DIAGNÓSTICO DOS POTENCIAIS GENÉTICOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM ATRAVÉS DA DERMAT...
Download
1 / 1

biblioteca Apres Dermatoglifia Cordoba 2006 ferreira Heros - PowerPoint PPT Presentation


  • 112 Views
  • Uploaded on

DIAGNÓSTICO DOS POTENCIAIS GENÉTICOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM ATRAVÉS DA DERMATOGLIFIA. FERREIRA,Heros Ribeiro (1) (2) (3) ; FERNANDES FILHO, José (1) (2) (4) (1)   PROCIMH - UCB / RJ - BRASIL (2) LABIMH - UCB / RJ - BRASIL

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'biblioteca Apres Dermatoglifia Cordoba 2006 ferreira Heros' - kovit


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

DIAGNÓSTICO DOS POTENCIAIS GENÉTICOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM ATRAVÉS DA DERMATOGLIFIA.

FERREIRA,Heros Ribeiro (1) (2) (3) ; FERNANDES FILHO, José (1) (2) (4)

(1)   PROCIMH - UCB / RJ - BRASIL

(2) LABIMH - UCB / RJ - BRASIL

(3) PREPARADOR FÍSICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM - BRASIL

(4) EEFD / UFRJ - BRASIL

E-mail:[email protected]/ [email protected] - 2006

A canoagem é dividida basicamente em canoagem slalom e velocidade. O slalom é o estilo de descidas em rios, deve obrigatoriamente passar por balizas ou “portas” em momentos contra e outros a favor da correnteza. A canoagem de velocidade é o deslocamento do braco, em distância pré determinada, em menor tempo. O slalom é dividido entre C1 (canoa individual), C2 (canoa dupla) e K1 (caiaque individual). O presente estudo tem como objetivo diagnosticar os perfis genéticos da seleção brasileira de canoagem slalom através da dermatoglifia. Este estudo é analisado através da estatística descritiva e seguindo rigorosamente os padrões de análises dermatoglíficas do protocolo de Cummins & Midlo (1942). A população foi composta pelos atletas da seleção brasileira permanente de canoagem slalom, masculino, sendo N=10, destes C1(N=3), C2(N=2) e K1(N=5). Foram obtidos os seguintes resultados: o C1 foi estabelecida a fórmula digital AL=66,7%, L>W=33,3%, SQTL=86 e D10=10; o grupo C2 L>W=100%, SQTL=177 e D10=12 e grupo K1 L>W=60%, ALW=20%, L=W=20%, SQTL=162 e D10=14. Com nos resultados observamos que: os atletas de C1 apresentam SQTL e D10 baixos, o que caracteriza a força, potência e índice coordenativo baixo (SQTL/D10), confirmado pelo SQTL=86 e D10=10. O grupo C2 apresenta resistência intermediária, propriocepção complexa e índice coordenativo moderado (SQTL/D10), confirmado pelo D10=12 e SQTL=177 e o grupo K1 apresenta resistência de velocidade, propriocepção complexa, atividades de combinação motoras complexas pelo SQTL=162, D10=14 e L>W=60%. Concluímos que o grupo C1 apresenta como características importantes para canoagem slalom, a força e potência, o grupo C2 e K1 apresentam a propriocepção complexa. Observamos que cada grupo apresenta características genéticas diferentes demonstradas pela dermatoglifia, esta sendo uma ferramenta para otimização da orientação, seleção e na prescrição do treinamento na canoagem de slalom. Podemos concluir também que a dermatoglifia apresenta aplicabilidade direta como marcador genético. Este dado já é comprovado. Com base nos resultados de seus potenciais genéticos, o treinamento poderá atingir objetivos mais específicos. Não obstante, considera-se a interferência do meio (fenótipo), o qual pode influenciar, como variável limitante controlada. Recomendamos que mais pesquisas sejam realizadas.

Palavras-chave: Seleção Brasileira, Canoagem, Slalom e Dermatoglifia.


ad