1 / 10

O IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE: BIZÂNCIO

O IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE: BIZÂNCIO. O declínio e a divisão do Império Romano, Conflitos administrativos, militares, políticos e culturais (luta entre os generais romanos, adesão ao Cristianismo, invasões);

karena
Download Presentation

O IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE: BIZÂNCIO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE: BIZÂNCIO O declínio e a divisão do Império Romano, Conflitos administrativos, militares, políticos e culturais (luta entre os generais romanos, adesão ao Cristianismo, invasões); Constantino transfere a capital do Império para Bizâncio, reconstruindo-a e rebatizando com o nome de Constantinopla; Teodósio dividiu o Império entre seus filhos. O líder germano Odoacro ocupa Roma em 476. Arcádio mantém o domínio de Constantinopla, que sobrevive até a ocupação turca, em 1453.

  2. O Cristianismo e a política imperial • A adoção do Cristianismo serviu para criar um sentimento de união entre os grupos que lá viviam; • Justiniano implanta o Cesaropapismo; • Símbolos cristãos são instalados no Império, implantando uma arquitetura que usou da religião para os interesses políticos; • Os imperadores enviavam monges e missionários para converter os povos de diversas localidades, como os Eslavos que foram influenciados pó Cirilo e Metódio, no século IX. Para tanto eles desenvolveram um alfabeto para transmitir seus ensinamentos – a escrita Cirílica; • Também criaram mosteiros, onde os monges aprendiam e pregavam o ideal de humildade e penitencia.

  3. A Cultura Bizantina • A arquitetura de Constantinopla, que além de capital tornou-se grande centro comercial do Oriente, seguiu o modelo romano; • Os mosaicos são um tipo de arte que combina pedras coloridas formando desenhos; • Os desenhos das igrejas bizantinas reforçavam a aliança de imperadores e altos funcionários do governo com Jesus, Maria e os Santos, dando um significado especial aos políticos, como pessoas escolhidas por Deus para governar; • Mas a partir do século VII, o imperador Leão III, iniciou no Império o movimento iconoclasta, que lutava contra o culto de imagens. A representando personagens bíblicos. A aproximação dos cristãos do Oriente com os muçulmanos consolidou esse movimento. Difundiu-se até mesmo a idéia de que as derrotas nas guerras estavam relacionadas a ira divina, em virtude da idolatria. No Sínodo de Hieria (reunião dos bispos da igreja cristã ortodoxa), estabeleceu-se a proibição do culto às imagens; • Somente em 843, Teodora suspendeu a iconoclastia, restabelecendo a liberdade de culto às imagens.

  4. O Cisma e a criação da Igreja Ortodoxa Grega • Em 1054, movido por interesses políticos, o imperador bizantino rompeu com a igreja católica apostólica romana, com o objetivo de não permitir que o papa interferisse nas decisões de caráter religioso que serviam a interesse políticos dentro do Império Bizantino. Criou-se assim o Cisma do Oriente, fazendo surgir a Igreja Cristã Ortodoxa Grega, que passou a ser comandada pelos patriarcas, mas sob a autoridade do imperador bizantino.

  5. A conquista do Império Romano do Oriente • Vários grupos inimigos dos bizantinos, tentaram em vão dominar as terras do império. Porém, somente em 1453 esse feito foi alcançado, quando os Turcos-Otomanos conquistaram Constantinopla e passara a chama-la Istambul, que se tornou a capital do Império Turco.

More Related