1 / 6

Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago Oliveira nº26

Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno?. Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago Oliveira nº26. Introdução.

kevyn
Download Presentation

Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago Oliveira nº26

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago Oliveira nº26

  2. Introdução Os seres vivos possuem vários mecanismos de regulação do seu meio interno. A capacidade de manter as condições internas estáveis, face às alterações do meio exterior, dá-se o nome de Homeostasia. Dois destes mecanismos de regulação são a termorregulação e a osmorregulação.

  3. Homeostasia A homeostasia é a capacidade que os seres vivos possuem de manter o seu meio interno estável em relação às condições do meio exterior. Esta proporciona um estado dinâmico de equilíbrio no qual as condições internas variam conforme as necessidades do ser vivo. Generalizando, podemos afirmar que o corpo se encontra em homeostasia quando as células desempenham adequadamente as suas funções.

  4. Termorregulação A Termorregulação é um conjunto de mecanismos que permite ao ser vivo regular a sua temperatura interna, de forma a manter uma temperatura adequada à sua sobrevivência. • Podemos distinguir quatro tipos de seres vivos, em relação ao tipo de termorregulação: • Homeotérmicos – têm a capacidade de regular a sua temperatura para um nível constante; Ex: Rato • Poiquilotérmicos – a sua temperatura interna varia com as alterações da temperatura do meio. • Endotérmicos – regulam a sua temperatura, produzindo calor através de processos metabólicos, ou que usam mecanismos para perder calor; • Ectotérmicos – taxa metabólica não contraria as alterações de temperatura. Dependem das fontes de calor externas.

  5. OSMORrEGULAÇÃO A osmorregulação é o processo que permite a manutenção do equilibrio de água e sais minerais no organismo. Mantém a pressão osmótica dentro de valores que possibilitem a vida. • Podemos distinguir dois tipos de seres vivos , em relação ao tipo de osmorregulação no meio marinho: • Osmoconformantes – não regulam a concentração de sais dos seus fluidos corporais, e assim, esta concentração varia de acordo com a concentração de água do mar que os rodeia. • Osmorreguladores – apresentam uma concentração do seu meio interno muito diferente da concentração de salina do meio envolvente.

  6. Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Os seres vivos possuem a capacidade de manter o seu meio interno em equilíbrio. A esta capacidade e ao conjunto de mecanismos que a possibilitam dá-se o nome de homeostasia. Relacionados com este termo de homeostasia, encontramos a termorregulação, que possibilita a regulação da temperatura interna do corpo, e a osmorregulação, que é traduzida na manutenção do equilíbrio de água e sais minerais no organismo e na regulação da pressão osmótica.

More Related