1 / 31

Hacer click para continuar

OS DEZ SEGREDOS DO ÊXITO DO PAPA FRANCISCO. Hacer click para continuar. 1- SIMPLICIDADE. Desde que era profesor de filosofía e literatura, o «padre Jorge» sabe que os pedestais não servem para nada.

liliha
Download Presentation

Hacer click para continuar

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OS DEZ SEGREDOS DO ÊXITO DO PAPA FRANCISCO Hacer click para continuar

  2. 1-SIMPLICIDADE

  3. Desde que era profesor de filosofía e literatura, o «padre Jorge» sabe que os pedestais não servem para nada. É melhor aproximar-se do aluno de igual para igual, à sua altura. Como pároco e bispo, aprendeu a «falar aos mais jovens, e assim também te entendem os maiores».

  4. Os títulos e os tronos criam barreiras desnecessárias. Chama-se «Francisco», em lugar de «Francisco I». Não utiliza como anteassinatura «P. P.» nem «S. S.». É um Papa com sapatos pretos.

  5. 2- AFECTO

  6. É um vendaval de carinho. Com as pessoas que conhece e com as pessoas desconhecidas, especialmente se são crianças, pobres ou enfermos. Cada 4ª feira dedica 45 minutos a percorrer a praça de São Pedro no «papamóvel», para que todos possam vê-lo de perto.

  7. Sorri, abençoa, beija num desdobramento de energía assombroso, num homem de 76 anos, com ligeira insuficiência pulmonar e que não faz desporto. Reparte beijos e abraços sem cansar-se, especialmente aos enfermos de ELA, Down, etc.

  8. 3- HUMILDADE

  9. Ofereceu a Bento XVI o ícone da «Virgem da Humildade», recebido da Igreja Ortodoxa russa. Ambos são exemplo dessa virtude. Joseph Ratzinger foi toda a sua vida uma pessoa simples e sóbria, espartana em seus gastos pessoais..

  10. Jorge Bergoglio sempre soube cozinhar, lavar a roupa, tomar o autocarro e o metro. No dia seguinte a ser eleito Papa, foi à residência do clero recolher a sua maleta e pagar a sua factura.

  11. 4- FORTALEZA

  12. Quando se despedia da presidente brasileira Dilma Roussef, antiga militante e prisioneira política, durante a ditadura militar, O Papa deu-lhe um conselho da sua própia experiência: «Recorde: forte, mas com ternura».

  13. Sempre foi carinhoso con todos mas, ao mesmo tempo, «o que tem que fazer, o faz». Seus antigos colaboradores estão seguros de que fará poda e limpeza na Cúria vaticana. Fustiga o «carreirismo», a corrupção e a hipocrisia.

  14. 5- LIBERDADE

  15. Francisco é um homem livre. Não aspira a nada. Não lhe importa o que digam dele. Desde há algum tempo não se molestava em responder a calúnias contra a sua pessoa. Só responde a deturpações sobre o que dizia em público ou em privado.

  16. É um Papa «low cost». Não necessita de nada. Nunca teve carro oficial, nem secretários; somente uma agenda. Chama directamente pelo telefone a quem quer. Escreve e fala com liberdade, Quer lá saber das críticas.

  17. 6- COLEGIALIDADE

  18. Como superior dos jesuítas da Argentina, Como arcebispo de Buenos Aires, Sempre escutava a opinião dos interessados em cada tema e a dos seus colaboradores. Mas, depois, decidía só, assumindo toda a responsabilidade...

  19. Como presidente da conferência episcopal argentina, respeitava a opinião colectiva, ainda que não coincidisse com a sua. Para a reforma da Cúria se apoiará no trabalho do grupo de oito cardeais, dos cinco continentes e no Sínodo dos Bispos.

  20. 7-ORAÇÃO

  21. Levanta-se às cinco da manhã, e faz uma hora de oração. Depois, prepara a sua homilía e continua rezando, até à missa das sete. Acorre muitas vezes ao sacrário.

  22. À última hora da tarde reza outra hora diante do Senhor. «Às vezes adormeço um pouco, por causa do cansaço. Mas Ele me compreende; me consola pensar que Ele me olha. Às vezes pensamos que devemos pedir, falar, falar, falar…. ¡Não! Deixa-te guiar pelo Senhor».

  23. 8- PROFUNDIDADE

  24. O jovem perito químico, Jorge Bergoglio, trabalhou num laboratório de análises de alimentos. Alí aprendeu a realizar, com exactidão, medições e cálculos. Formou-se no noviciado da Companhia de Jesus, quando todavía se leccionavam classes em latím.

  25. É licenciado em Filosofía e em Teología. Foi um grande professor de filosofía e de literatura. Prega e escreve com grande lucidez, vigor e beleza literária. É um intelectual que, deliberadamente, omite os argumentos complicados e apresenta as conclusões com palavras simples.

  26. 9- MISSÃO

  27. Na intervenção que impressionou os cardeais antes do Conclave, Jorge Mario Bergoglio disse: «A evangelização é a razão de ser da Igreja, Que está chamada a sair de sí mesma e ir para as periferias geográficas e existenciais».

  28. Advertiu que «quando a Igreja não sai de sí mesma para evangelizar, torna-se autorreferencial e se enferma e cai no narcisismo.» Insiste cada dia em que «há que sair aos caminhos, encontrar as pessoas».

  29. 10- COERÊNCIA

  30. Desde que era mestre de noviços, o seu «método» foi o de ensinar com o exemplo. Acompanhava os seus irmãos jesuitas mais jovens, a alimentar os porcos, e cozinhava na residência, aos domingos. Em 21 anos de bispo visitava os sacerdotes nas suas casas, cuidava-os quando estavam enfermos.

  31. Dedicava muito tempo às catequeses, confissões, confirmações e primeiras comunhões, nas paróquias pobres. Não pede nada, que não tenha feito pessoalmente antes. Por isso pode exigir. E exigirá.

More Related