1 / 21

EQUAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO – EQUAÇÃO DE EULER – EQUAÇÃO DE BERNOULLI

EQUAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO – EQUAÇÃO DE EULER – EQUAÇÃO DE BERNOULLI. I. DESCRIÇÃO DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS:.  DEFINIÇÃO:.

Download Presentation

EQUAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO – EQUAÇÃO DE EULER – EQUAÇÃO DE BERNOULLI

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EQUAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO – EQUAÇÃO DE EULER – EQUAÇÃO DE BERNOULLI

  2. I. DESCRIÇÃO DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS: DEFINIÇÃO: - É O ESTUDO DOS CONCEITOS REFERENTES AO MOVIMENTO DOS FLUIDOS DE UM LOCAL A OUTRO, NO INTERIOR DE UM SISTEMA DE TRANSPORTES, EM UMA PLANTA PROCESSADORA, ONDE OS FLUIDOS COMEÇAM A ESCOAR A PARTIR DE FORÇAS AGINDO SOBRE ELES. ESTA FORÇA, CAUSA VARIAÇÃO NA QUANTIDADE DE MOVIMENTO.  IMPORTÂNCIA: PROJETOS DOS EQUIPAMENTOS PROCESSADORES (BOMBAS, TANQUES, TROCADORES DE CALOR, TUBULAÇÕES,...); MINIMIZA AS PERDAS DE ENERGIA NAS INDÚSTRIAS; EVITA UM SUB OU SUPER DIMENSIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS.

  3. II. BALANÇOS (MASSA, MOMENTUM): - APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO DE EQUAÇÕES PARA ANÁLISE DO ESCOAMENTO DE FLUIDOS; REGIMES TRANSIENTES REGIMES PERMANENTES GEOMETRIAS SIMPLES (UNIDIMENSIONAIS) GEOMETRIAS COMPLEXAS (TRIDIMENSIONAIS) EQUAÇÕES DE MOVIMENTO: INTEGRAL COMPORTAMENTO GENÉRICO DE UM CAMPO DE ESCOAMENTO; CONHECIMENTOS DETALHADOS PONTO A PONTO DO CAMPO DE ESCOAMENTO. DIFERENCIAL

  4. z (1) (2) n OBS.: EIXO Y EIXO XZ. s x III. EQUAÇÕES DE EULER EM COORDENADAS DE UMA LINHA DE CORRENTE (ESCOAMENTO PERMANENTE):

  5. z (1) (2) n OBS.: EIXO Y EIXO XZ. s x - PARTÍCULA SE DESLOCA DE UM PONTO A OUTRO: - CONSIDERANDO UM FLUIDO INVÍSCIDO:

  6. z (1) (2) n OBS.: EIXO Y EIXO XZ. s x - ESCOAMENTOS BIDIMENSIONAIS: PODEM SER DESCRITOS EM FUNÇÃO DAS ACELERAÇÕES E VELOCIDADES DAS PARTÍCULAS FLUIDAS NAS DIREÇÕES z E x: EQUAÇÃO DE EULER

  7. z (1) (2) n s x - O MOVIMENTO DE CADA PARTÍCULA FLUIDA É DESCRITO EM FUNÇÃO DO VETOR VELOCIDADE (V): - AO MUDAR DE POSIÇÃO, A PARTÍCULA SEGUE UMA TRAJETÓRIA, SENDO A LOCALIZAÇÃO DA MESMA f (x0, V); - PARA ESCOAMENTO PERMANENTE: TODAS AS PARTÍCULAS QUE PASSAM POR UM CERTO PONTO SEGUEM A MESMA TRAJETÓRIA E SEU VETOR VELOCIDADE É SEMPRE TANGENTE À TRAJETÓRIA; - EM MUITAS SITUAÇÕES, É MAIS FÁCIL DESCREVER O ESCOAMENTO EM FUNÇÃO DAS COORDENADAS DA LINHA DE CORRENTE (s,n).

  8. ESCOAMENTO BIDIMENSIONAL  as, an - ACELERAÇÃO AO LONGO DA LINHA DE CORRENTE: - COMPONENTE NORMAL DA ACELERAÇÃO: - FORÇA AO, LONGO DE UMA LINHA DE CORRENTE: (*)

  9. z (2) (1) s n dn ds x - SUPONDO ESCOAMENTO ESTACIONÁRIO, FLUIDO INCOMPRESSÍVEL E INVÍSCIDO: PESO - FORÇAS QUE AGEM NA PARTÍCULA: PRESSÃO

  10. z n s q q Ws Wn (1) (2) x - COMPONENTE DA FORÇA PESO NA DIREÇÃO S: - COMPONENTE DA FORÇA PESO NA DIREÇÃO n:

  11. z (2) (1) s n dn ds x - COMPONENTE DA PRESSÃO NA DIREÇÃO S:

  12. (**) - COMBINANDO AS E QUAÇÕES (*) e (**): as EXEMPLO: CONSIDERE UM FLUIDO INVÍSCIDO E INCOMPRESSÍVEL, AO LONGO DE UMA LINHA DE CORRENTE, EM TORNO DE UMA ESFERA DE RAIO a E A VELOCIDADE AO LONGO DA LINHA DE CORRENTE ENTREOS PONTOS A E B É DADA POR: A B DETERMINE A VARIAÇÃO DE PRESSÃO ENTRE OS PONTOS A E B, DA LINHA DE CORRENTE MOSTRADA NA FIGURA.

