1 / 9

TEORIAS DA DEMOCRACIA

TEORIAS DA DEMOCRACIA.

karim
Download Presentation

TEORIAS DA DEMOCRACIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TEORIAS DA DEMOCRACIA • Teoria Clássica: trasmitida como teoría aristotélica, de las tres formas de gobierno, según la cual la democracia, como gobierno del pueblo, de todos los ciudadanos o bien de todos aquellos que gozan de los derechos de ciudadanía, es distinguida de la monarquía, como gobierno de uno solo, y de la aristocracia, como gobierno de pocos; • Teoria Medieval: de derivación romana, de la soberanía popular, en base a la cual se contrapone una concepción ascendente a una concepción descendente de la soberanía según que el poder supremo derive del pueblo y sea representativo o derive del príncipe y sea trasmitido por delegación del superior al inferior;

  2. Teoria Moderna: De las tres formas de gobierno descritas por Montesquieu: república, monarquía, despotismo; la forma de gobierno republicana comprende tanto a la república democrática como a la aristocrática, las que casi siempre son tratadas separadamente. Línea de desarrollo de la democracia : • gradual ampliación del derecho al voto • multiplicación de los órganos representativos

  3. JOSEPH SCHUMPETER – IDÉIAS GERAIS Biografia: * 08/02/1883 + 08/01/1950 Importante economista do século XX Professor da universidade de Harvard

  4. Schumpeter e a Democracia: • Um dos principais expoentes da Teoria Democrática Contemporânea • Defendia um modelo elitista/pluralista da democracia (Sociedade de Mercado) • Entendia que a vontade do povo (o bem comum) não existe • Democracia para Schumpeter é eleger e autorizar governos • Defensor da Teoria Elitista da Democracia: sistema de competição entre elites que disputam o voto popular com o objetivo de exercer o poder.

  5. - voto do povo = elites x elites Segundo do Schumpeter há pouco espaço para a participação democrática e o desenvolvimento coletivo. O autor entende a democracia como um conceito restrito Democracia como meio de escolher pessoas encarregadas da tomada de decisões e de colocar alguns limites a seus excessos Defendia o elitismo competitivo Segundo Schumpeter a participação excessiva da “demos” é perigosa Democracia como método político: uma estrutura institucional para chegar a decisões políticas Democracia é uma estrutura institucional para geral e legitimar a liderança Rejeição explícita da “doutrina clássica da democracia”.

  6. - Democracia como método de seleção de líderes por parte de um conjunto de cidadãos desinformados, desinteressados, alienados e apáticos Democracia como simples voto individual e da escolha não refletida Democracia como mero procedimento Schumpeter e a concepção “povo”: O “povo” não é nada além de “produtos de governos”, um mecanismo para selecionar “os homens capazes de tomar decisões” o papel do eleitor e confinado a aceitar ou recusar um “patrão”ou outro. Schumpeter e a crítica a democracia clássica: - A democracia direta não é possível por que nem todos na sociedade estão no mesmo estágio de desenvolvimento cultural.

  7. -Schumpeter critica as teorias clássica e liberal da democracia pelo seu idealismo e utopismo A democracia é apenas um procedimento eleitoral importa saber como as democracias funcionam e não como elas devem ser (Democracia é um método político – um tipo de arranjo institucional para se chegar a decisões políticas. Sua decisão é processual Quanto a participação ela fica restrita e o sufrágio não precisa ser universal ele deve ser suficiente para manter a máquina eleitoral Assim existe os líderes e os seguidores, os que não estão interessados, e os que estão mal informados. os objetivos da sociedade devem ser formulados por líderes, por uma elite que seja politicamente atuante, que possa devotar-se ao estudo dos problemas sociais relevantes e seja capaz de compreendê-los.

  8. Os eleitores não decidem nada, apenas escolhem as decisões devem ser tomadas por especialistas, pois a maior parte dos dos cidadãos são desinformados e desinteressados e até mesmo mal informados e irracionais, com pouca tolerância pelas opiniões políticas rivais. Schumpeter entende que o método democrático é aquele acordo institucional para se chegar a decisões políticas em que os indivíduos adquirem o poder de decisões através de uma luta competitiva pelos votos da população. Democracia nada mais é do que a seleção de líderes Segundo Schumpeter há democracia onde há diversos grupos que competem entre sí pela conquista do poder,mediante uma luta que tem por objeto o voto popular.

  9. JOSEPH SCHUMPETER: CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA Capítulo 21: a Doutrina Clássica da Democracia I. O bem comum e a vontade do povo

More Related