1 / 22

9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni

9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni. FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Toda linguagem tem um objetivo . A linguagem verbal, por sua vez, tem alguns objetivos muito claros e por isso devem ser estudados para que possamos melhor entendê-la e utilizá-la. .

kathy
Download Presentation

9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM ProfªAndréa Fávaro Reis Baroni

  2. FUNÇÕES DA LINGUAGEM Toda linguagem tem um objetivo. A linguagem verbal, por sua vez, tem alguns objetivos muito claros e por isso devem ser estudados para que possamos melhor entendê-la e utilizá-la.

  3. FUNÇÕES DA LINGUAGEM Vejamos primeiramente como funciona o sistema de comunicação, utilizando a linguagem verbal. Aquele que emite a mensagem, codificando-a em palavras chama-se EMISSOR. Quem recebe a mensagem e a decodifica, ou seja, apreende a ideia, é chamado de RECEPTOR.

  4. FUNÇÕES DA LINGUAGEM Aquilo que é comunicado, o conteúdo da comunicação é chamado de MENSAGEM. CÓDIGO é o sistema linguístico escolhido para a transmissão e recepção da mensagem.

  5. FUNÇÕES DA LINGUAGEM REFERENTE, por sua vez, é o contexto em que se encontram o emissor e o receptor. O meio pelo qual esta mensagem é transmitida é nomeado CANAL.

  6. FUNÇÕES DA LINGUAGEM CONTEXTO REMETENTE MENSAGEM DESTINATÁRIO .......................................................................................... CONTATO CÓDIGO

  7. REFERENCIAL EMOTIVA POÉTICA CONATIVA FÁTICA METALINGUÍSTICA

  8. FUNÇÃO REFERENCIAL - CONTEXTO FUNÇÃO EMOTIVA – REMETENTE FUNÇÃO POÉTICA – MENSAGEM FUNÇÃO CONATIVA – DESTINATÁRIO FUNÇÃO FÁTICA – CONTATO ou CANAL FUNÇÃO METALINGUÍSTICA - CÓDIGO

  9. FUNÇÃO EMOTIVA ou EXPRESSIVA Linguagem centralizada no emissor. Tem o papel de exprimir emoções, impressões pessoais a respeito de determinado assunto. Uso da primeira pessoa e de forma bem subjetiva. Presença marcante de figuras de linguagem, mensagens subentendidas, elementos nas entrelinhas. Textos que se utilizam desse tipo de linguagem: cartas, poesias líricas, memórias, biografias.

  10. “Só uma coisa me entristece O beijo de amor que não roubei A jura secreta que não fiz A briga de amor que eu não causei.” ( Abel Silva)

  11. FUNÇÃO REFERENCIAL ou DENOTATIVA Linguagem centralizada na mensagem ( conteúdo ) e receptor. Seu foco é transmitir a mensagem da melhor maneira possível. A linguagem utilizada é objetiva, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adeque a ele. É chamada de denotativa devido à objetividade das informações, à clareza das ideias. Uso da terceira pessoa, o que torna o texto ainda mais impessoal. Textos que fazem uso dessa função: jornalísticos e científicos.

  12. Chuva ácida afeta regiões do mundo “Parte dos 120 mil km cúbicos de chuvas que, em média, a cada ano caem sobre os continentes, já não traz mais a vida, mas a morte lenta e penosa para lagos, florestas, animais e pessoas numa escala sem precedentes, desde que a Segunda Revolução Industrial criou o motor a explosão e com ele libera a cada ano milhares de toneladas de resíduos combustíveis fósseis na atmosfera da Terra.” (Folha de S. Paulo)

  13. FUNÇÃO APELATIVA OU CONATIVA Linguagem centralizada no receptor, procura influenciá-lo em seus pensamentos ou ações. Serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a respeito do que se diz. Uso da segunda pessoa, dos vocativos e dos imperativos. Textos que fazem uso dessa função: propagandas ou outros textos publicitários, e também campanhas sociais, com o objetivo de comover o leitor.

  14. FUNÇÃO FÁTICA Centraliza-se no canal. Tem o objetivo de estabelecer um contato ou comunicação, não necessariamente com uma carga semântica aparente. Utilizada em saudações, cumprimentos do dia a dia, expressões idiomáticas, marcas orais, etc.

  15. _ Olá! Tudo bom? _ Tudo bom. E você? _ Você está bem mesmo? _ Estou. Por quê? _ Só queria saber...

  16. FUNÇÃO POÉTICA Uso de linguagem figurada, metáforas e demais figuras de linguagem, rima, métrica, etc. Semelhante à linguagem emotiva, sendo que não necessariamente revela sentimentos ou impressões a respeito do mundo. Textos que fazem uso dessa função: poesias, músicas e algumas obras literárias.

  17. “Amor é fogo que arde sem se ver;É ferida que dói e não se sente;É um contentamento descontente;É dor que desatina sem doer.É um não querer mais que bem querer;É um andar solitário entre a gente;É nunca contentar-se de contente;É um cuidar que se ganha em se perder.É querer estar preso por vontadeÉ servir a quem vence o vencedor,É ter com quem nos mata lealdade.Mas como causar pode seu favorNos corações humanos amizade;Se tão contrário a si é o mesmo amor?” (Luís de Camões)

  18. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA Presente principalmente em dicionários.Caracteriza-se por trazer consigo uma explicação da própria língua. Textos que fazem uso dessa função: verbetes, poesias, obras literárias, etc.

  19. “Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira.” (Carlos Drummond de Andrade)

More Related