1 / 16

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC. A FORMOSA JERUSALÉM. Lição 13 – 24/06/2012. Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM) E-mail : sergio.joinville@gmail.com MSN : sergiolenz@hotmail.com.

leda
Download Presentation

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC A FORMOSA JERUSALÉM Lição 13 – 24/06/2012 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM) E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”(2 Pe 3:13). Texto áureo VERDADE PRÁTICA O melhor da Jerusalém Celeste é que estaremos para sempre com Jesus.

  3. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 21:9-18 9 E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. 10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, 11 tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe cristalino; 12 e tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13 Ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas, e ao ocidente três portas. 14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 15 E aquele que falava comigo tinha por medida uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro. 16 A cidade era quadrangular; e o seu comprimento era igual à sua largura. E mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios; e o seu cumprimento, largura e altura eram iguais. 17 Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo. 18 O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido.

  4. INTRODUÇÃO • Océu é mais do que o nosso destino, é a nossa motivação. O conhecimento de que vamos morar no céu deve mudar nossa vida aqui e agora. A visão da cidade celestial motivou os patriarcas na forma deles andarem com Deus e o servirem (Hb 11:10,13-16). • A garantia do céu deve nos levar não ao descuido espiritual, mas a uma vida plena e abundante aqui e agora.

  5. I – O QUE É A JERUSALÉM CELESTE 1.1 – Mais sublime que os céus: …tão sublime é a Cidade de Deus, que não temos palavras para descrevê-las…

  6. I – O QUE É A JERUSALÉM CELESTE 1.2 – A casa de meu pai: …sim, na Jerusalém Celeste, há uma morada para mim e outra para você…

  7. I – O QUE É A JERUSALÉM CELESTE 1.3 – A Nova Jerusalém: - Esta visão mostra não só a cidade mas a sua posição. Ela descia do céu. Este lugar é celestial, e foi preparado por Jesus, Jo.14.2-3; Hb.12.22-23. - “De Deus descia do céu”: esta expressão está repetida (21:10), ela estará literalmente pairando nos céus sobre a Jerusalém terrena. Da terra não será vista na sua essência, mas somente a sua glória ou luz.

  8. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 1 – POR QUE A JERUSALÉM CELESTE É MAIS SUBLIME QUE OS CÉUS? 2 – COMO O APÓSTOLO PAULO DESCREVE A CIDADE DIVINA?

  9. II – AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA JERUSALÉM 2.1 – É um lugar real: O Senhor prometeu preparar um lugar para os Seus. No arrebata­mento e na ressurreição da igreja, os santos dessa era são, após o tribu­nal de Cristo e das bodas, instalados naquele lugar preparado. Eles são acompanhados pelos santos do AT na sua ressurreição da segunda vinda. Essa morada preparada para a Noiva, em que os santos do Antigo Testamento se estabelecem como servos (Ap 22.3), desce no ar e fica sobre a terra da Palestina no milênio, durante o qual os santos exercem seu direito de reinar. Esses santos estão em condição eterna, e a cidade goza de glória eterna. No fim do milênio, na renova­ção da terra, a morada é retirada durante a queima, para se estabelecer após a recriação como a ligação entre o novo céu e a nova terra. PENTECOST, J. Dwight. Manual de escatologia. São Paulo: Vida, 1998.

  10. II – AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA JERUSALÉM 2.2 – Arquitetura: - Se ela é bonita por fora, fico imaginando a sua beleza interior. Qualquer pessoa que constrói procura colocar adornos exteriores, mas na realidade a beleza e a riqueza estão no seu interior.

  11. II – AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA JERUSALÉM 2.3 – Formato: - A cidade é quadrangular: comprimento, largura e altura. 12.000 estádios = 2.220 km, (1 estádio = 185 metros). - Não existe nada parecido no planeta. Essa cidade é um verdadeiro cosmos de gloria e santidade. - É obvio que esses números representam a simetria, a perfeição, a vastidão e a totalidade ideal da Nova Jerusalém.

  12. II – AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA JERUSALÉM 2.4 - Materiais: • Não apenas a cidade era de ouro puro, mas a praça da cidade, o lugar central, onde as pessoas vivem é de ouro puro, como vidro transparente. • Tudo ali vive na luz. Tudo está a descoberto. Nada escondido, nada escamoteado. A integridade é a base de todos os relacionamentos.

  13. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 3 – QUEM É O CONSTRUTOR DA NOVA JERUSALÉM? 4 – EXPLIQUE, DE ACORDO COM A LIÇÃO, A REALIDADE DA JERUSALÉM CELESTE:

  14. III – O PERFEITO ESTADO ETERNO Diferenças entre viver no estado eterno e no tempo do milênio: A cidade contém a "glória de Deus". Os incrédulos não poderiam suportar essa glória, mas seri­am derrubados, como aconteceu com Paulo (At 9.3). Ela não possui templo (v. 22), e é claramente previsto em Ezequiel 40-48 que haverá um templo na terra milenar. Não há noite ali (v. 25), e haverá dia e noite no milênio (Is 30.26; 60.19,20). O trono de Deus está ali (22.3). Lá não existe maldição (22.3), o que significa que os efeitos da queda terão sido eliminados. Todos os que estão ali são salvos (21.27) e então de­vem estar na eternidade, já que nascerão incrédulos durante o milênio. Não há mais morte (21.4) e, já que indivíduos morrerão durante o milê­nio (Is 65.20), ela deve referir-se ao estado eterno. PENTECOST, J. Dwight. Manual de escatologia. São Paulo: Vida, 1998.

  15. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 3 – NA JERUSALÉM CELESTE, SERÁ POSSÍVEL RECONHECER UNS AOS OUTROS? EXPLIQUE:

  16. CONCLUSÃO João escreve: "Seremos se­melhantes a ele" (l Jo 3.2). Estaremos totalmente ocupados com Aquele "que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai" (Ap 1.5-6), dan­do "o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos sécu­los" (Ap 5.13), dizendo "O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graça, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém" (Ap 7.12), pois "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória e louvor" (Ap 5.12).

More Related