1 / 23

CONFLITOS NO CASAMENTO

Pastor Elton Melo - elton@ibivitoria.org Igreja Batista Independente em Vitória - ES. CONFLITOS NO CASAMENTO. Texto base: Amós 3.3.

kimi
Download Presentation

CONFLITOS NO CASAMENTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pastor Elton Melo - elton@ibivitoria.org Igreja Batista Independente em Vitória - ES CONFLITOS NO CASAMENTO Texto base: Amós 3.3

  2. A vida a dois é a coisa mais importante de nossa existência.É onde esperamos o máximo de satisfação.No entanto, para alguns, a vida a dois é uma fonte de decepções e até mesmo de amargura.Um lugar de constantes conflitos

  3. O que é um conflito? • É uma oposição de opiniões. • Vocábulo do latim: conflictus, que significa desacordo, choque. • O desacordo é em si mesmo neutro. Pode vir a Um sofrimento ou uma felicidade.

  4. Como surge o conflito?O dia-a-dia do casal gera muitos atritos devido aos direitos, medos e desejos de cada cônjuge.Cada um necessita que o outro o aceite, contudo, sempre surgem as divergências devido as diferenças.É impossível que dois seres pensem, sintam ou ajam continuamente de forma idêntica.

  5. Isso revela que os conflitos são inevitáveis. Seja qual for o grau de amor, respeito, compatibilidade, proximidade entre um homem e uma mulher, sempre haverá momentos em que seus direitos, atos, necessidades e sentimentos entrarão em confronto.

  6. Geralmente tais atritos chegam a bom termo; mas, quando eles se acumulam e se repetem sem ser aceitos nem resolvidos, tal situação se torna verdadeiramente conflituosa.

  7. Os conflitos de um casal não são nem totalmente bons nem totalmente ruins; no seu dinamismo, são ambivalentes, pois, lançam ao casal um desafio:Desenvolver-se e alcançar um novo equilíbrio,ou continuarem passivos, incoerentes, violentos e separados.

  8. Um conflito conjugal representa um momento de verdade, uma verificação do estado da relação. • Ele pode reforçar a convivência, incitando o marido e a esposa a se aproximarem, • Ou pode enfraquecer a relação, levando o casal a se distanciar com amargura no coração, feridos emocionalmente e cheios de hostilidades dificilmente superáveis no futuro.

  9. Se a divergência é má administrada, ela é destruidora. Entretanto, se for bem compreendida e dirigida, permitirá um avanço positivo na relação.É como a gasolina que, dependendo da maneira como é usada, pode explodir uma casa ou colocar um carro em movimento.

  10. ASPECTOS NEGATIVOS DE UM CONFLITO • Tentar dominar e vencer o parceiro – Todo conflito desta natureza gera fadiga. A energia liberada é tanta, que não se tem mais forças para nada. Daí algumas expressões bem conhecidas: “Eu não o suporto”, “Eu vou explodir”, “Estou louco de raiva”.

  11. Aspectos negativos 2. Isolar–se em um conflito – Cada um fica indiferente ao outro, pensando apenas em si mesmo, em seu ressentimento. • A comunicação é analisada negativamente e distorcida. O clima fica “pesado” e diminuem a a motivação para refazer a ligação. • Tal isolamento acaba geralmente em separação, pois, há uma recusa a toda possibilidade de reconciliação, abrindo a porta para a ruptura.

  12. Aspectos negativos 3. Usar da violência – A violência é o maior risco. Em alguns casos ela não se manifesta, mas, sabemos que ela espreita por trás de toda a disputa conjugal. • E, se agirmos conforme o relacionamento dominante-dominado, a violência pode passar da possibilidade à ação, entrando nesse momento, a força bruta. E,uma vez iniciada, a violência enseja uma brutalidade cada vez maior.

  13. Aspectos negativos • Existem duas formas de violência: Violência direta – Se manifesta abertamente durante uma discussão. Violência indireta – Não se expressa claramente, mas é latente e enganosa. • O primeiro passo em direção à violência é a constante recusa ao diálogo. Existe uma ligação direta entre a incapacidade de expressar - se oralmente e os comportamentos violentos.

  14. ASPECTOS POSITIVOS DE UM CONFLITO “Vivemos não por meio das coisas, mas dos significados das coisas” 1. Demonstram que o casamento é uma unidade dinâmica – A relação entre casais não é estática, mas, dinâmica. • Os desentendimentos que o homem e a mulher resolvem no dia a dia demonstram que estão se relacionando, e que tal união é uma realidade viva. • Existe diálogo, negociação, disposição em se investir no relacionamento.

  15. Aspectos positivos 2. Favorecem o amadurecimento do casal • Se as disputas entre o casal são bem administradas, elas conduzem cada um a se responsabilizar, a recolocar salutarmente em questionamento seus valores e suas motivações. • Uma dissensão em meu casamento vista da maneira correta, me obriga a ser atento ao outro, olhá-lo e escutá-lo, favorecendo ao meu amadurecimento.

  16. Aspectos positivos 3. Revelam o outro – O conflito é uma linguagem que manifesta a natureza do outro e permite-me conhecê-lo mais. • Uma discussão pode ser um apelo. Se meu cônjuge se sente desvalorizado, que não recebe um tratamento digno de um ser humano, dará início a uma discussão para provar que existe. Devemos aprender a decifrar as “tempestades” no seio de nosso relacionamento conjugal, pois, elas têm um sentido.

  17. Aspectos positivos 4. São fatores de equilíbrio e mudança no casamento – A vida em comum é feita tanto de alterações como de harmonia, de divergências como de concordâncias, de antagonismos como de união. O filósofo Heráclito já afirmava que a harmonia procede do conflito entre os contrários, pois é o acordo entre tensões opostas. Sem confrontos, o equilíbrio do casal será estático.

  18. Aspectos positivos • As divergênciasfavorecem à mudança. Um casal, por ser compostopordoisseresvivos, necessitaagir, mudar, avançar. • Ofereceoportunidade de se fazerlucidamenteumaanálise da relação: estásaudávelounão? Calorosaouindiferente? Satisfatóriaoufrustrante? Profundaou superficial?

  19. Aspectos positivos As discordâncias constituem uma chance de melhorar a relação.Após a troca mútua de opiniões, cada um identificará mais claramente suasnecessidades e compreenderá muito mais as necessidades do outro.

  20. Aspectos positivos “Também vos digo que, se dois de vósconcordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, ser-lhes-á concedida por Meu Pai, que está nos céus. Pois onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou Eu no meio deles” – Mt. 18:19 e 20.

  21. CONCLUSÃO • Quando esse processo é negativo, traduz-se pela morte da relação em um ou vários domínios: afetivo, sexual, etc. • Quando é positivo, traduz-se pelo amadurecimento do casal, em maior harmonia e comprometimento com a felicidade um do outro e estabilidade da relação.

  22. CONCLUSÃO • O casal passa a conhecer-se profundamente, entendendo as necessidades um do outro e, principalmente, estando abertos para mudanças e adaptações, que vão tornar o seu lar muito mais feliz.

  23. Se osseusconflitosconjugaistêmlhepesadocomochumbo, você podeagirproativamente e transformá-lo emouro. • E comoresultado, eles o auxiliarão a descobrir um poucomaissobre você mesmo, seucônjuge, e, com a ajuda de Deus, o quefazerparater e viverumarelaçãofeliz.

More Related