Psicologia aplicada
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 13

PSICOLOGIA APLICADA PowerPoint PPT Presentation


  • 97 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

PSICOLOGIA APLICADA. 3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa .: Janine Lopes. Origem da psicologia organizacional e do trabalho no Brasil. No Brasil, o desenvolvimento do campo da POT acompanha paralelamente as ocorrências mundiais relativas à área.

Download Presentation

PSICOLOGIA APLICADA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Psicologia aplicada

PSICOLOGIA APLICADA

3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Profa.: Janine Lopes


Psicologia aplicada

Origem da psicologia organizacional e do trabalho no Brasil


Psicologia aplicada

No Brasil, o desenvolvimento do campo da POT acompanha paralelamente as ocorrências mundiais relativas à área.


Psicologia aplicada

  • Quando a Psicologia foi reconhecida como profissão no Brasil na década de 1960 o campo da Psicologia aplicada ao trabalho já estava definido.


Psicologia aplicada

  • Contudo, ao longo de mais de meio século, as atividades realizadas pelos psicólogos em organizações de trabalho têm sido precariamente consolidadas.


Psicologia aplicada

  • Ao examinar as atividades potenciais (aquelas que vão além do escopo das atividades tradicionais), o cenário é incipiente.


Psicologia aplicada

O psicólogo ainda é visto como o profissional restrito à seleção de pessoal ou, quando muito ao treinamento e avaliação de desempenho.


Psicologia aplicada

  • Alguns movimentos têm tentado modificar este lugar do psicólogo nas organizações e estão reconfigurando a prática profissional do psicólogo organizacional e do trabalho no Brasil.


1 movimento

1º MOVIMENTO:

  • Ocorre no interior das práticas tradicionais e que constituem o número central de representações do que significa ser psicólogo organizacional, influenciadas pelo desenvolvimento científico e pelas transformações nos contextos de trabalho.


2 movimento

2º MOVIMENTO:

  • Caracteriza-se como um alargamento do cargo, ou seja, a inserção do psicólogo em equipes multidisciplinares de recursos humanos conduziu a que novas atividades, até então desempenhadas por outros profissionais, também fossem incorporadas ao leque de competências do psicólogo.


3 movimento

3º movimento:

  • Destaca transições que estão configurando uma intervenção do psicólogo em âmbitos mais complexos da própria organização. O psicólogo passou a contribuir para as decisões em nível estratégico. Também no segmento interno das organizações, os psicólogos têm analisado as implicações da construção psicossocial em suas influências sobre a saúde do trabalhador.


Psicologia aplicada

  • Analisando essa rápida retrospectiva histórica de constituição do campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, fica evidente que ele se desenvolveu buscando dar respostas a desafios específicos postos pelos contextos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos que marcaram o século XX.


Refer ncias

REFERÊNCIAS:

  • BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. Psicologia do Comportamento Organizacional. 4ª ed.São Paulo: Editora Atlas, 2008. ISBN: 978-85-224-4163-1

  • RIBEIRO, Marcelo Ribeiro. Psicologia e gestão de pessoas. 1ª ed. – São Paulo: Vetor, 2009.


  • Login