição, na acepção da palavra.” (A Gênese, Allan Kardec, Cap XV, n. 39 e 40). ...”a ressurreição dá idéia de voltar à vida o corpo que já está morto, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já se acham desde muito tempo dispersos e absorvidos” (E.S.E. cap. IV, item 4).

  12. O que a Bíblia diz sobre isso: “...Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;”

  13. O que a Bíblia diz sobre isso: “Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço.” João (11.11 a 14, 23 a 27, 43 a 44)

  14. O que a Bíblia diz sobre isso: “Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia” (Mt 16.21). “Quando, pois, ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isso” (Jo 2.22).

  15. O que a Bíblia diz sobre isso: I Cor 15.3 a 7 – “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.”

  16. O que a Bíblia diz sobre isso: Existe um dia específico destinado ao juízo final e a ressurreição dos mortos. "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados." (I Coríntios 15.52) João 6:40 - De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia

  17. A Reencarnação

  18. O que a Bíblia diz sobre isso: A reencarnação é uma lógica que tenta explicar o sofrimento. Essa lógica não aceita o sacrifício de Cristo por nós e nem o perdão de pecados.

  19. O que a Bíblia diz sobre isso: • Jó 7:9 e 10 - Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais”. • Hebreus 9:27. E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

  20. Incoerências: Eu vivi vidas passadas, mas não me lembro de nada para não viver magoado com o que fiz. Todavia, lembrar-se dos erros é um excelente modo de nos conscientizarmos de não errar mais. Pelos dizeres dos espíritas, Deus não pode permitir a injustiça; Deus não pode permitir a desigualdade no mundo. Se o permite, é porque foi merecida. Segue-se que se matarmos, se torturarmos o próximo, não fazemos nada de mal. É apenas o que ele mereceu em outras encarnações! Uma mãe que passe sífilis para seu filho, apenas esta sendo instrumento de justiça para um pecador de outras vidas.

  21. * O próprio Cristo teria uee ter um carma mega-gigantesco para nascer pobre, viver sem ter onde reclinar a cabeça e morrer assassinado crucificado. * A população aumentou bastante nos últimos 500 anos. De onde estão vindo todos esses espíritos? Muita gente faz terapia de vidas passadas, mas matematicamente a GRANDE MAIORIA ESTARIA AQUI PELA PRIMEIRA VEZ. E NUNCA falam para ninguém que essa é sua primeira vez. * O inferno é um país como o Afeganistão e o paraíso é um país Europeu ou os Estados Unidos.

  22. O problema do sofrimento não é uma determinação de merecimento, mas uma oportunidade de crescimento.

  23. O que a Bíblia diz sobre isso: Mateus 5:43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos Ec 9:2 - “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.”

  24. O que a Bíblia diz sobre isso: “Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas.” (Pv 13.7). “Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque” (Ec 7.20). “... Não há um justo, nem um sequer” (Rm 3.10), “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lm 3.22). * João 9.3 - “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”.

  25. Os mortos falam com os vivos?

  26. O que a Bíblia diz sobre isso: Ec 9:5 a 7 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

  27. O que a Bíblia diz sobre isso: E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai. Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. Lucas (16:26 a 31)

  28. O que a Bíblia diz sobre isso: Por isso, proibe-se a consulta aos mortos. Is 8:19 Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? Dt 18:10 a 14 - Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR;

  29. O que a Bíblia diz sobre isso: Porque não são os mortos que falam. • Ef 2:2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. • I Jo 4:1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo • I Jo 4:3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.

  30. O que a Bíblia diz sobre isso: Timóteo 4:1”Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” 2 Co 11: 13 a 15 – “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”

  31. “transfigurando-se em apóstolos de Cristo.” “Se alguém tem uma convicção bem firmada sobre uma doutrina (ensinamento), ainda que falsa, necessário é lhe tiremos essa convicção, mas pouco a pouco. Por isso é que muitas vezes nos servimos de seus termos e aparentamos abundar nas suas idéias; é para que não fique de súbito ofuscado e não deixe de se instruir conosco. (O Livro dos Médiuns pag. 392).”

