teoria nebular
Download
Skip this Video
Download Presentation
TEORIA NEBULAR

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 7

TEORIA NEBULAR - PowerPoint PPT Presentation


  • 92 Views
  • Uploaded on

TEORIA NEBULAR. De acordo com esta teoria, o Sistema Solar, ter-se-á formado a partir de uma nébula (nuvem enorme) formada por gases e poeiras. A matéria começa a condensar, o núcleo da nébula terá aumentado de temperatura e esta começa a rodar.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' TEORIA NEBULAR' - kimi


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
teoria nebular

TEORIA NEBULAR

De acordo com esta teoria, o Sistema Solar, ter-se-á formado a partir de uma nébula (nuvem enorme) formada por gases e poeiras.

A matéria começa a condensar, o núcleo da nébula terá aumentado de temperatura e esta começa a rodar.

Desta forma, a nébula adquire a forma de disco achatado. Devido à diminuição do raio da nébula a velocidade de rotação começa a aumentar.

O Sol, formado essencialmente por H e He forma-se no centro do disco e representa cerca de 98% da massa do Sistema Solar – começam as reacções de fusão nuclear.

slide3

TEORIA NEBULAR

Os planetas terão crescido no interior do disco através da colisão e posterior acreção de partículas sólidas.

Como a condensação (solidificação) dos elementos e compostos da nébula, depende da temperatura, isto é,da distância ao Sol, os elementos/compostos com maiores temperaturas de condensação irão condensar na parte mais interna do disco (ex: Metais – Fe; Ni; Al; e silicatos – material que constitui as rochas), enquanto os composto de hidrogénio (H2O; CH4; NH3) só poderão condensar na periferia.

Os gases leves, H e He, nunca chegarão a condensar.

slide5

TEORIA NEBULAR

Após a acreção gradual de partículas, os corpos vão ficando cada vez maiores designado-se, inicialmente, por – Planetesimais.

Por sua vez, a múltipla colisão de planetesimais produzirá os Protoplanetas, que através da acreção de mais material terão dado origem a corpos ainda maiores - Planetas.

ad