Santa Gertrudes
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 12

Santa Gertrudes PowerPoint PPT Presentation


  • 39 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Santa Gertrudes.

Download Presentation

Santa Gertrudes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Santa gertrudes

Santa Gertrudes


Santa gertrudes

Nasceu em 6 de Janeiro de 1256, em Eisleben (Alemanha). Nada é sabido sobre seus pais, donde se supõe ter sido orfã. Ainda jovem ingressou no monastério de Santa Maria em Helfta, sob a direção da abadessa Gertrudes de Hackeborn. Alguns estudiosos referem-se ao monastério como Cisterciense, pois foi fundado por sete irmãs da comunidade de Halberstadt.


Santa gertrudes

Gertrudes dedicou-se aos estudos, tornando-se especialista em literatura e filosofia. Depois experimentou a conversão a Deus e iniciou uma caminhada de perfeição na vida religiosa, voltando seus talentos para o estudo das escrituras e teologia. Consagrou-se exclusivamente a Deus e progrediu de modo admirável no caminho da perfeição, levando uma vida extraordinária de oração e contemplação.


Santa gertrudes

Produziu numerosos textos, mas somente dois deles: Revelações do Amor Divino, parcialmente escrito com outras monjas da comunidade, e Exercícios Espirituais, permanecem conhecidos até hoje. Teve várias experiências místicas, incluindo uma visão de Jesus, convidando-a a repousar sua cabeça em seu peito para ouvir seu coração batendo no compasso do divino amor. Morreu em Helfta, Saxônia, em novembro de 1301. Sua festa é celebrada em 16 ou 17 de Novembro. Foi canonizada pelo Papa Clemente XII no ano de 1677.


Santa gertrudes

Tivestes sobre mim pensamentos de pazA minha alma Vos bendiga, Senhor Deus, meu Criador, a minha alma vos bendiga e do mais íntimo do meu coração Vos louvem as vossas misericórdias de que a vossa infinita piedade tão generosamente me envolveu. Eu Vos dou graças pela vossa imensa misericórdia e pela vossa paciente bondade para comigo.


Santa gertrudes

Todos os anos da minha infância e puerícia, da adolescência e da juventude, quase até ao fim dos vinte e cinco anos, decorriam numa cegueira tão louca; pensava, falava e procedia segundo os meus caprichos e não sentia remorso algum de consciência. Dou-me conta disso agora. Não Vos prestava atenção alguma, mas apenas me deixava conduzir por uma repugnância natural e inata pelo mal e pelo gosto do bem, ou pelas advertências dos que me rodeavam.


Santa gertrudes

Vivia como pagã entre pagãos, como se nunca tivesse ouvido dizer que Vós, meu Deus, recompensais o bem e punis o mal. E no entanto, já desde a infância, concretamente desde os cinco anos, Vós me tínheis escolhido para me admitir entre os mais fiéis dos vossos amigos na prática da santa religião.


Santa gertrudes

Por isso, Pai amantíssimo, em reparação das minhas faltas, ofereço-Vos todos os sofrimentos de vosso Filho bem amado, desde aquela hora em que, deitado nas palhas do presépio, soltou o primeiro vagido, e tudo o que suportou depois: as dificuldades da infância, as fraquezas da idade pueril, as adversidades da adolescência e as provas da juventude, até ao momento em que, inclinando a cabeça, com forte brado expirou na cruz.


Santa gertrudes

De igual modo, para suprir todas as minhas negligências, ofereço-Vos, Pai amantíssimo, toda aquela santíssima vida de vosso Filho Unigênito, perfeitíssima em todos os pensamentos, palavras e ações, desde a hora em que foi enviado do trono celeste e desceu à nossa terra até ao momento em que apresentou perante o vosso olhar paterno a glória da sua humanidade vitoriosa.


Santa gertrudes

Em ação de graças e imersa no mais profundo abismo de humildade, louvo a vossa incomensurável misericórdia e adoro a dulcíssima benevolência pela qual, Pai de misericórdia, no meio da minha vida errante tivestes sobre mim pensamentos de paz e não de desgraça e quisestes elevar-me com a multidão e grandeza dos vossos benefícios.


Santa gertrudes

Além disso, entre tantos favores, concedestes-me o dom inestimável da vossa intimidade e amizade, ao abrir-me aquela arca nobilíssima da divindade, a saber, o vosso Coração divino, no qual encontro o tesouro de todas as minhas alegrias.Finalmente, atraístes a minha alma com as fiéis promessas que desejais conceder-me na morte e depois da morte; e, por isso, ainda que não tivesse recebido de Vós nenhum outro benefício, este dom seria suficiente, por si só, para que o meu coração suspirasse continuamente por Vós com viva esperança.


Santa gertrudes

Texto - Do «Livro das

Revelações do amor divino»

de Santa Gertrudes, Virgem

Música - Sounds of Silence

Imagens - Google

Formatação Altair Castro

17/11/2010


  • Login