  32. O que a Bíblia diz sobre isso: João 8:44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. 1 Cor. 10:21: "Não podeis estar participando da ‘mesa de Deus’ e da mesa de demônios.“

  33. Kardec - o livro dos médiuns - Dir-se-á, sem dúvida, que, se um Espírito pode imitar uma assinatura, também pode perfeitamente imitar a linguagem. É exato; alguns temos visto tomar atrevidamente o nome do Cristo e, para impingirem a mistificação, simulavam o estilo evangélico e pronunciavam a torto e a direito estas bem conhecidas palavras: Em verdade, em verdade vos digo (KARDEC, 2007, p.341). No “Livro dos Espíritos”, pag. 32 lemos: 25 “Espíritos inferiores muitas vezes usurpam (roubam) nomes conhecidos e respeitados. Quem pode, pois afirmar que os que dizem ter sido, por exemplo, Sócrates, Júlio César, Carlos Magno, Fenelon, Napoleão, Washington, etc., tenham realmente animado esses personagens? Esta dúvida existe mesmo entre alguns adeptos fervorosos da Doutrina Espírita, os quais a intervenção e a manifestação dos Espíritos mais inquirem como se lhes pode comprovar a identidade. Semelhante prova é, de fato difícil de produzir-se.

  34. Textos Polêmicos Sempre pergunte: Qual o propósito do texto?

  35. Saul e a feiticeira (I Sm 28)

  36. Saul e a feiticeira (I Sm 28) “Como resultado do coração impenitente de Saul, Deus afastou Seu espírito de Saul, e um espírito mau entrou nele. Dai em diante, a vida de Saul foi torturada e arruinada pela culpa. Ele se tornou paranóico, suspeitando de seu genro, Davi, e tramando matá-lo. Ele assassinou 85 sacerdotes de Deus e resolveu consultar uma feiticeira. Finalmente, ele se suicidou. Saul demonstra o que acontece a uma pessoa que se recusa a confessar e arrepender-se do pecado. A culpa leva à insanidade.” Gary Fisher.

  37. Saul e a feiticeira (I Sm 28) Se Deus estava com Davi, quem estava com Saul? Davi 2 Sm 23.2 - “O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua.”. Saul 1 Sm 28.3 - ...E Saul tinha desterrado os necromantes e os adivinhos. 1Cr 10.13 - Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar, 14 e não buscou ao Senhor; pelo que ele o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

  38. Saul e a feiticeira (I Sm 28) Previsões erradas: 1. Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus conforme este espírito disse no versículo 19, o correto é que Saul suicidou-se (ler I Samuel cap. 31 vers. 11 à 13). 2. Não morreram todos os filhos de Saul conforme profetizado pelo espírito no versículo 19, ficaram pelo menos três filhos de Saul: Is-Bosete, Armoni e Mefibosete, apenas três morreram. 3.Saul não morreu no dia seguinte conforme profetizado pelo espírito no versículo 19 (e amanhã tu e teus filhos estareis comigo;), ele morreu cerca de dezoito dias depois.

  39. João Batista era a reencarnarão de Elias?

  40. João Batista era a reencarnarão de Elias? Lc 1:17 - E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Mt 11:13 e 14 - “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis reconhecer, êle mesmo é Elias, que estava para vir.” 2 Rs 2:15 - Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.

  41. Elias era o símbolo maior dos profetas, assim como Moisés era da Lei. João 5:45 - Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. * Considerando que o espiritismo tem sustentado que um espírito ao manifestar-se numa sessão mediúnica assume a sua última identidade corpórea; considerando que, se assim fosse e que João Batista já estava morto, registro descrito no evangelho de Lucas capítulo 9 verso 9, quem deveria ter aparecido no Monte da Transfiguração era João e não Elias.

  42. João Batista era a reencarnarão de Elias? João 1:19 a 21 - Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. Então lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: NÃO SOU. És tu o profeta? Respondeu: Não.

  43. A Transfiguração

  44. A Transfiguração O que aconteceu antes? Mateus 16.13-14 “Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos: — Quem o povo diz que eu sou? Eles responderam: — Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.

  45. A Transfiguração O que aconteceu depois? Mt 17:1 a 6 - Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.

  46. Jesus é senhor dos vivos e dos mortos. Rm 14:8 e 9 - Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. *O que era tabernáculo? *Quais os símbolos da passagem? Romanos 10:4 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Lucas 16:16 - A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

  47. A conversa com Nicodemos.

  48. A conversa com Nicodemos. (João 3:3 a 6) Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. “Então, espargirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”(Ezequiel 36:25).

More Related