1 / 17

PASTORAL JUVENIL SALESIANA

PASTORAL JUVENIL SALESIANA. CARACTERÍSTICAS:. 1. A opção determinante pelos jovens e pelo seu mundo. 2. A missão de educar evangelizando e evangelizar educando. 3. A experiência comunitária. 4. O estilo específico da animação. 5. A unidade na diversidade e a organicidade.

kevina
Download Presentation

PASTORAL JUVENIL SALESIANA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PASTORAL JUVENIL SALESIANA CARACTERÍSTICAS: 1. A opção determinante pelos jovens e pelo seu mundo. 2. A missão de educar evangelizando e evangelizar educando. 3. A experiência comunitária. 4. O estilo específico da animação. 5. A unidade na diversidade e a organicidade. 6. A presença significativa na Igreja. 7. A presença significativa no mundo.

  2. A J S E P A S T O R A L D A J U V E N T U D E D O B R A S I L ( P J B ) C O N T R I B U I Ç Õ E S M Ú T U A S

  3. Inseridos e sintonizados com a Igreja, nós salesianos e salesianas, estamos atentos e comungamos com aquilo que a Igreja do Brasil nos orienta a respeito dos jovens. A Pastoral da Juventude do Brasil é a voz oficial da CNBB para o trabalho com os jovens. Portanto, é necessário que a AJS esteja integrada e em sintonia com as orientações da Igreja do Brasil para a Pastoral da Juventude. Nós, como Dom Bosco, respondemos integralmente à ação Evangelizadora da Igreja no mundo, oferecendo uma contribuição carismática específica: privilegiando a atenção ao mundo juvenil; a nossa ação pastoral é específicamente pastoral juvenil, com as características próprias do nosso espírito salesiano.

  4. Elementos que nos responsabilizam numa caminhada conjunta: Destinatário prioritário é comum. Missão de Evangelização. Associacionismo. Assessor.

  5. ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO CARISMA SALESIANO PARA A PASTORAL DA JUVENTUDE

  6. - Humanismo otimista. - Visão positiva da vida.

  7. - A acolhida ao progresso. - A postura crítica diante dos MCS.

  8. - A presença salesiana estimuladora e educativa no meio dos jovens. - A descoberta e o investimento nas potencialidades juvenis.

  9. - A acolhida e o relacionamento pessoal do educador-pastor com o destinatário.

  10. - A afetividade marcada pelo carinho, a simplicidade e a praticidade salesianas.

  11. - A espiritualidade do cotidiano, o caráter preventivo do Sistema educativo.

  12. - A diversidade de propostas e estilos de vida em grupo a partir do interesse e necessidade juvenis.

  13. - A organização de ambientes ricos em propostas educativas. - O caráter educativo de um ambiente físico

  14. - A experiência de se trabalhar em equipe (CEP) - e em se planejar a ação pastoral (PEPS)

  15. 7.Contribuir na formação de líderes e assessores, através da nossa experiência e subsídios. 3. Incentivar os jovens de nossas presenças a esta caminhada conjunta. POSTURAS PARA UMA PASTORAL ORGÂNICA 8. Descobrir juntos um consistente, atraente e prático itinerário de educação à fé. 4. Participar do processo de organização da juventude católica de nossa Igreja local. Somos chamados a: 9, Colocar nossos ambientes, materiais e líderes a serviço da pastoral da juventude da Igreja local. 5. Abrirmo-nos mais às classes populares e aos jovens marginalizados. 1. Conhecer e aplicar as diretrizes para uma pastoral juvenil que a Igreja nos propõe. 6. Oferecer nossas idéias, segundo a rica experiência com grupos juvenis(associacionismo) que partem da realidade e do interesse dos jovens, atendem suas necessidades, despertam suas potencialidades e formam lideranças. 10. Favorecer as iniciativas de parceria, no que diz respeito à formação e eventos juvenis. 2. Nos inserir nas iniciativas da pastoral da juventude local estando presentes e contribuindo com a realização e a qualidade das mesmas, segundo nossa Espiritualidade e experiência. 11. Organizar nossos projetos em consonância com a Igreja local evitando assim as programações paralelas.

  16. Subsídio: Princípios Norteadores da AJS Equipe Nacional da AJS Montagem: P. Tarcizio Paulo Odelli Inspetoria Salesiana São Pio X Porto Alegre - RS

More Related