1 / 10

DADO pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada.

DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO. DADO pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada.

kitty
Download Presentation

DADO pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO • DADO pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada. • Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações. Genericamente, pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p. 2). • É informação bruta, descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em si não são dotados de relevância, propósito e significado, mas são importantes porque são a matéria-prima essencial para a criação da informação. • INFORMAÇÃO é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor. • É o insumo mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). • É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o (MACHLUP, 1983).

  2. CONHECIMENTO =conjunto completo de informações, dados e relações que levam as pessoas à tomada de decisão, à realização de tarefas e à criação de novas informações ou novos conhecimentos (SCHREIBER et al apud FIALHO et al, 2006) CONHECIMENTO= Conjunto de informações contextualizadas e dotadas de semântica inerentes ao agente que o detém, e seu conteúdo se dará em função do conjunto de informações que os compõem, de suas ligações com outras unidades de conhecimento e do processo de contextualização INFORMAÇÃO é: O Iraque foi atacado pelos Estados Unidos. CONHECIMENTO, segundo o conceito da Gestão de Conhecimento, é: Tendo o Iraque sido atacado pelos Estados Unidos, isto acarretará em uma mudança no preço dos combustíveis, o que fará com que o mercado reaja, e portanto nós deveremos...

  3. CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO • NATUREZA RACIONAL: • proposicional: saber o quê; • Procedural: Saber como; • Descobridor: Saber por quê; • Contextual: Saber quem. • COMPLEXO: formado por conceitos, regras, etc; • INTANGÍVEL; • CAPACIDADE INFINITA DE ARMAZENAMENTO; • TRANSPORTÁVEL; • COMPARTILHÁVEL

  4. TIPOS DE CONHECIMENTOS CONHECIMENTO EXPLÍCITO: é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Modo dominante de conhecimento na tradição filosófica ocidental.  CONHECIMENTO TÁCITO é difícil de ser articulado na linguagem formal. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções, habilidades É considerado como uma fonte importante de competitividade entre as organizações. Só pode ser avaliado por meio da ação.

  5. ESPIRAL DO CONHECIMENTO DIÁLOGO tácito para o tácito tácito para o explícito ASSOCIAÇÃO DO CONHECIMENTO EXPLICITO CONSTRUÇÃO DO CAMPO explícito para o tácito explícito para o explícito APRENDER FAZENDO

  6. AS SETE DIMENSÕES DA GC

  7. GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA PONTE S.A. A PONTE S.A. é uma empresa que administra a ponte que faz a ligação rodoviária entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, sobre a Baia de Guanabara (Estado do Rio de Janeiro). Esta ponte, inaugurada em 1974, foi administrada pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) até junho de 1995 e a partir desta data, os serviços passaram a ser operados pela concessionária PONTE S.A. empresa criada pelo consórcio que reúne as empresas Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. Após expirar o período de concessão contratual de 20 anos, a ponte reverterá ao poder público, com todas as benfeitorias realizadas.

  8. SOCIALIZAÇÃO - Conhecimento tácito em tácito DSO (DIÁLOGO SEMANAL DE OPERAÇÕES) Nestas reuniões de DSO são apresentados novos conhecimentos adquiridos no decorrer de uma semana. A conversão do conhecimento se dá no nível tácito e com o compartilhamento das experiências vividas por cada indivíduo da equipe. EXTERNALIZAÇÃO - Conhecimento tácito em explícito Monitoramento da PONTE Através do recurso tecnológico, capaz de monitorar todo o trecho da ponte, a partir das 20 câmeras, são gravadas algumas atividades de socorro. Estes filmes são usados para a realização da análise de falhas e sucessos dos procedimentos executados. A conversão do conhecimento se dá quando os procedimentos documentados de salvamento (documentos explícitos) são alterados, em função das experiências adquiridas pelos indivíduos, no nível tácito. Nesta conversão do conhecimento é criada uma nova forma de fazer alguma tarefa.

  9. COMBINAÇÃO - Conhecimento explícito em explícito Serviço de Atendimento ao Cliente Questões explicitadas pelos usuários da ponte e registradas no "Sistema de Atendimento ao Cliente" são analisadas, pelos empregados da PONTE S.A., e quando aplicável, combinadas com outras questões de modo a desenvolver um novo conhecimento, por exemplo: Reclamações sobre o grande fluxo de carros que usam o sistema onda livre são combinadas com os horários em que incidem as reclamações. Daí pode se dá a construção de um novo conhecimento, um novo conceito. INTERNALIZAÇÃO - Conhecimento explícito em tácito PROGRAMA DE EXPLORAÇÃO DA PONTE A manutenção física da ponte é realizada com base no PEP Programa de Exploração da Ponte e mais a documentação de engenharia conhecimentos explícitos). Esta conversão do conhecimento ocorre na fase de conclusão dos projetos que é quando o estado da arte é registrado nos relatórios e disseminado para as pessoas envolvidas. Nesta fase, acontece a difusão interativa desse novo estado da arte.

More Related