www nilson pro br
Download
Skip this Video
Download Presentation
nilson.pro.br

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 5

nilson.pro.br - PowerPoint PPT Presentation


  • 63 Views
  • Uploaded on

Revolução Federalista e de 1923. www.nilson.pro.br.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' nilson.pro.br' - kelii


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2

O que foi:A Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos. A República dava seus primeiros passos, dois grupos pleiteavam o poder, o Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos.

slide3
Federalistas: ( maragatos ou gasparitas)
  • resguardavam o sistema parlamentar de governo e exigia a análise das constituições estaduais com o objetivo de as retificar, antevendo a possível concentração política e a fortificação do Brasil como União Federativa.
  • Republicanos: (castilhistas ou pica-paus)
  • era favorável do positivismo – viver a vida baseada nos fatos e na experiência, rejeitando tudo que é nebuloso e sobrenatural -, do presidencialismo e da liberdade de se administrar um estado segundo suas leis.
slide4
17 de junho de 1892- Castilhos foi proclamado governador daquele estado.
  • Os federalistas não aceitaram e reagiram, colocando na rua cerca de seiscentos homens
  • Várias outras batalhas ocorreram, culminando na vitória dos maragatos e no poder absoluto sobre a fronteira.
  • Os maragatos exigiram a destituição de Júlio Castilhos e a consumação de um plebiscito, no qual fosse permitido que o povo indicasse o tipo de governo que almejava.
  • O presidente da república, Marechal Floriano Peixoto, decidiu enviar o exército federal, em defesa de Júlio de Castilhos.
  • Diante da derrota em maio de 1893,os maragatos ganharam o apoio de um contingente de gaúchos e venceram os legalistas na batalha de Cerro do Ouro.
slide5
Clímax do conflito: os maragatos tomaram Santa Catarina e juntaram-se aos insurgentes da Revolta da Armada, que invadiram a cidade de Desterro (atual Florianópolis).
  • Apoderam-se do Paraná e de Curitiba, contudo, depois de tanto tempo de luta, estes se encontram desfalcados, calculam as perdas e ganhos que poderiam advir se continuassem com os ataques e decidem recuar, centralizando as forças na região gaúcha.
  • O conflito se estende até o ano de 1895, quando o novo presidente, Prudente de Moraes, celebra uma conciliação de paz.
  • Júlio de Castilhos retoma o poder perdido – concedido pelo governo -, e o Congresso indulta os co-autores do levante. Assim termina mais um conflito nascido no começo da república.
ad