  13. - DE MANEIRA ANÁLOGA, NA DIREÇÃO n:

  14. z n s q q Ps Pn (1) (2) x 0

  15. (1) (2) s - AO LONGO DA LINHA DE CORRENTE: IV. A EQUAÇÃO DE BERNOULLI: - INTEGRANDO A EQUAÇÃO DE (1) A (2): EQUAÇÃO DE BERNOULLI

  16. V. APLICAÇÕES DA EQUAÇÃO DE BERNOULLI: TANQUE DE PRODUTO PROCESSADO TANQUE DE MATÉRIA-PRIMA PROCESSAMENTO CRONÔMETRO BALANÇA MEDIDORES DE VAZÃO: DEFINIÇÃO: DISPOSITIVOS QUE DETERMINAM A QUANTIDADE (MÁSSICA/VOLUMÉTRICA) POR UNIDADE DE TEMPO DE UM FLUIDO, QUANDO O MESMO ESCOA ATRAVÉS DE UMA DADA SEÇÃO. TIPOS DE MEDIDORES:  MEDIDA DIRETA – FLUIDO É DESPEJADO EM UM RESERVATÓRIO(DE PESAGEM/GRADUADO) DURANTE UM CERTO TEMPO CRONOMETADO.

  17.  MEDIDA INDIRETA – A MEDIDA DE VAZÃO DÁ-SE POR UMA REDUÇÃO NA SEÇÃO DO ESCOAMENTO. OU SEJA, NO CONDUTO DO ESCOAMENTO INTERNO É INSERIDO UM ESTRANGULAMENTO, A FIM DE PROPICIAR UMA QUEDA DE PRESSÃO LOCALIZADA (OU PERDA DE CARGA LOCALIZADA). A VAZÃO É DETERMINADA RESOLVENDO-SE UM SISTEMA COMPOSTO PELAS EQUAÇÕES DE BERNOULLI E DA CONTINUIDADE. TUBO DE VENTURI

  18. EXEMPLO: QUEROSENE ESCOA NO MEDIDOR DE VENTURI, COM VAZÃO VOLUMÉTRICA VARIANDO DE 0,005 A 0,05 m3/s. DETERMINE A FAIXA DE ARIAÇÃO DE DIFERENÇA DE PRESSÃO MEDIDA NESSES ESCOAMENTOS. EXEMPLO 2: A FIGURA A SEGUIR MOSTRA UM MODO DE RETIRAR ÁGUA A 20C DE UM GRANDE TANQUE. SABENDO QUE O DIÂMETROI DA MANGUEIRA É CONSTANTE, DETERMINE A MÁXIMA ELEVAÇÃO DA MANGUEIRA, H, PARA QUE NÃO OCORRA CAVITAÇÃO NO ESCOAMENTO DA ÁGUA NA MANGUEIRA. ADMITA QUE A SEÇÃO DE DESCARGA DA MANGUEIRA ESTÁ LOCALIZADA A 1,5 M ABAIXO DA SUPERFÍCIE INFERIOR DOP TANQUE E QUE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA SEJA IGUAL A 101.325 Pa. (2) (1) 4,5 M (3)

  19. MEDIDA DE VELOCIDADE DO AR PELO MEDIDOR DE PITOT E PRANDT: - CONSISTE DE DOIS TUBOS CONCÊNTRICOS E CURVADOS EM FORMATO DE L, CUJO SENSOR É INSERIDO NO INTERIOR DA TUBULAÇÃO E CUIDADOSAMENTE ALINHADO À DIREÇÃO FORNTAL DO ESCOAMENTO, DE TAL MODO QUE FORMA-SE UM PONTO DE ESTAGNAÇÃO ONDE PODEMOS MEDIR A PRESSÃO EXERCIDA PELO FLUIDO. PRESSÃO DE ESTAGNAÇÃO

  20. PRESSÃO HIDROSTÁTICA PRESSÃO ESTÁTICA PRESSÃO DINÂMICA A EQUAÇÃO DE BERNOULLI ESTABELECE QUE A PRESSÃO TOTAL PERMANECE CONSTANTE AO LONGO DA LINHA DE CORRENTE.

  21. EXEMPLO: CONSIDERE UM AVIÃO VOANDO A 160 KM/H NUMA ALTITUDE DE 3000M. ADMITINDO QUE A ATMOSFERA SEJA A PADRÃO,DETERMIONE A PRESSÃO AO LONGE DO AVIÃO, A PRESSÃO NO PONTO DE ESTAGNAÇÃO NO NARIZ DO AVIÃO E A DIFERENÇA DE PRESSÃO INDICADA PELO TUBO DE PITOT QUE ESTÁ INSTALADO NA FUSELAGEM DO AVIÃO.

More Related