1 / 85

Desligue o Telemóvel

Desligue o Telemóvel. S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA. Deus está aqui, tão certo como este ar que respiro, Tão certo como o amanhã que se levanta, Tão certo como este canto que podes ouvir Tu o podes sentir movendo-se por entre os ramos, tu o podes ouvir cantando connosco aqui

Download Presentation

Desligue o Telemóvel

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Desligue o Telemóvel

  2. S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

  3. Deus está aqui, tão certo como este ar que respiro, Tão certo como o amanhã que se levanta, Tão certo como este canto que podes ouvir Tu o podes sentir movendo-se por entre os ramos, tu o podes ouvir cantando connosco aqui Tu o podes levar, quando por essa porta saíres, tu o podes guardar para sempre no teu coração

  4. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Amén! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

  5. Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

  6. Senhor tem piedade, Senhor tem piedade Senhor tem piedade de nós. Cristotem piedade, Cristotem piedade Cristotem piedade de nós. Senhor tem piedade, Senhor tem piedade Senhor tem piedade de nós.

  7. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

  8. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

  9. só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amén

  10. ORAÇÃO COLECTA Deus todo-poderoso, que na aurora dos novos tempos confiastes a São José a guarda dos mistérios da salvação dos homens, concedei à vossa Igreja, por sua intercessão, a graça de os conservar fielmente e de os realizar até à sua plenitude. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

  11. 1ª Leitura «O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David» 2 Sam 7, 4-5a.12-14a.16

  12. LEITURA I 2 Sam 7, 4-5a.12-14a.16 Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, o Senhor falou a Natã, dizendo: «Vai dizer ao meu servo David: Assim fala o Senhor: Quando chegares ao termo dos teus dias e fores repousar com os teus pais, estabelecerei em teu lugar um descendente que nascerá de ti e consolidarei a tua realeza. Ele construirá um palácio ao meu nome e Eu consolidarei para sempre o seu trono real.

  13. LEITURA I 2 Sam 7, 4-5a.12-14a.16 Serei para ele um pai e Ele será para Mim um filho. A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. Graças a Deus!

  14. Salmo

  15. Salmo 88 (89), 2-3.4-5.27 e 29 (R. 37) Refrão: A sua descendência permanecerá eternamente.

  16. 2ª Leitura «Esperando contra toda a esperança» Rom 4, 13.16-18.22

  17. LEITURA II Rom 4, 13.16-18.22 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Irmãos: Não foi por meio da Lei, mas pela justiça da fé, que se fez a Abraão ou à sua descendência a promessa de que receberia o mundo como herança. Portanto a herança vem pela fé, para que seja dom gratuito de Deus e a promessa seja válida para toda a descendência, não só para a descendência segundo a Lei, mas também para a descendência segundo a fé de Abraão. Ele é o pai de todos nós, como está escrito: «Fiz de ti o pai de muitos povos». Ele é o nosso pai diante d’Aquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência o que não existe. Esperando contra toda a esperança, Abraão acreditou, tornando-se pai de muitos povos, como lhe tinha sido dito: «Assim será a tua descendência». Por este motivo é que isto «lhe foi atribuído como justiça». Palavra do Senhor.

  18. LEITURA II Rom 4, 13.16-18.22 não só para a descendência segundo a Lei, mas também para a descendência segundo a fé de Abraão. Ele é o pai de todos nós, como está escrito: «Fiz de ti o pai de muitos povos». Ele é o nosso pai diante d’Aquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência o que não existe. Esperando contra toda a esperança, Abraão acreditou,

  19. LEITURA II Rom 4, 13.16-18.22 tornando-se pai de muitos povos, como lhe tinha sido dito: «Assim será a tua descendência». Por este motivo é que isto «lhe foi atribuído como justiça». Palavra do Senhor. Graças a Deus!

  20. AclamaçãoAleluia!Felizes os que habitam na vossa casa, Senhor:eles Vos louvarão pelos tempos sem fim.

  21. Evangelho «José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor» Mt 1, 16.18-21.24ª

  22. O Senhor esteja convosco • Ele está no meio de Nós. • Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus • Gloria a Vós, Senhor!

  23. EVANGELHO Mt 1, 16.18-21.24ª Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo.

  24. EVANGELHO Mt 1, 16.18-21.24ª Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa,

  25. EVANGELHO Mt 1, 16.18-21.24ª pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Quando despertou do sono, José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor. Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

  26. O Anjo do Senhor manifestou-lhe, em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua Mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo." (Mt 1,20). A Bíblia não fala muito dele. A ordem dada a São José, de receber Maria como esposa, é o fim do Antigo Testamento e o começo do Novo. Ele é o patriarca, o grande pai.

  27. A fuga para o Egito e a volta lembram-se a história de todo o povo de Israel - o Êxodo. Portanto, São José é o amigo do povo, dos pobres, dos pequeninos, dos perseguidos e dos sofredores. Da Bíblia, recebeu ele o título maior que ela costuma dar a alguém: Justo. São José era um homem "justo". A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protector escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós.

  28. Quando a bondade divina escolhe alguém para uma graça singular, dá-lhe todos os carismas necessários, o que aumenta fortemente a sua beleza espiritual. Foi isso mesmo o que aconteceu em S. José. O Pai eterno escolheu-o para ser o sustento e o fiel guardião dos seus principais tesouros, isto é, do seu Filho e da sua esposa; função que ele cumpriu com toda a fidelidade.

