1 / 21

Uma ameaça a dignidade humana

Uma ameaça a dignidade humana. o que e?. Bullying é uma violência intencional e repetida, física ou mental, praticada por um indivíduo ou grupo, diretamente contra um outro indivíduo, amedrontando e intimidando o mais fraco.

keagan
Download Presentation

Uma ameaça a dignidade humana

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Uma ameaça a dignidade humana

  2. o que e? Bullyingé uma violência intencional e repetida, física ou mental, praticada por um indivíduo ou grupo, diretamente contra um outro indivíduo, amedrontando e intimidando o mais fraco.

  3. A palavra Bullying vem do inglês Bully (valentão)é uma forma de agressão que ocorre nas escolas, caracterizada pelas ações de dominação de um indivíduo agressor (bully) sobre outro (vítima).

  4. Bullyingsão atos repetidos de intimidação. Pode ser físico (com ou sem contato), verbal, emocional, racista ou sexual.

  5. “…os mais fortes utilizam os mais frágeis com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.” (Cartilha do Conselho Nacional de Justiça)

  6. Incidência: Bullyingna escola é muito mais comum do que pensam professores e pais.

  7. Incidência: Bullyingnão é um problema novo, mas a sua extensão só começou a ser pesquisada e divulgada nos últimos anos.

  8. CYBERBULLYING O bullying também ocorre em meios eletrônicos, fenômeno conhecido como cyberbullying. Mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulam por e-mails, sites,

  9. CYBERBULLYING redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara.

  10. Fatores ligados à escola Que merecem mais destaque 1) Pais, alunos e toda a escola devem sempre estar envolvidos na prática da prevenção.

  11. 2) A qualidade da relação professor-aluno, baseada no respeito e confiança mútuos, é importante.

  12. 3) Conhecimentos sobre bullying pelos professores e demais funcionários é indispensável.

  13. O QUE FAZER PARA COMBATER O BULLYING NAS ESCOLAS Implantar política anti-bullying nas escolas, envolvendo professores, funcionários, alunos e pais. - Informar - Sensibilizar - Conscientizar - Mobilizar

  14. O QUE FAZER PARA COMBATER O BULLYING NAS ESCOLAS • A melhor forma de tratar o bullying é evitar que ele ocorra. • Interrompa o bullying antes que ele comece.

  15. O QUE FAZER PARA COMBATER O BULLYING NAS ESCOLAS • Você pode ser uma vitima do bullying.

  16. O QUE FAZER PARA COMBATER O BULLYING NAS ESCOLAS • Não sofra em silêncio. • Não permita que seus anos de escola sejam roubados por um bully. • Fale.

  17. O QUE FAZER PARA COMBATER O BULLYING NAS ESCOLAS • Aquele que sofre em silêncio pode sofrer a vida toda. • O bullying se alimenta do silêncio das vítimas.

  18. A escola, • Os professores • tem um papel fundamental para reduzir o bullying

  19. Coletivamente é dever da escola trabalhar na prevenção dos atos de violência dando o devido foco ao desenvolvimento moral dos seus alunos, em busca da postura ética que se espera deles.

  20. estabelecer regras claras, não fazer vista grossa às piadinhas, identificar quais alunos são alvo e quem lidera as agressões.

  21. “ Façam todo o possível para viver em paz com todos” RoMano -12. 18

More Related