Tica e legisla o trabalhista e empresarial
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 10

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL PowerPoint PPT Presentation


  • 139 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL. CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA ÉTICA. CONCEITO DE ÉTICA. Segundo Maximiano (2002, p.416): “a ética é a disciplina...ideal” .

Download Presentation

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Tica e legisla o trabalhista e empresarial

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL

CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA ÉTICA


Conceito de tica

CONCEITO DE ÉTICA

Segundo Maximiano (2002, p.416): “a ética é a disciplina...ideal”.

De acordo com Nalini (2004, p.26): “ética é o ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado”.


Tica x moral

ÉTICA X MORAL

Ética vem do grego ethos que significa costume, ou seja, ética é a ciência dos costumes, que tem como objeto a moral.

Moral vem do latim mores quem tem o mesmo sentido de costumes, apesar de uma ser considerada uma ciência.


Valores morais

VALORES MORAIS

A grande questão é a seguinte:

Os valores morais de um grupo, de uma organização, enfim, de uma sociedade, devem ser definidos claramente para os indivíduos através de normas de conduta que mostra o que é ser ético para si e para os outros?


Conceito de valor

CONCEITO DE VALOR

Conforme Saldanha (2002, p.5): “valor é o conjunto de qualidades, utilidades, finalidades, propriedades de diferentes ordens como física, funcional, emocional, social, atribuídos a uma realidade, situação ou condição de ordem pessoal ou coletiva”.


Dilemas morais

DILEMAS MORAIS

Segundo Valle (2003, p.19): “os dilemas morais estão relacionados ao cotidiano de cada sociedade, o que nos permite afirmar que um mesmo comportamento pode ser visto por uma sociedade como desprovido de moral, enquanto aos olhos de outra sociedade pode ser considerado moralmente aceito”.

Exemplo: Em alguns países, os homens podem e devem possuir muitas mulheres, não descumprindo nenhuma norma ou regra de conduta. Já no Brasil, o homem só pode se casar com apenas uma mulher, praticando dessa maneira a monogamia.


Princ pios ticos

PRINCÍPIOS ÉTICOS

  • Responsabilidade: o indivíduo deve procurar adotar um critério livre e imparcial na sua vida pessoal e profissional, evitando participar de conflitos de interesses, de discriminação, de situações injustas e desleais.

  • Lealdade: o ser humano necessita utilizar como característica a lealdade em todas as situações pessoais e profissionais, os conflitos, as discussões quem possam interferir no seu comportamento.

  • Respeito às pessoas: a cordialidade, a educação e o bom relacionamento com os outros é ponto primordial para que o indivíduo seja ético.


Moral absoluta

MORAL ABSOLUTA

Afirma Nalini (2004, p. 30): “para a moral absoluta, a pessoa que é dotada de um mínino de consciência é dotado de uma bússola natural que o predispõe ao discernimento do que é certo e errado em termos éticos”.


Tica relativa

ÉTICA RELATIVA

De acordo com Nalini (2004, p.31): “os relativistas entendem não haver sentido falar em valores à margem da subjetividade humana, ou seja, o bom e o mau são palavras cujo conteúdo é condicionado por referenciais de tempo e espaço”.

Exemplo: quando o vendedor faz a oferta de um preço mais baixo, desde que o comprador não exija Nota Fiscal. Quando se acredita que esse comportamento é correto, pois se acredita que existe alguma justificativa, é o enfoque da ética relativa.


Formas fundamentais da tica

FORMAS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA

  • Ética empírica,

  • Ética de bens,

  • Ética formal e

  • Ética valorativa


  • Login