  29. Ele é, na verdade, a conclusão do Antigo Testamento: é nele que a dignidade dos patriarcas e dos profetas recebe o fruto prometido. S. José é exemplo para os homens de todos os tempos. Em S. José poderíamos resumir quatro modelos: De paternidade, castidade, trabalho e de uma boa morte.

  30. Foi pai perfeito, pois acolhendo o fruto do mistério, deu condições para que Ele nascesse no seio de uma família, protegendo-O, criando-O e ensinando-Lhe uma profissão. Que exemplo para os nossos tristes tempos de práticas abortistas! Paradigma de castidade, porque vendo em Maria a manifestação de um desígnio superiormente belo e transcendente,

  31. soube portar-se como o guardador de um grande tesouro – o de uma castidade bem vivida. Jesus, já em sua vida pública, era reconhecido como o filho do carpinteiro. Isso demonstra que S. José sempre trabalhou com dedicação e senso de responsabilidade.

  32. Por último, e por isso é padroeiro dos que agonizam, S. José foi assistido em sua morte por Jesus e Nossa Senhora. São José, rogai por nós. Assim Seja!

  33. São José, rogai por nós. Meditação

  34. Credo

  35. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

  36. desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

  37. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

  38. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Amén.

  39. Oração Universal

  40. Irmãs e irmãos: Reunidos para celebrar as maravilhas que Deus realizou em São José, homem justo e humilde, elevemos ao Pai do Céu as nossas súplicas, dizendo com alegria: Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos. Pela santa Igreja, dispersa por toda a terra, para que anuncie a palavra de Deus com alegria e dê fruto no coração dos seus fiéis, oremos, irmãos: Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos.

  41. Pelos que exercem a autoridade neste mundo, para que sejam humanos nas suas decisões e pratiquem obras de justiça e de rectidão, oremos, irmãos: Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos. Pelos pais e mães de família, para que a oração em família e os sacramentos alimentem a sua fé e a de seus filhos, oremos, irmãos: Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos.

  42. Pelos jovens dos nossos Seminários e pelos que trabalham na sua formação, para que os dons do Espírito Santo os iluminem, oremos, irmãos: Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos. Pelos homens que ganham o pão com o seu trabalho, para que os seus direitos sejam respeitados e a sua dignidade humana reconhecida, oremos, irmãos: Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos.

  43. Por todos nós aqui reunidos em assembleia, para que, por intercessão de São José, tenhamos uma boa morte, na paz de Deus, oremos, irmãos: Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos.

  44. Senhor, nosso Deus, velai por todos os filhos da Igreja, para que, nas alegrias e provações desta vida, descubram, como São José, a vossa vontade misteriosa e colaborem na obra da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

  45. Ofertório

  46. Ergue-te na alegria / povo chamado à Salvação Deixa o traje de luto / porque o Senhor é a nossa justiça. Alegre-se o deserto / e rejubile a fonte mais pura Consolai o meu povo / tende coragem Deus nos conduz. Partilhai a riqueza porque Deus de todos é Pai sois benditos, entrai, no reino da luz porque eu tive fome, e vós deste-me de comer tive sede e vós deste-me de beber. Povos de toda a terra fazei da vida uma refeição Preparai o caminho abri as mãos para repartir. Nesses bairros de fome onde a miséria resseca o homem Numa casa sem vida onde ninguém consegue morar. Refrão São malditos aqueles que vendo o pobre o deixam ficar Aplanai as veredas endireitai o vosso andar. Pela força do amor nasceu a esperança nos olhos tristes Sê feliz no meu Reino estava nu e tu me vestiste. Refrão O Universo renasce pela partilha em fraternidade Desses campos se eleva um forte clamor: solidariedade. Junto com a alegria sobe a justiça ao entardecer A riqueza da terra dá para todos em abundância. Refrão 1

  47. Povos de toda a terra / fazei da vida uma refeição Preparai o caminho / abri as mãos para repartir. Nesses bairros de fome / onde a miséria resseca o homem Numa casa sem vida / onde ninguém consegue morar. Partilhai a riqueza porque Deus de todos é Pai sois benditos, entrai, no reino da luz porque eu tive fome, e vós deste-me de comer tive sede e vós deste-me de beber. São malditos aqueles que vendo o pobre o deixam ficar Aplanai as veredas endireitai o vosso andar. Pela força do amor nasceu a esperança nos olhos tristes Sê feliz no meu Reino estava nu e tu me vestiste. Refrão O Universo renasce pela partilha em fraternidade Desses campos se eleva um forte clamor: solidariedade. Junto com a alegria sobe a justiça ao entardecer A riqueza da terra dá para todos em abundância. Refrão 2

  48. São malditos aqueles / que vendo o pobre o deixam ficar Aplanai as veredas / endireitai o vosso andar. Pela força do amor / nasceu a esperança nos olhos tristes Sê feliz no meu Reino / estava nu e tu me vestiste. Partilhai a riqueza porque Deus de todos é Pai sois benditos, entrai, no reino da luz porque eu tive fome, e vós deste-me de comer tive sede e vós deste-me de beber. 3

More Related