1 / 38

O QUE É A FÉ?

O QUE É A FÉ?. Crer é razoável?. Crer é razoável?. Manual pagina 13 Ler documento 1 Realizar tarefa Para dialogar . Crer é razoável. A FÉ NÃO PODE SER DEMONSTRADA, MAS NÃO É IRRACIONAL.

leigh
Download Presentation

O QUE É A FÉ?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O QUE É A FÉ?

  2. Crer é razoável?

  3. Crer é razoável? Manual pagina 13 Ler documento 1 Realizar tarefa Para dialogar

  4. Crer é razoável • A FÉ NÃO PODE SER DEMONSTRADA, MAS NÃO É IRRACIONAL. A necessidade de crer em Jesus Cristo ou em qualquer outra divindade não pode ser demonstrada por meio de raciocínios. O amor também não pode ser demonstrado com a razão. Crer de uma maneira irracional, é desumano e dá origem a superstição

  5. Crer é razoável • A FÉ É RAZOÁVEL E APOIA-SE EM SINAIS OU INDÍCIOS É razoável tudo quanto tem sentido. Admitimo-lo como válido, baseados em indícios ou sinais que nos dão «certeza moral», embora sem chegar à demonstração Os sinais que fazem que a fé seja razoável, podem dividir-se em dois tipos:

  6. Crer é razoável • SINAIS EXTERIORES À PESSOA • A pessoa de Jesus; • A mensagem da Bíblia, que nos dá a conhecer Deus; • A vida da Igreja que, apesar das suas deficiências, é a transmissora da mensagem de Jesus ao longo da história; • O testemunho de muitos crentes.

  7. Crer é razoável • SINAIS INTERIORES À PESSOA • Encontrar, na fé, resposta para as interrogações que a vida coloca; • Tomar consciência de que o facto de acreditar nos torna mais pessoas; • Compreender, de uma forma progressiva, a revelação e a fé cristã.

  8. Crer é razoável • A estes sinais podemos chamar SINAIS DE CREDIBILIDADE Fazem que a fé seja credível, convertendo-a numa opção razoável

  9. Crer é razoável • A RAZÃO NA CIÊNCIA E NA FÉ A razão é utilizada de maneiras distintas na ciência e na fé.

  10. Crer é razoável NA CIÊNCIA: • O objectivo é chegar a explicar como se produzem os fenómenos em estudo. • O resultado do estudo científico tende a ser uma demonstração que toda a gente pode admitir como válida. • O campo onde se move a ciência é o dos dados objectivos e empíricos.

  11. Crer é razoável NA FÉ: • Usa-se a razão com o objectivo de encontrar o sentido da vida, isto é, o caminho da felicidade. • O resultado desta busca é uma série de opções razoáveis que orientam a própria existência. • O campo em que se move a fé é a experiência humana global, tudo aquilo que configura a vida humana.

  12. Crer é razoável IGREJA TESTEMUNHO PÁGINA 35 DO MANUAL BIBLIA JESUS

  13. A fé em Jesus Cristo

  14. A fé em Jesus Cristo Quem é Jesus? Os contemporâneos de Jesus diziam: «Ele tem um demónio» (Jo10, 20) «De facto, este homem é mesmo o Profeta» (Jo7, 40)

  15. A fé em Jesus Cristo Diferentes passos do encontro do homem com Jesus: 1º - “Tem piedade de mim!” 2º - Cego larga tudo. 3º - “Quero ver de novo”. 4º - Recupera a visão.

  16. A fé em Jesus Cristo • Manual adoptado • Ler texto pagina 32 • Identifica os diferentes passos do encontro do homem com Jesus.

  17. A fé em Jesus Cristo A fé em Jesus implica Ser enviado Segui-lo Estar com ELE

  18. A fé em Jesus Cristo. Ao longo da história, muitas pessoas viram em Jesus um líder, um mestre, um revolucionário, um profeta. Mas quem é realmente Jesus?

  19. A fé em Jesus Cristo. Quem é Jesus? Filho de Deus Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem Salvador e Libertador

  20. A fé em Jesus Cristo É difícil exprimir, na nossa linguagem, quem é Jesus, porque não há palavras adequadas que abarquem toda a realidade que Ele é.

