1 / 17

Sismos em Tavira

Sismos em Tavira. Trabalho realizado por: -Daniel António nº 5 -Miguel Ferreira nº 17 -Renato Guerreiro nº18 -Sophia Kinik nº21. 2010/ 2011. Introdução:. No âmbito da disciplina de Ciências Naturais foi-nos proposto um trabalho sobre a sismologia em Tavira.

karma
Download Presentation

Sismos em Tavira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sismos em Tavira Trabalho realizado por: -Daniel António nº 5 -Miguel Ferreira nº 17 -Renato Guerreiro nº18 -Sophia Kinik nº21 2010/ 2011

  2. Introdução: No âmbito da disciplina de Ciências Naturais foi-nos proposto um trabalho sobre a sismologia em Tavira. Iremos explicar a razão para a ocorrência destes abalos em Tavira, e também os danos por eles provocados.

  3. Alguns dos maiores sismos sentidos em Tavira: - 6 de Março de 1719 - 27 de Dezembro de 1722 - 1 de Novembro de 1755 - 28 de Fevereiro de 1969

  4. 1719 Em 6 de Março de 1719, verificou-se o primeiro dos grandes abalos ocorridos em Tavira. Os estragos não foram consideráveis mas ainda foram suficientes para arruinar bastantes edifícios.

  5. 1722 No que se refere à cidade de Tavira parece que o sismo de 1722 terá causado maiores estragos que o de 1755.

  6. Diz-se que no rio de Tavira se afastaram as águas, de tal forma que uma caravela que ia saindo barra fora, ficou em seco durante muito tempo, dando lugar a que a tripulação saísse para terra a pé enxuto

  7. No Convento de São Francisco as paredes tremeram de tal maneira que os frades que estavam no refeitório a tomar a ceia, ficaram muito assustados.

  8. Aqui temos um pequeno excerto do relato deste abalo de terra , escrito por Frei Jerónimo:

  9. … Entre os muitos e grandes terramotos que experimentaram estes Reinos (…). É digno de memória o que sucedeu na cidade de Tavira no ano de 1722. (…)

  10. … Acabadas as preces, tomou a comunidade sua disciplina em que os golpes suavam mais que as vozes e o sangue se confundia com as lágrimas. (…) … Foi-se sossegando o povo, ainda que magoado com a perda que muitos experimentaram em suas casas e famílias….”

  11. 1755 No dia 1 de Novembro verificou-se o 3º terramoto do séc. A sua elevada magnitude (8,75 na escala de Richter) foi das maiores registadas a nível mundial. Na cidade de Tavira registaram-se muitos estragos. na freguesia de Santiago ficaram arruinados alguns conventos e muitas casas particulares, especialmente as situadas junto ao Rio.

  12. -O convento de S. Francisco ficou ruinoso. -O hospital que estava acabando de reedificar, ficou arrasado. -Da igreja Matriz em Santa Maria, apenas ficou intacta a Capela-mór.

  13. 1969. O último grande sismo de Portugal ocorreu a 28 de Fevereiro de 1969, que registou, 7,9 na escala de Richter sentiu-se por todo o país. Mas os maiores danos foram nos concelhos de Lagos Aljezur e Vila do Bispo no Algarve. Quem sentiu, lembra-se muito bem do que aconteceu. Foi o maior dos últimos tempos em Portugal. 7,9 na escala de Richter, quase tão forte, como o de 1755. Sente-se mais no sul do país .  Uma pessoa morreu. Várias ficaram feridas e mais ainda desalojadas.

  14. Conclusão Devido a várias pesquisas, concluímos que para encontrar a fonte destes sismos devemos procurar no mar uma falha com um comprimento de 200 km. Concluímos também que estes sismos arruinaram muitas casas, igrejas e conventos em Tavira. Acabaram também com a vida de alguns tavirenses e levaram ao grave ferimento destes.

  15. http://www-ext.lnec.pt/LNEC/DE/NESDE/divulgacao/tectonica.htmlhttp://www-ext.lnec.pt/LNEC/DE/NESDE/divulgacao/tectonica.html

More Related