1 / 5

Classicismo

Classicismo. - Período literário que surgiu na época do Renascimento ( Europa séc. XVI ). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.

kenley
Download Presentation

Classicismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Classicismo • - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas. • Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles, a crise religiosa (era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero), as grandes navegações e a invenção da Imprensa, que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos ,proporcionando mais conhecimento para todos.

  2. Características do Classicismo - Racionalismo • Universalismo - Perfeição formal • Presença da mitologia greco-latina • Antropocentrismo

  3. O grande poeta português • Luís Vaz de Camões foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente. • Escreveu poesias (líricas e épicas) e peças teatrais, porém sua obra mais conhecida e consagrada é a epopeia “Os Lusíadas”, considerada uma obra-prima.

  4. A poesia lírica camoniana Amor é fogo que arde sem se ver Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer;

  5. É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

More Related