  21. A fé em Jesus Cristo Jesus anunciou, realizou e levou o reino de Deus à plenitude. Fez milagres, sinais e prodígios que revelam que o reino de Deus estava n’Ele.

  22. A fé em Jesus Cristo FÉ Crer em Jesus Cristo inclui acreditar nas suas ideias, nos valores segundo os quais viveu, nos ideais que pregou. Para que haja fé, é necessário que se estabeleça uma relação de amizade com Ele.

  23. A fé em Jesus Cristo FÉ A fé tem início quando a pessoa responde livremente ao chamamento de DEUS. Quem tem a iniciativa da relação entre DEUS e as PESSOAS, é sempre DEUS. DEUS não força, porque nos criou livres. Para chegar a ter fé, é preciso desejá-la e procurá-la.

  24. A fé em Jesus Cristo A FÉ APOIA-SE EM RAZÕES: Um cristão não crê porque sim, mas porque descobriu que acreditar em Jesus Cristo não é absurdo e vale a pena. A razão última para crer, é sempre a experiência que a pessoa faz de DEUS.

  25. A fé em Jesus Cristo A fé não é um assunto meramente privado entre a pessoa e DEUS. A fé recebe-se no seio da Igreja e cresce dentro dela. É uma experiência essencialmente comunitária.

  26. A fé em Jesus Cristo A fé vive-se em todos os momentos do dia. O normal é que quem vive a fé cristã, vá adaptando o seu estilo de vida e a sua pessoa ao estilo de vida e à maneira de ser de Jesus.

  27. O sentido da vida que a fé cristã oferece

  28. O sentido da vida que a fé cristã oferece • O que é o sentido da vida? • É o significado, orientação ou finalidade que uma pessoa atribui a tudo o que constitui a sua vida.

  29. O sentido da vida que a fé cristã oferece • O ponto de partida • O sentido da vida do crente parte de uma certeza fundamental: saber que Cristo o ama…

  30. O sentido da vida que a fé cristã oferece • A finalidade • O objectivo último que todos os cristãos devem pretender alcançar na vida, é a união com Cristo - ser um só com Ele, até poder dizer como S.Paulo: «eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim» (Gl2, 20)

  31. O sentido da vida que a fé cristã oferece • Para o cristão, a felicidade consiste em pensar, sentir e agir como Cristo… • A identificação plena com Cristo é o que se chama salvação, porque liberta o homem das suas escravidões…

  32. O sentido da vida que a fé cristã oferece • Como será possível? • Como pode chegar-se à identificação com Cristo? • Não por meio de leis e mandamentos, pois trata-se da transformação do coração e só o amor de Deus é capaz de a realizar.

  33. A fé em Jesus Cristo

  34. Para pensar… O LÁPIS… Era uma vez um menino que olhava para a avó a escrever uma carta. A certa altura, perguntou: - Avó, estás a escrever uma história que aconteceu connosco?... E por acaso é uma história sobre mim? A avó parou de escrever a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou a escrever sobre ti, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou a usar. Gostaria que tu fosses como ele, quando crescesses. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

  35. Para pensar… - Mas ele é igual a todos os lápis que vi na minha vida! - Tudo depende do modo como tu olhas as coisas. Há cinco qualidades nele que, se conseguires mantê-las, serás sempre uma pessoa em paz com o mundo. Primeira qualidade: podes fazer grandes coisas, mas não deves esquecer nunca que existe uma Mão que guia os teus passos. A essa mão nós chamamos Deus, e Ele deve conduzir-te sempre em direcção à Sua vontade.

  36. Para pensar… Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar de escrever e usar o afia-lápis. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto sabe suportar algumas dores, porque elas te farão ser uma pessoa melhor.

  37. Para pensar… Terceira qualidade: o lápis permite sempre que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entende que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

  38. Para pensar… Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, cuida sempre daquilo que acontece dentro de ti. Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele deixa sempre uma marca… Da mesma maneira, sabe que tudo o que fizeres na vida, irá deixar marcas, procura ser consciente de cada acção que fizeres.

More Related